Tecnologia

6-licoes-que-sua-imobiliaria-pode-aprender-com-as-startups.jpeg

6 lições que sua imobiliária pode aprender com as startups

O mundo vem se transformando já faz um tempo, muito pela facilidade que a tecnologia e a internet proporcionaram e ainda vem proporcionando na vida das pessoas. Tendo em vista esse cenário, surgiram muitas empresas atuando fortemente no uso desses recursos, principalmente as startups, que estão levando a tecnologia para muitos setores, inclusive para as imobiliárias.

A grande verdade é que o setor imobiliário tem muito a aprender com as startups, que nada mais são que empresas novas, baseadas em uma ideia inovadora e com um grande potencial para atingir a tão sonhada escalabilidade de distribuição do seu produto ou serviço.

Nesse sentido, é possível tirar um aprendizado principalmente das que foram criadas para atender o mercado imobiliário.

O motivo dessa necessidade é claro: por mais tradicional que o setor seja, é preciso se adaptar às mudanças para não ficar para trás, principalmente no que diz respeito a continuar atuando nesse mercado de forma relevante, além de reter e fidelizar clientes.

Por isso, preparamos aqui 6 lições que sua imobiliária pode aprender com as startups, que estão cada vez mais ganhando a adesão e admiração perante a sociedade. Confira!

1. Modelo de hierarquia

A primeira coisa que as imobiliárias podem aprender com as startups é sobre as suas respectivas hierarquias. Aliás, nas startups há uma quebra do modelo convencional. Ou seja, em vez de se prenderem aos cargos de gerente, coordenador, diretor, dentre outros, há um modelo de trabalho que é totalmente horizontal.

Saiba que trabalhar de igual para igual e não definir essa hierarquia presa a cargos e nomes é um grande diferencial dessas empresas. Pode não parecer, mas ter essa postura promove um impacto positivo entre os colaboradores, pois fica muito mais fácil estimular a união da equipe e fazer com que todos se sintam donos da empresa.

Obviamente que isso reflete de forma positiva na execução do trabalho de todos, motivando-os a dar o melhor de si sempre.

2. Processos e tomadas de decisão sem complicação

Outra grande vantagem das startups é que quase tudo ocorre em seu ambiente sem complicação, pois os seus processos não estão presos a quaisquer burocracias. Na prática, funciona da seguinte maneira: se algo precisa ser feito e colocado em prática, basta apenas começar!

Fica muito mais fácil trabalhar assim, não?! Pois bem, isso é chamado de simplicidade na gestão da empresa e é algo que as imobiliárias precisam aprender a implementar em suas rotinas de trabalho.

É muito comum vermos muitas delas ficarem presas em decisões demoradas para começar a implementar alguma melhoria e, assim, iniciar qualquer projeto que seja novo.

Isso pode desmotivar muito os colaboradores, pois o processo de realizar diversas reuniões, pedir permissões, aprovar relatórios, entre outras ações pode gerar um grande desgaste.

Portanto, é preciso que os processos e as decisões sejam tomadas da forma mais simples e ágil possível para que as coisas caminhem no ritmo que o negócio precisa para crescer.

3. Ambiente de trabalho leve

Um dos grandes diferenciais das startups, sem dúvida alguma, é o seu ambiente de trabalho. Afinal, na maioria delas, ele é leve e não há espaço para regras antiquadas, ultrapassadas e extremamente rígidas, que dificultam a convivência entre as pessoas.

Ao contrário do que a grande maioria das pessoas pensam, o que faz o ambiente das startups ser assim não são os puffs coloridos, muito menos o videogame e a mesa de sinuca liberada para jogar a hora que quiser, mas sim os profissionais que fazem a empresa ser o que é.

Geralmente eles são otimistas, entusiastas em relação à tecnologia e à inovação, além de buscarem sempre ajudar os seus companheiros, junto com uma pitada do desejo incessante de buscarem pelos propósitos e objetivos do negócio.

Nesse sentido, as imobiliárias precisam entender que, para os colaboradores trabalharem de forma mais efetiva, eles precisam se sentir bem onde estão trabalhando — e isso as startups sabem fazer muito bem.

Aliás, o crescimento de negócios como esse acontece de forma acelerada, pois os colaboradores conseguem produzir muito além do que é esperado, e um dos responsáveis por isso é o ambiente de trabalho.

4. Adoção da tecnologia

Outro diferencial das startups, que deve ser visto e adotado pelas imobiliárias, é a adoção da tecnologia como ferramenta de trabalho. O fato é que essas empresas se preocupam ao máximo em oferecer os melhores recursos para que sua equipe seja a mais produtiva possível, sendo que a tecnologia é o principal recurso que pode oferecer isso.

Até porque não faz mais sentido fazer as coisas de forma manual e não aproveitar todo o poder que a tecnologia pode proporcionar para que qualquer negócio possa se reinventar. Além disso, é uma ótima maneira de reduzir custos e inovar no setor.

Saiba que utilizar a tecnologia como aliada ajudou a maioria das startups a aperfeiçoar o seu método de trabalho e atingir o sucesso e esse feito é totalmente viável no setor imobiliário também!

5. Disposição para mudanças

Pois bem, as startups vivem uma realidade em que precisam se provar o todo tempo, pois ainda não está claro se os seus respectivos modelos de negócio estão 100% prontos e vão funcionar perfeitamente. Por isso, é muito comum ocorrer mudanças a todo tempo em sua rotina e no próprio trabalho dos colaboradores.

Isso faz com que a empresa como um todo seja bem menos resistente às mudanças, pois todos sabem que será sempre preciso testar algo, analisar os resultados e avaliar a necessidade de mudar rapidamente, e esse processo gerará um grande aprendizado em busca do sucesso.

Portanto, sugerimos que as imobiliárias comecem a pensar assim também, pois, assim como falamos no início desse post, o mundo está mudando a todo tempo, e as organizações que não acompanharem esse movimento vão acabar ficando para trás.

6. Resiliência e persistência

Por fim, nosso último destaque para as startups é que elas são extremamente persistentes. O fato é que uma empresa como essa vive em uma realidade de muita incerteza, então, se não houver resiliência e persistência, dificilmente conseguirão caminhar em direção ao sucesso.

O grande segredo para que isso seja o mais suave possível, é acreditar no potencial do negócio, conhecer bem o mercado e tomar boas decisões. Sabemos que o mercado imobiliário vive em um cenário muito inconstante nos últimos anos, por isso, é muito bom se espelhar nas startups para continuar firmes e fortes!

Agora que você já aprendeu essas lições que as imobiliárias podem aprender com as startups, o que acha de compartilhar esse conteúdo com seus amigos em suas redes sociais?

publicidade
Corretor de imóveis, tenha uma plataforma completa para seu sucesso.
Compartilhe