Marketing

4 dicas para produzir um blog imobiliário de qualidade

4 dicas para produzir um blog imobiliário de qualidade

A produção de um blog imobiliário de qualidade pode auxiliar sua empresa na conquista de potenciais clientes, na fidelização dos atuais e no contato direto com os internautas.

Neste artigo, você entenderá que perfil de visitante é impactado pelos diários virtuais e como esse tipo de mídia atrai as pessoas. Além disso, preparamos dicas sobre 4 temas para guiá-lo:

  • ​como o marketing de conteúdo pode ser útil;
  • a importância do SEO;
  • como procurar por temas relevantes para o usuário;
  • o impacto do design.

Vamos lá?

Como funciona um blog imobiliário?

Tipo de visitante impactado

Um blog de qualidade atrai pessoas interessadas em conteúdos relevantes, que vão ajudá-las a identificar e resolver seus problemas, facilitando suas vidas quando mais precisarem.

Com a popularização dos meios tecnológicos e da internet, a maioria da população está conectada. Isso garante que um bom material possua grandes chances de ser aberto pelo seu público.

Atração de pessoas

Os blogs podem atrair visitantes de diversas formas. Uma delas é pela pesquisa em buscadores como o Google. Os motores de busca classificam os sites de acordo com a palavra-chave procurada pelo usuário, qualidade e relevância da página de destino.

Outra forma pela qual um diário eletrônico consegue captar atenção é a divulgação em redes sociais. Internautas que curtem a página se sentem interessados por aquilo que foi preparado.

Ainda existem mais estratégias que podem fazer com que o blog de sua marca receba visitantes, como o e-mail marketing, links em outras páginas e entradas diretas.

Como produzir conteúdo de qualidade?

1. Utilize o marketing de conteúdo

Essa área do marketing permite formas de se conectar com o público-alvo. Isso acontece com a criação de conteúdos que sejam de relevância e valor para as pessoas, assim os internautas criam uma imagem positiva da sua marca e fazem mais negócios.

Utilize a regra do 80/20. 80% do conteúdo preparado será do interesse dos visitantes e 20% do total de postagens deve estar relacionado à sua empresa. Veja algumas maneiras de produzir materiais interessantes para o seu público-alvo:

Clientes satisfeitos

Mostre como os atuais clientes estão contentes com o serviço prestado. Tente, porém, incentivar depoimentos naturais e voluntários, pedindo para que o próprio público envie vídeos demonstrando sua satisfação.

Dados sobre o mercado imobiliário

Auxilie seus seguidores com informações pertinentes ao mercado mobiliário. Descreva quais são as mudanças que têm acontecido e como elas impactam a vida dos interessados, seja para comprar ou alugar um imóvel.

Informações úteis para os clientes

Além das informações sobre o mercado, pense em publicações que auxiliem o dia a dia do seu público-alvo. Algumas sugestões são: “como manter uma casa alugada” ou “(X) passos para conseguir o investimento necessário e dar entrada em um imóvel”.

Vídeos

No Facebook, o alcance de vídeos é quase duas vezes maior do que o de postagens comuns. Você pode utilizar alguns dos tópicos acima. Caso ainda tenha dúvidas sobre quais temas deve abordar, pergunte aos seus clientes.

2. Invista no SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que visa otimizar páginas de internet para os mecanismos de busca. As estratégias são divididas em dois grupos: on-page (feito nas páginas) e off-page (feito fora do site).

No primeiro grupo, você pode:

  • escolher palavras-chave interessantes para a sua persona;
  • inserir os termos nos títulos mais importantes da página;
  • otimizar imagens (utilização texto alternativo e descrições);
  • deixar seu site responsivo (páginas que conseguem se adaptar a qualquer tela, mesmo as de dispositivos móveis);
  • otimizar a meta description de cada página;
  • deixar as postagens com URLs amigáveis;
  • melhorar a experiência do usuário.

A ação fora da página (ou off-page) mais importante é conseguir links de sites importantes que tratam do mercado imobiliário. Para isso, tente:

  • escrever e chamar redatores de sites parceiros de qualidade;
  • fazer comentários relevantes em blogs;
  • entrar em fóruns relacionados ao setor imobiliário. Auxilie os participantes, incluindo links para o blog quando for pertinente;
  • responder as dúvidas do Yahoo Respostas;
  • divulgar o conteúdo em redes sociais.

Por fim, certifique-se de inserir corretamente o endereço do estabelecimento nas páginas. Se possível, inclua um mapa do Google Maps. Além disso, adicione seus dados no Google Meu Negócio, para que os usuários possam encontrar a empresa nas buscas.

3. Descubra quais são os temas relevantes para seu público-alvo

Podemos dizer que o marketing de conteúdo e o SEO só serão efetivos se contarem com um planejamento. Como já foi visto, produzir material de qualidade é importante. Para fazer isso, porém, é preciso entender quais são as pautas importantes para o seu cliente ideal. Portanto:

Para ajudá-lo a conhecer seu público, veja alguns dados sobre o mercado imobiliário em 2015:

  • 88% dos aluguéis pertenciam às classes B e C;
  • os valores dos imóveis preferidos estavam entre mil e 2 mil reais;
  • os moradores procuram por casas mais próximas de seu trabalho;
  • o tamanho favorito da casa muda de acordo com a região analisada.

4. Acerte no design

Após conseguir atrair um internauta, ainda será preciso convencê-lo a continuar a visita. Antes mesmo que ele comece a ler o texto, terá uma primeira impressão quando vir a qualidade gráfica do blog. Portanto, dê motivos para que ele permaneça no site.

Veja algumas dicas para formular o design do seu diário virtual:

  • caso seja um template, procure por aqueles que sejam customizáveis;
  • esforce-se para manter o blog responsivo;
  • faça uma adequação ao ramo imobiliário;
  • escolha tonalidades que facilitem a leitura e combinem com as cores da empresa;
  • deixe na página apenas as informações necessárias. Assim, seu blog ficará com um aspecto mais limpo e o usuário encontrará as informações de forma fácil.

O público está em busca de informações. Nesse sentido, uma forma de atraí-lo é criar materiais relevantes para ele. No mercado imobiliário, muitas são as oportunidades com blogs para conquistar usuários, transformá-los em clientes e fidelizá-los.

Agora que você aprendeu com as nossas 4 dicas sobre como produzir um blog imobiliário de qualidade, aproveite para conhecer o inGaia Imob e, além de ter o melhor CRM do mercado imobiliário com gestão de clientes e imóveis, tenha um site especializado para corretores e imobiliárias totalmente customizável para atrair cada vez mais clientes a impulsionar as suas vendas.

Gostou de saber mais sobre o funcionamento de um blog imobiliário? Que tal descobrir, agora, quais são os 8 erros que o Google não perdoa no seu site?

publicidade
Black Friday inGaia - R$ 1000,00 de desconto para ter o sistema imobiliário mais completo do mercado
Artigos relacionados
Compartilhe