Liderança

4 estratégias para otimizar processos em uma imobiliária

4 estratégias para otimizar processos em uma imobiliária

O mercado enfrenta hoje o grande desafio de produzir cada vez mais sem aumentar seus gastos. E as imobiliárias definitivamente não ficam de fora desse cenário. Mas aí surge a dúvida: como? Simples: é preciso otimizar processos! Essa otimização oferece vários benefícios para qualquer empresa, indo desde a redução de tempo para a realização das tarefas, passando pela economia de dinheiro até chegar à eliminação de erros nos processos. E esse combo de benefícios automaticamente gera melhores resultados para o negócio. Assim, independentemente do investimento em ferramentas e dos esforços feitos pela equipe, se o investimento não incluir a otimização, a eficácia será deixada de lado. E aí os resultados simplesmente não aparecem. Melhor então conferir as estratégias que listamos e se preparar para a revolução pra lá de positiva trazida pela otimização!

Identifique possíveis pontos de melhoria

O primeiro passo a ser dado para promover a otimização dos processos em sua imobiliária é identificar o que deve ser melhorado, o que está saindo mais caro que o esperado, o que está deixando os clientes insatisfeitos ou os colaboradores descontentes. Reconhecimento feito, é necessário analisar por completo os gargalos encontrados para entender como melhorá-los. Para isso, basta se perguntar:

  • Qual deve ser o resultado final desse processo?
  • Onde esse processo começa e onde ele termina?
  • Que atividades efetivamente participam do processo?
  • Quais equipes, departamentos e colaboradores fazem parte dele?

Pare e repense todo o processo

Depois de identificar que procedimento precisa ser melhorado e como exatamente se dá seu funcionamento, é hora de realmente se debruçar sobre o processo, mapeando-o passo a passo para compreender como seu fluxo é refletido no negócio. Nessa etapa, o gestor deve fazer algumas perguntas tanto a si mesmo como à equipe.

  • Há uma forma melhor de realizar o processo?
  • Na prática, como esse procedimento é conduzido?
  • A realização completa do processo leva quanto tempo?
  • Quanto tempo tem sido perdido com a correção de erros e o retrabalho?
  • O que é investido no processo?
  • Em que parte o processo anda falhando?

É muito importante analisar tudo isso com perspectivas macro e micro, repensando desde a maneira com que os e-mails são escritos até a compreensão do que o cliente deseja. Depois de responder a essas questões, compare suas respostas com as perguntas da fase de identificação para descobrir quais tarefas são realmente importantes e quais são dispensáveis na realização geral do processo.

Implemente as mudanças necessárias

Esse certamente é o passo mais delicado ao se propor a otimizar quaisquer processos. Para tanto, é essencial contar com a colaboração de todos, desde o início, para implementar as mudanças definidas. Só assim será possível reunir as informações mais relevantes, avaliar com cuidado os resultados e ponderar se as melhoras foram ou não foram positivas. E atenção: caso o processo não acabe como o esperado, será preciso recomeçá-lo! Mas nada de desistir, certo?

Conte com a ajuda da tecnologia

Contar com a tecnologia para automatizar processos e, com isso otimizá-los, é aposta certa. Afinal, com um software especializado , como o inGaia Imob, você poderá obter dados muito mais precisos e com muito mais agilidade. Além disso, com a ajuda desse tipo de ferramenta você conseguirá integrar setores a fim de oferecer uma visão ampla do negócio a partir do cruzamento de dados. Assim compreenderá como exatamente um setor influencia o outro.

Enxergando sua imobiliária como um todo é mais fácil manter um foco estratégico e organizar os colaboradores de maneira harmoniosa para o efetivo alcance dos objetivos.

Que tal começar a otimizar processos da sua imobiliária agora mesmo? Conheça o inGaia Imob e mãos à obra! E se quiser ficar por dentro de outras dicas e novidades sobre esse mercado, aproveite para assinar a nossa newsletter. Mantenha-se sempre atualizado!

publicidade
Corretor de imóveis, tenha uma plataforma completa para seu sucesso.
Compartilhe