Locação

4 dicas para valorizar o imóvel antes de colocar para alugar

4 dicas para valorizar o imóvel antes de colocar para alugar

Receber renda passiva por meio da locação de imóveis é uma forma bem interessante de ganhar um dinheirinho extra no final do mês, não acha? O detalhe é que, para conseguir alugar por um bom valor, deve haver um esforço por parte do proprietário, tomando atitudes para valorizar o imóvel.

O lado bom dessa história é que é possível conseguir isso com pouquíssimos recursos, desde que as escolhas mais adequadas em termos de decoração e reparos sejam feitas. Quer saber como? Confira nosso post e conheça algumas dicas para deixar seu imóvel mais atraente para os locatários!

1. Invista em um piso de qualidade

Um dos passos mais importantes para valorizar o imóvel antes de colocá-lo para alugar é mudar ou ao menos consertar o piso da propriedade. Na maioria dos casos, o material mais indicado (e desejado) é a madeira. Mas como ela pode ter um custo um pouco mais elevado, vale conhecer outras alternativas disponíveis no mercado que imitam seu aspecto.

Uma delas é o piso laminado, popularmente chamado de carpete de madeira. Esse material é bem barato e sua manutenção é simples. Os vinílicos também têm um bom custo-benefício, são bonitos, fáceis de limpar e bastante silenciosos. Outra opção é o porcelanato, um piso frio de excelente durabilidade. De toda forma, já adiantamos que os mais claros podem aumentar a sensação de amplitude, caindo especialmente bem em unidades com uma metragem mais discreta.

2. Renove a pintura dos ambientes

Renovar a pintura é uma ação que custa relativamente pouco e faz uma grande diferença para a valorização do imóvel. É preciso ter em mente que dificilmente um cliente em potencial vai se interessar por uma propriedade com as paredes descascando. Pode ser também que um possível cliente tenha dificuldades em se imaginar morando entre paredes com tons completamente desatualizados.

O ideal, nesse caso, é investir em demãos de tinta! Recomende a seu cliente que aproveite para apostar em nuances mais neutras e discretas, que tendem a agradar a maioria das pessoas. O branco, por exemplo, é sempre uma escolha segura, que dá sensação de limpeza e cuidado. Tons muito quentes e chamativos, como vermelho, amarelo ou laranja, devem ser evitados, pois têm um grande potencial de causar rejeição nos interessados.

3. Aposte em móveis planejados

O investimento em móveis planejados e embutidos é um grande diferencial que ajuda a valorizar os imóveis, certamente os tornando mais atraentes para os inquilinos em potencial. Se a unidade em questão já possui mobílias do gênero, aconselhe seu cliente a mantê-las nas melhores condições, restaurando pequenos danos ou arranhões antes de colocar a propriedade para alugar.

Se seu cliente dispõe de algum recurso em caixa e ainda não havia pensado nessa hipótese, pode ser uma boa ideia convencê-lo a rever suas prioridades. Diga a ele que esse tipo de instalação possui grande influência na decisão positiva da locação de uma propriedade e ressalte essa vantagem na hora da negociação.

4. Acerte no tipo de iluminação

Uma iluminação ruim pode comprometer completamente o aspecto de uma casa ou de um apartamento. Por outro lado, boas escolhas na luminosidade podem realçar os pontos positivos do imóvel, dando um ar inteiramente novo e interessante para qualquer unidade.

Os quartos, por exemplo, casam bem com luminárias que abafam um pouco a luz e trazem uma sensação de aconchego. Cozinhas, por sua vez, merecem luminárias fluorescentes, que garantem uma claridade maior para facilitar as tarefas desenvolvidas ali. Já os spots são as melhores escolhas para salas de estar.

Sabia de tudo isso? Já aconselhou seus clientes a esse respeito antes? Conhece outras ações para valorizar imóvel antes de colocá-lo para alugar? Comente aqui e nos conte! E não deixe de conferir também outro post do nosso blog que mostra 4 cuidados para trabalhar a locação de imóvel mobiliado!

Aproveite também para conhecer o nosso software de gestão de contratos de locação, onde você pode controlar melhor as suas finanças, fazer vistorias online e também gerir contratos de vendas, além de vários outros benefícios. Ganhe mais produtividade com o inGaia Locação.

publicidade
Administração de Locações e Financeiro Completo - inGaia Locação
Artigos relacionados
Compartilhe