Financeiro

5 dicas de gestão financeira para imobiliárias

5 dicas de gestão financeira para imobiliárias

A gestão financeira pode ser um grande desafio no mercado imobiliário, principalmente porque é difícil prever as receitas devido à volatilidade do mercado. Mesmo assim, ela é importante para manter a competitividade da empresa, como em qualquer ramo de negócio.

Pensando em ajudar imobiliárias e os empresários do setor a realizar essa tarefa com mais tranquilidade, preparamos este post! Confira agora 5 dicas de gestão financeira para imobiliárias!

1. Utilize de indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenhos são ferramentas de gestão financeira importantes e fazem parte do dia a dia de empresas que têm planos para melhorar e crescer constantemente.

Nas imobiliárias, eles ajudam a entender a atual situação do negócio e permitem que sejam traçadas metas para o futuro. Podem ser medidos, por exemplo:

  • ticket médio;
  • número de visitas realizadas;
  • taxa de conversão de contatos;
  • tempo necessário para venda das propriedades;
  • número de visualizações dos anúncios online.

Enfim, os indicadores servem para avaliar o desempenho da equipe de corretores, para acompanhar a geração de receita, para verificar se a imobiliária está seguindo no caminho certo, entre outras coisas.

2. Tenha um sistema de cobrança efetivo

A inadimplência pode ser um problema para muitos negócios no ramo de imóveis. Para não se complicar com isso, é preciso investir em maneiras efetivas de controlar o recebimento e realizar as cobranças.

A melhor saída é a automatização do processo para que um pagamento em atraso seja imediatamente identificado.

3. Elabore um planejamento financeiro eficiente

As imobiliárias tendem a ter uma renda muito variável e difícil de ser prevista. Por isso, é ainda mais importante que se faça um planejamento financeiro eficiente. Nesse sentido, você precisará de organização. Alguns passos podem ajudar:

  • identificação de despesas fixas e variáveis;
  • controle rigoroso de custos e documentação de todas as despesas;
  • planejamento estratégico para definição de metas e objetivos financeiros;
  • separação de verbas da empresa das contas pessoais;
  • manutenção de um bom fluxo de caixa.

Fazendo um planejamento financeiro eficiente, você será capaz de garantir que terá dinheiro em caixa para arcar com as despesas e pode usar o dinheiro de maneira mais inteligente. Ao conhecer todos os seus custos, você tem mais parâmetros para destinar investimentos e buscar melhorias.

4. Adote os sistemas tributários mais adequados

Todo empresário conhece a complexidade e o peso do sistema tributário brasileiro. O que alguns não sabem, no entanto, é que é possível pagar menos impostos e se manter dentro da lei. Para isso, basta fazer um planejamento tributário e adotar os sistemas de gestão financeira mais adequados.

Para esse planejamento tributário, mais uma vez, será importante conhecer as finanças do seu negócio. Ou seja, organização é fundamental.

5. Use a tecnologia para melhorar a gestão financeira

A tecnologia chegou para ajudar todo mundo, inclusive os donos de imobiliárias e corretores de imóveis. Usando softwares personalizados para esse setor, como o inGaia Locação, é possível otimizar consideravelmente a gestão financeira.

Essas soluções tecnológicas são capazes de ajudar em diversos pontos da gestão de imobiliárias. As funções incluem, por exemplo:

  • gestão de contratos de locação;
  • controle de inadimplência;
  • documentação de vistoria;
  • gerenciamento de vendas.

Em resumo, os sistemas tecnológicos ajudam no levantamento de dados concretos para melhorar a gestão financeira e de imóveis, além de ajudarem na avaliação do desempenho da empresa. Eles também auxiliam na documentação e facilitam o acesso à informação.

É possível encontrar soluções inovadoras e simples de usar que tornarão a gestão financeira uma tarefa bem mais fácil!

E aí, gostou das dicas? Como você faz a gestão financeira da sua imobiliária? Escreva um comentário e compartilhe a sua opinião!

publicidade
Administração de Locações e Financeiro Completo - inGaia Locação
Compartilhe