Liderança

3 dicas de gestão de tempo para corretores autônomos

3 dicas de gestão de tempo para corretores autônomos

Entre o tempo gasto realizando visitas com os clientes, fazendo seleções de imóveis e angariando novas oportunidades de negócio, o corretor ainda precisa planejar seus próximos passos, direcionar sua carreira, aperfeiçoar suas habilidades e lidar com as adversidades do dia a dia. Em outras palavras: o ponteiro do relógio parece correr para os profissionais da área, não é mesmo? Nada melhor, então, que realizar a gestão de tempo da maneira mais proveitosa possível.

Já adiantando, a gestão de tempo pode ser entendida como uma série de atitudes e ações que facilitam a administração das horas de trabalho no dia a dia, aumentando a produtividade e reduzindo a procrastinação. Deixar para depois? Nada disso! Por isso é que resolvemos separar no post de hoje algumas práticas para o corretor autônomo fazer uma gestão de tempo de qualidade. Quer otimizar o tempo trabalhado? Fique atento:

Defina seus objetivos

O cotidiano de um corretor costuma ser bastante movimentado. E nessa rotina acelerada, muitas prioridades acabam sendo deixadas de lado em troca da conclusão de atividades que poderiam facilmente esperar mais um pouco. Com isso, a maior parte do seu precioso tempo é inevitavelmente desperdiçado com fatores não tão importantes assim. Para resolver esse impasse, sente com papel e caneta à mão e defina quais são suas metas e seus objetivos principais, a fim de direcionar a maior parte de seus esforços nesse rumo. Mas como a profissão demanda uma abrangência de vários aspectos, não se esqueça de reservar tempo para tudo!

Providencie uma checklist

Uma das ferramentas mais simples e eficazes para a gestão de tempo é a checklist. Em menos de 15 minutinhos, logo no início do dia, já é possível definir quais são as tarefas mais importantes para a data e se apoiar nessa lista para realizar suas ações. Assim fica mais difícil perder o foco. Use canetas de cores diferentes para definir prioridades dentro de uma checklist a fim de ser ainda mais específico. Você pode escrever de vermelho o que é urgente, de amarelo o que é importante e de verde aquelas tarefas que, se preciso, até podem esperar um pouco mais.

Adote um software

A tecnologia avança a cada dia mais por um simples motivo: ela efetivamente facilita a vida das pessoas. No caso dos corretores autônomos, essa ajuda cai muito bem para melhorar a gestão do tempo. Com esse fim, existem muitos softwares. Vão dos básicos, como o Excel, que são excelentes para digitalizar ordenadamente seus compromissos e suas negociações por meio de tabelas, até os mais avançados, como o CRM imobiliário.

O Customer Relationship Management é uma solução especialmente interessante, já que, na corretagem, o relacionamento com o cliente é a base de tudo. A função dessa ferramenta é não só ajudar a organizar informações sobre cada um de seus clientes, mas cruzar esses dados de forma automatizada e precisa. O resultado vai desde um aviso do sistema sobre o aniversário de um cliente (para que você ligue parabenizando) até a sugestão de novas oportunidades de negócios pela interpretação dos dados fornecidos. Se o cliente A procura por uma casa na região norte e o cliente B está vendendo um imóvel nessa área, o sistema avisa. Já imaginou quanto tempo você poderá economizar com essa mãozinha? Então aproveite para conhecer o inGaia Imob!

Como nunca é demais lembrar, aqui vai a conclusão com chave de ouro: a organização é a base de tudo. Com o passar do tempo e a rotina pesada, esse aspecto pode ficar comprometido, o que faz com que muito tempo seja desperdiçado. Para virar esse jogo, organize-se da melhor maneira possível, fazendo uma gestão do tempo que impulsione seu negócio. Coloque em prática as dicas que passamos aqui e comece a render muito mais!

Pronto para encarar essa missão? Só não se esqueça de voltar aqui para nos contar como foi a experiência, ok? E se quiser receber mais conteúdos como este, assine agora mesmo a nossa newsletter!

publicidade
Corretor de imóveis, tenha uma plataforma completa para seu sucesso.
Artigos relacionados
Compartilhe