Marketing

4 dicas que os corretores de imóveis devem seguir no planejamento de marketing

4 dicas que os corretores de imóveis devem seguir no planejamento de marketing

Como diz o ditado: “Na falta de plano, está planejado falhar”. Muitos corretores iniciam sua carreira com a ideia de se tornarem bem sucedidos, mas logo descobrem que não fazem ideia de como criar uma carteira de clientes. Até mesmo alguns corretores experientes sofrem com isso, ou porque não sabem o que almejam, ou porque estão enraizados no que sempre fizeram. A melhor forma para fugir deste cenário é que os corretores de imóveis saibam construir um planejamento de marketing.

Então, o que deve ser incluído neste planejamento? Isto pode variar por conta de diversos fatores. Porém, existem dicas que se encaixam em qualquer planejamento de marketing, por mais singular que seja a situação.

Análise situacional
Existem diversos fatores que irão influenciar o que irá ou não funcionar para o seu negócio. Alguns fatores são externos, como as condições do mercado ou a competição que existe na sua região de atuação. Outros fatores são internos, como a sua experiência e sua personalidade.

Quando você adquire uma visão destas situações, você se torna capaz de planejar adequadamente. Este é o momento de fazer uma análise situacional, ou uma análise SWOT, como é chamada em Marketing. Nela, são considerados os fatores externos (oportunidades e ameaçar) e internos (forças e fraquezas) de forma positiva e negativa. Ao listar todos os fatores, sua meta será maximar os pontos positivos e equilibrar os negativos.

Objetivos específicos
Alcançar novos clientes e fechar mais negócios não são objetivos específicos. É claro que estes objetivos devem ser alcançados, porém eles não fornecem nenhum direcionamento para seu planejamento. Passe um tempo desenvolvendo objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazos.

Definir sucesso de acordo com seus esforços em marketing
Esta dica está relacionada ao objetivo mensurável. É simples saber quantos contatos você teve no ano passado em relação aos outros anos. Mas, como efetivamente suas táticas estão contribuindo para isso? Você é capaz de identificar as áreas que precisam de melhoria? Talvez você esteja alcançando muitos leads, porém não está conseguindo convertê-los.

Existem algumas métricas que devem ser consideradas quando você avalia seus esforços em marketing:

  • Custo por lead (quanto você gasta para adquirir um lead ou potencial cliente);
  • Custo por aquisição (quanto você gasta para adquirir um cliente);
  • “Valor de vida do cliente” ( lucro futuro gerado pelo relacionamento com o cliente);
  • Tempo de fechamento (quanto tempo levará a transição de um lead para um cliente efetivo).

Conservar clientes
Esquecer os clientes é um dos maiores e mais frequentes erros que os corretores cometem. Clientes satisfeitos e engajados trazem negócios constantes e referências excelentes.
De acordo com uma pesquisa da Associação Americana de Corretores, os profissionais quase não investem dinheiro para cultivar afinidade com seus clientes. Os clientes devem ser tratados como prioridade, uma vez que são eles que fazem seu negócio obter êxito.

Lembre-se, um planejamento de marketing é um planejamento essencial. É importante que ele seja adaptável às mudanças do mercado e às novas oportunidades. Para isso, é necessário que ele seja revisto periodicamente para otimizar o que está sendo trabalhado e o que não está funcionando.

Agora que você aprendeu a fazer um planejamento de marketing eficiente para aumentar a sua carteira de clientes, aproveite para se destacar no meio de seus concorrentes com o inGaia Corretor e tenha a melhor tecnologia em sites imobiliários, acesso aos seus clientes e imóveis pelo aplicativo e parcerias em tempo real com mais de 30.000 corretores.

publicidade
Black Friday inGaia - R$ 1000,00 de desconto para ter o sistema imobiliário mais completo do mercado
Artigos relacionados
Compartilhe