Financeiro

4 desafios da gestão financeira de uma imobiliária

4 desafios da gestão financeira de uma imobiliária

Fluxo de caixa, Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE), margem de lucro, volume de vendas: todos esses são termos bem comuns da gestão financeira. Mas e no caso de uma imobiliária? Também! Se tudo está indo bem com essa gestão, significa que o negócio está saudável e com chances de crescimento. O detalhe é que nem sempre é tão fácil assim, com alguns desafios aparecendo pelo meio do caminho. A boa notícia é que é mais que possível contorná-los! Quer saber como? Basta continuar lendo!

Conseguir prever a entrada de receitas

Como o mercado imobiliário é bastante volátil, acaba sendo difícil ter respostas definitivas sobre os resultados de vendas e o desempenho geral da imobiliária. E o grande problema dessa dificuldade em prever a entrada de receitas é que o planejamento orçamentário em si fica mais difícil.

Se a imobiliária não consegue ter certeza sobre quanto receberá em determinado mês, é mais difícil ainda saber se haverá recurso para investir ou se os custos fixos serão devidamente cobertos.

Para contornar esse desafio, é importante manter um bom capital de giro corretamente dimensionado, além de usar a informação a seu favor. Por mais que se trate de um cenário imprevisível, com uma grande quantidade de dados, é possível sim encontrar relações que aumentem a precisão das previsões de receitas.

Acompanhar e gerenciar a inadimplência

Parte da dificuldade em prever as receitas está relacionada justamente inadimplência. Mesmo quando o mercado está aquecido, clientes que não pagam em dia podem ser responsáveis pela imobiliária ter que encarar algumas dificuldades.

É preciso, portanto, vencer o desafio de monitoramento da inadimplência e começar a controlar os pagamentos dos clientes. Se a imobiliária conta com diversos contratos de locação, por exemplo, o ideal é conhecer o prazo de cada um e identificar quando eles são (ou não) pagos. Alguns sistemas como o inGaia Locação podem te ajudar nessa tarefa.

A partir dessa identificação, torna-se possível agir a respeito dos clientes mais problemáticos, a fim de garantir uma melhor previsibilidade das receitas da imobiliária. Pronto para lidar com essa dor de cabeça?

Separar finanças pessoais das empresariais

Especialmente em imobiliárias menores ou que estejam apenas começando, tende a haver uma grande dificuldade em manter as finanças pessoas separadas das finanças empresariais. Assim, não é nada raro ver gestores pagando contas de casa com o dinheiro da empresa e vice-versa.

Esse fato pode prejudicar não apenas a análise de resultados da imobiliária, mas também colocar em risco a lucratividade e a quantidade de recursos disponíveis. Para evitar que isso aconteça, o ideal é criar uma estrutura de gestão completamente independente, garantindo exclusividade às finanças corporativas.

Avaliar corretamente investimentos distintos

Uma imobiliária precisa fazer investimentos constantes, que vão desde o treinamento de seus corretores até a aquisição de soluções tecnológicas — como um bom software de gestão. Porém, um grande desafio da gestão financeira é identificar qual investimento é mais adequado para cada momento.

O melhor jeito de encontrar uma resposta para esse dilema é calculando o retorno sobre o investimento de cada opção. Aí é simples: as que tiverem uma métrica mais elevada são as mais indicadas.

Nesse sentido, normalmente vale mais a pena primeiramente adquirir um software de gestão financeira, como o inGaia Locação, para só depois, fazer uma reforma no negócio. O ideal é analisar cada possibilidade de investimento, fazendo cálculos de retorno para evitar uma alocação inadequada de recursos.

Os desafios da gestão financeira de uma imobiliária são parte da rotina do negócio, mas podem ser contornados com planejamento e atuação assertiva. Assim vai ficar mais fácil garantir que o negócio seja lucrativo e que possa crescer adequadamente.

Quer receber nossas atualizações diretamente no seu e-mail? Então assine já a nossa newsletter!

publicidade
Black Friday inGaia - R$ 1000,00 de desconto para ter o sistema imobiliário mais completo do mercado
Artigos relacionados
Compartilhe