Financeiro

5 dicas para ajudar seu cliente a financiar um imóvel com segurança

5 dicas para ajudar seu cliente a financiar um imóvel com segurança

Você se sente preparado para atender todas as necessidades do seu cliente? Mais do que auxiliá-lo na procura de um imóvel, você precisa estar pronto para orientá-lo nas soluções certeiras. Neste momento seu cliente notará a diferença profissional entre um corretor e um consultor imobiliário. Com isto em mente, você deve saber que o financiamento imobiliário é um dos maiores sonhos assim como uns dos maiores desafios do brasileiro. No entanto, é preciso estar atento a uma série de condições, riscos e cuidados que o comprometimento financeiro em longo prazo pode causar na vida do seu cliente.

Veja 5 dicas para ajudar seu cliente a financiar um imóvel com segurança:

1) A compra do imóvel não deve comprometer as finanças em mais de 30% da renda mensal líquida. Se for preciso, é possível compor renda com outra pessoa. Ou seja, é importante encontrar um imóvel que atenda as expectativas e necessidades dentro da capacidade de pagamento do seu cliente.

2) É fundamental entender quais são as taxas que envolvem um financiamento (avaliação do imóvel, seguros de vida e imóvel, ITBI, custo efetivo total, etc.), para que seu cliente não se assuste com as parcelas.

3) Normalmente os bancos trabalham com financiamento de até 80% do valor total do imóvel. Desta forma, é importante que seu cliente tenha no mínimo 20% de entrada. Também não é preciso ser correntista do banco escolhido para o financiamento, então ajude-o a pesquisar para conhecer as condições que cada instituição oferece.

4) Toda a documentação necessária para o financiamento, tanto de quem vai participar do contrato como do imóvel, deve estar atualizada. É importante providenciar tudo com antecedência.

5) O FGTS pode ser utilizado para financiar um imóvel. No entanto, é importante consultar as regras para utilizá-lo. Além disso, servidores públicos conseguem taxas e prazos especiais, então a profissão do seu cliente deve ser informada ao banco ou ao consultor de crédito imobiliário.

Aproveite estas orientações para ajudar seu cliente a achar a solução de financiamento adequada a seu perfil. Lembre-se, para ser um consultor imobiliário de sucesso é preciso manter-se informado!

Para isso, você pode contar com o inGaia Imob, que além de software de gestão imobiliária e site de imóveis com a melhor tecnologia do mercado, também oferece uma assessoria completa em crédito imobiliário. Aproveite!

publicidade
Black Friday inGaia - R$ 1000,00 de desconto para ter o sistema imobiliário mais completo do mercado
Artigos relacionados
Compartilhe