Financeiro

5 melhores práticas para o fluxo de caixa da sua imobiliária

5 melhores práticas para o fluxo de caixa da sua imobiliária

Até os menos experientes no mercado de imóveis não demoram a perceber que o setor apresenta desafios a todo momento. Imagine então os donos de imobiliária! Nesse cenário pra lá de dinâmico, quem deseja aumentar as vendas precisa se organizar bem, construir um bom relacionamento com sua carteira de clientes e, basicamente, tornar as atividades mais ágeis. Aí entra o fluxo de caixa, ponto fundamental para garantir a saúde financeira da empresa.

Sem um fluxo de caixa devidamente organizado para controlar as entradas e saídas de dinheiro, absolutamente qualquer negócio pode operar no prejuízo sem nem mesmo perceber! Melhor evitar essa confusão nas contas da sua imobiliária, não concorda? Pois foi justamente pensado em ajudar que resolvemos trazer no post de hoje uma listinha com as melhores práticas de organização do fluxo de caixa. Pronto para garantir seus lucros? Então confira!

Estabeleça uma frequência

Tenha em mente que o ideal é o fluxo de caixa ser feito todos os dias. Porém, no caso de não haver movimentação suficiente para justificar o trabalho diário, ao menos faça um balanço semanal. O mais importante é manter a frequência e levar o compromisso a sério, pois só assim você conseguirá ter controle sobre a parte financeira da imobiliária.

Separe tudo em categorias

Ao separar as entradas e saídas em subcategorias, fica muito mais fácil trabalhar com o fluxo de caixa. Dessa forma é possível visualizar e compreender rapidamente os dados, além de evitar erros e confusões. Você pode dividir as saídas em serviços terceirizados, produtos, materiais de escritório, marketing, investimentos, impostos, salários, comissões e assim por diante. Já as entradas podem ser separadas em receitas com vendas e aquelas provenientes de aluguéis, por exemplo, ou ainda divididas em apartamentos, salas comerciais, terrenos e por aí vai. Pense no que faz mais sentido para seu dia a dia! E se quer facilitar ainda mais o processo, que tal definir cores diferentes para as categorias? Marcar todas as entradas de azul e todas as saídas de vermelho já facilita bem a análise.

Use a tecnologia a seu favor

É possível lançar todos os dados do fluxo de caixa em planilhas ou programas de computador especializados com os eficazes softwares de gestão imobiliária, como o inGaia Locação. E a verdade é que as vantagens proporcionadas pelo uso da tecnologia são várias. O próprio software ajuda a evitar erros, além de facilitar a cópia dos dados, garantindo a segurança das informações da imobiliária. Os programas de planilhas mais simples, apesar de bastante limitados, já fazem cálculos automaticamente, mostrando o balanço diário de entradas e saídas com chances muito menores de erros.

Calcule o saldo do período

Já adiantamos que essa tarefa fica bem mais fácil se você seguir a dica anterior. De toda maneira, depois de organizar e lançar cuidadosamente os dados de entrada e saída, você precisa encontrar o saldo final do dia (ou, se for o caso, da semana). Para isso, some todos os valores recebidos e subtraia as saídas, somando o resultado ao saldo inicial. Com isso, será possível identificar os dias (ou as semanas) do mês em que você tem mais recebimentos ou pagamentos, facilitando assim o planejamento mensal.

Faça análises regulares

Preenchendo as planilhas com a frequência combinada, é recomendado analisar os dados com certa regularidade. Uma boa alternativa é fazer gráficos para deixar tudo ainda mais claro. Assim você poderá observar onde está lucrando ou tendo prejuízo, a fim de poder agir! Perceber qualquer que seja o cenário com antecedência é o segredo para tomar boas decisões.

Manter o fluxo de caixa organizado e fazer análises é muito importante para a saúde financeira da sua imobiliária, além de auxiliar no processo de tomada de decisões. Tal prática facilita qualquer tipo de planejamento, dando a você oportunidades para otimizar diversos pontos do negócio. Pronto então para revolucionar o controle financeiro da sua imobiliária?

Pois aproveite para assinar a nossa newsletter e ser o primeiro a receber novos conteúdos de hoje em diante!

publicidade
Black Friday inGaia - R$ 1000,00 de desconto para ter o sistema imobiliário mais completo do mercado
Artigos relacionados
Compartilhe