Liderança

lideranca-6-dicas-para-reter-os-melhores-corretores-de-imoveis.jpeg

6 dicas para reter os melhores corretores de imóveis

Contar com os melhores corretores de imóveis é algo que vem se tornando cada vez mais desafiador em qualquer imobiliária. Afinal, esse é um mercado de trabalho muito dinâmico, e os bons corretores podem muito bem escolher trabalhar de forma autônoma.

Saiba que tão difícil quanto contratar bons corretores é conseguir retê-los, visto que a rotatividade nas imobiliárias pode ser muito alta. Na maioria dos casos, o motivo para isso acontecer é o fato de a remuneração ser baseada no modelo de comissionamento, ou seja, propostas financeiras melhores podem fazer com que esses profissionais optem por mudar de empresa.

Mas esse não é o único motivo! Por isso, é preciso saber quais são os fatores que impactam na retenção de talentos para não perdê-los para a concorrência.

Preparamos, então, este post com 6 dicas para você conseguir reter os melhores corretores de imóveis. Confira!

1. Contrate bons profissionais

A primeira dica para ter os melhores corretores de imóveis, e também evitar qualquer problema relacionado à alta rotatividade no futuro, é saber contratar bons profissionais.

Primeiramente, é preciso definir muito bem o perfil do corretor que é desejado e, depois disso, desenvolver um processo de contratação com foco na atração e seleção de pessoas com esse perfil. É importante que esse processo seja definido de forma que não tenha muitas margens para qualquer tipo de falha.

O fato é que um funcionário que esteja desalinhado, em relação ao perfil desejado pela empresa ou à sua cultura, pode causar danos graves porque além de não se desenvolver profissionalmente, poderá contaminar o seu ambiente e influenciar negativamente os seus colegas de trabalho.

Parece um detalhe, mas isso pode ser um motivo mais do que suficiente para que bons corretores optem por deixar a sua corretora.

Além disso, é preciso que os responsáveis pela contratação estejam preparados para mostrar a realidade imobiliária da maneira correta, apresentando as suas reais oportunidades, sem causar qualquer falsa ilusão nos candidatos de seu processo seletivo.

Isso contribuirá para que eles não entrem de forma desalinhada e saiam da empresa por qualquer insatisfação causada por esse motivo.

2. Fique de olho no clima organizacional

O clima organizacional também tem papel importante na retenção de talentos. Afinal, ninguém gosta de trabalhar em um local em que o seu ambiente esteja pesado ou cheio de intrigas e fofocas, não é mesmo?

Portanto, manter o clima saudável deverá ser uma das prioridades dos gestores de uma imobiliária. Afinal, isso não poderá atrapalhar as ações focadas na retenção dos melhores corretores para o negócio.

Para que isso seja possível, sugerimos desenvolver um conjunto de ações e práticas que contribuam para que o clima esteja sempre leve e motivador, mostrando, principalmente, que há a preocupação de valorizar os colaboradores naquele ambiente.

Dentre essas ações, sugerimos reconhecer boas iniciativas, comemorar conquistas coletivas e individuais, desenvolver uma boa conduta em relação à comunicação com todos, definir regras que sejam coerentes e mostrar que elas se aplicam a todos os funcionários, inclusive aos diretores.

Lembre-se de que a maioria das pessoas passa a maior parte do tempo no trabalho. Então, elas precisam se sentir bem ali, pois isso influenciará muito no seu bem-estar e produtividade.

3. Trabalhe na motivação dos seus corretores

Como começamos a abordar no tópico anterior, um corretor motivado trabalha muito mais feliz e isso contribui para que ele se sinta bem desempenhando o seu papel, diminuindo significativamente o risco de perdê-lo.

Uma das estratégias para conseguir esse feito é optar pela transparência dos objetivos e metas de cada um. Ou seja, deixe bem claro qual é o resultado esperado deles semanal ou mensalmente e, assim, disponibilize informações com frequência diária sobre como está o progresso.

Isso poderá ajudá-los a dar o seu melhor a cada dia, além de que, à medida que evoluem nessa missão, a motivação para bater as suas metas crescerá. Incentive a equipe para que todos alcancem os seus objetivos. Isso pode ser feito por meio de premiações e comemorações.

Além disso, não podemos esquecer que a expectativa de boa remuneração também é um fator determinante para a motivação do corretor, visto que esse profissional vive de comissão, não é mesmo?

Então, proponha um modelo de comissionamento para nenhum corretor botar defeito e que não seja motivo para pensar em deixar a sua imobiliária.

4. Tenha indicadores claros

Trabalhar com indicadores de desempenho que sejam claros ajuda a reter os melhores corretores de imóveis também. Eles ajudam a fornecer o melhor cenário sobre como anda a situação do desempenho de cada um deles. Dessa forma, será possível que se sintam mais seguros para desempenhar o seu trabalho.

Isso ajuda muito nas suas respectivas motivações, além de permitir que melhorias e correções sejam feitas no meio do caminho, mostrando inclusive a evolução individual deles. Isso faz com que a chance de deixar a empresa seja muito menor.

Veja alguns indicadores que podem fazer sentido para a sua realidade:

  • número de vendas;
  • valor médio das vendas;
  • percentual de conversão.

5. Gere oportunidades de crescimento

É fato que ninguém gosta de sentir-se estagnado profissionalmente, e com um corretor de imóveis isso não é diferente!

Aliás, entenda que profissionais qualificados podem sair facilmente de uma empresa caso não enxerguem reais oportunidades de crescimento. Isso pode dar a ideia de que estão perdendo tempo e dinheiro.

Então, é preciso que a imobiliária atenda a esse requisito de proporcionar oportunidades que sejam atrativas para todos os seus funcionários. Uma das maneiras de fazer isso é definindo um bom plano de carreira.

Dessa forma, será possível mostrar que a empresa possui oportunidades reais, o que motivará os corretores a se dedicarem em busca desse crescimento, que estará muito mais visível para eles.

6. Invista em treinamentos

Por fim, a nossa última dica é que você não se esqueça de que o aprendizado contínuo é necessário para qualquer profissional. Então, não deixe de investir em treinamentos para que os seus corretores estejam cada vez mais capacitados para fazer um bom trabalho.

O treinamento não trará benefícios somente para o corretor, mas também para a imobiliária em si. Dessa forma, ficará claro para o profissional que a empresa está apostando na sua permanência, mostrando ter uma cultura de investir nos seus profissionais.

Agora que você já sabe como reter os melhores corretores de imóveis, saiba como trabalhar a motivação da sua equipe de vendas imobiliárias.

publicidade
Black Friday inGaia - R$ 1000,00 de desconto para ter o sistema imobiliário mais completo do mercado
Artigos relacionados
Compartilhe