Tecnologia

5 ferramentas essenciais para um pós-venda de imóveis eficiente

5 ferramentas essenciais para um pós-venda de imóveis eficiente

O desenvolvimento de uma estratégia de pós-venda de imóveis eficiente só é possível utilizando os recursos adequados em conjunto com objetivos claros de relacionamento com o cliente.

O pós-venda é um momento estratégico e, como tal, deve ser valorizado no setor imobiliário, afinal, o quão difícil é atrair um novo cliente e finalizar uma venda? Essas etapas não devem ser descartadas após a conclusão do negócio, pois é aí que uma nova fase se inicia: o relacionamento.

Qual a importância do pós-venda no setor imobiliário?

Um cliente realizou uma compra de um imóvel na sua imobiliária, a experiência foi agradável, atendeu as demandas dele, entretanto, ele nunca mais teve contato e, após alguns anos, está interessado em comprar um imóvel maior. Provavelmente ele começará o processo de busca do zero.

Mas se a imobiliária manteve contato com ele, lembrou de datas importantes, demonstrou interesse mesmo após a conclusão da venda, provavelmente, quando precisar novamente, ele vai procurar diretamente pela empresa. Isso é a fidelização de clientes.

O pós-venda de imóveis também é importante por outras questões além do relacionamento com o cliente. Ele permite que a imobiliária avalie com mais consistência os resultados, considerando todo o ciclo de venda do imóvel e, assim, identificando oportunidades de otimização em diferentes etapas do ciclo de vendas.

O conhecimento gerado a partir da análise das vendas deve ser revertido em melhorias das ofertas futuras, fazendo com que o know how gerado possa agregar nas abordagens realizadas para outros clientes.

Dessa forma, diversas informações podem ser coletadas e trabalhadas no pós-venda imobiliário, sendo relevante que proprietário e corretores tenham conhecimento sobre quais as ferramentas e recursos podem facilitar e agilizar esse processo.

Como fazer um pós-venda de imóveis eficiente?

A eficiência do pós-venda não pode depender exclusivamente dos corretores responsáveis, afinal, após finalizar uma transação, o corretor precisa lidar com diversos outros ciclos de venda simultaneamente.

Portanto, para poder melhorar o pós-venda ao mesmo tempo em que libera o tempo dos corretores para seguirem com sua rotina de trabalho, a imobiliária deve atuar com ferramentas diversas que permitam tais benefícios.

A seguir vamos apresentar cinco delas que podem ser usadas para aumentar a eficiência do pós-venda de imóveis.

1. Use um sistema imobiliário para coletar dados

Uma plataforma de sistema imobiliário é um recurso usado para coletar dados sobre o mercado para realizar um monitoramento constante sobre o setor. Todas as informações referentes à imobiliária devem ser adicionadas a esse sistema, que permitirá gerar relatórios completos sobre o desempenho.

Normalmente, o software imobiliário é dividido em dois subsistemas, um referente à venda e outro ao aluguel de imóveis.

Por exemplo, o sistema permite mapear todas as vendas e aluguéis concretizados pelos corretores da imobiliária, cruzando informações como faixa de renda do cliente, localização, profissão etc. A plataforma sistematiza e automatiza os dados, transformando diversas informações soltas em relatórios e indicares que ajudam a melhorar as vendas futuras.

2. Tenha um CRM para imobiliária

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, ou seja, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Uma ferramenta de CRM permite integrar, organizar, sincronizar e automatizar todas as informações referentes aos clientes.

O CRM permite integrar informações diferentes, possibilitando uma gestão unificada de todos os dados referentes aos clientes da imobiliária.

A ferramenta, além de facilitar a gestão do atual banco de dados, oferece oportunidades para atrair novos interessados, uma vez que gera relatórios de perfil e tendências, tornando o marketing e as vendas mais certeiros.

Aproveite para conhecer o CRM imobiliário do inGaia Imob e faça toda a gestão de clientes e imóveis de qualquer dispositivo e a qualquer momento, além de contar com um site diferenciado para atrair mais clientes.

3. Faça automação de e-mail marketing

Uma das principais estratégias de pós-venda é o e-mail marketing .Entretanto, ele só será eficiente se usado em conjunto com uma ferramenta de automação.

A automação de e-mail marketing permite criar fluxos de nutrição que geram diversos benefícios, entre eles:

  • experiência para o usuário: por ter cronogramas de disparo dentro de um fluxo com conteúdos de interesse do cliente, a automação permite melhorar a experiência do pós-venda, mantendo a relevância para o usuário;
  • automatização: os intervalos de disparo, datas comemorativas etc. permitem que a plataforma envie e-mails automaticamente de acordo com a configuração realizada;
  • análise dos dados: as ferramentas de automação monitoram todas as métricas relacionadas ao e-mail marketing, fazendo com que a imobiliária possa analisar com mais precisão os resultados alcançados;
  • tempo dos corretores: se cada corretor tiver que manter esse relacionamento com os clientes que atende, tal tarefa demandaria muito tempo e seria pouco eficiente, portanto, a automação economiza o tempo dos profissionais envolvidos no ciclo de vendas.

O e-mail marketing pode ser usado para continuar educando o cliente, gerar novas oportunidades de venda, lembrar de datas importantes com o consumidor, entre outras.

4. Integre as redes sociais

Entre as alternativas mais eficientes para manter um relacionamento com o cliente no pós-venda de imóveis estão as redes sociais. Para isso, é necessário usar ferramentas que permitam a integração das mídias sociais usadas pela imobiliária.

A integração das redes sociais permite realizar publicações simultâneas, analisar os resultados usando uma única plataforma, fazer anúncios sociais, ver quais seguidores acompanham a empresa em mais de um canal e outras possibilidades.

Para que seja eficiente enquanto canal de relacionamento com os clientes, a estratégia de mídias sociais deve contemplar, além das vendas em si, a divulgação de conteúdos e informações relevantes para o público-alvo da imobiliária.

5. Faça armazenamento na nuvem

Por fim, as ferramentas de armazenamento na nuvem oferecem diversas oportunidades para gestão da imobiliária, o que inclui um pós-venda mais eficiente. As informações de clientes, por exemplo, devem ser alocadas em sistemas na nuvem que mantenham os dados seguros caso haja problemas no hardware ou software internos da imobiliária.

As ferramentas na nuvem permitem mais colaboração entre setores da imobiliária, com arquivos disponibilizados via internet, assim como permitem aos corretores acessar informações e documentos mesmo quando estão em visitas nos imóveis em exposição.

Tais facilidades geram uma melhora no tempo de resposta e tornam o acesso às informações mais fácil e integrado.

Outra razão pela qual o armazenamento na nuvem é fundamental é para evitar a perda de documentos e informações importantes caso haja um problema no sistema de armazenamento local. Isso poderia representar o esvaziamento de todo o banco de dados da empresa.

Gostou desse conteúdo sobre pós-venda de imóveis e está pensando em adotar ferramentas para melhorar a gestão e relacionamento com o cliente na sua imobiliária? Então conheça o inGaia Imob, o sistema mais usado pelo mercado imobiliário brasileiro!

publicidade
Black Friday inGaia - R$ 1000,00 de desconto para ter o sistema imobiliário mais completo do mercado
Artigos relacionados
Compartilhe