Liderança

7 dicas de como competir com ética profissional

7 dicas de como competir com ética profissional

Ser competitivo é uma característica considerada fundamental em muitas profissões, e os resultados são bons tanto para o profissional, quanto para a empresa. Porém, é preciso ter ética.

No mercado imobiliário, por exemplo, é natural que exista competição entre os corretores, mas como tudo em excesso pode fazer mal, a competição não foge à regra. No extremo, pode prejudicar até mesmo o lado humano, ou seja, o profissional quer tanto ser o melhor que não mede esforços e acaba desrespeitando seus colegas de trabalho.

A grande diferença de um bom profissional competitivo é que este tem o planejamento de carreira orientado para os resultados e tem os seus objetivos alinhados com os da empresa, é um profissional que tem visão de longo prazo, é motivado e busca o autodesenvolvimento, por esse motivo é preciso que ele desenvolva essa característica sempre de olho nos limites e na ética profissional.

Confira 7 dicas para ser competitivo de maneira não prejudicial e com ética:

1. Saiba qual é a sua motivação
Não vale a pena competir com outras pessoas pelos motivos errados, como inveja, necessidade de ser o melhor ou por orgulho.

2. Entenda o seu propósito
Antes de começar a competir, estabeleça seu objetivo final, e este deve estar voltado à sua realização pessoal e profissional.

3. Todas as pessoas possuem sentimentos
Não se esqueça de que assim como você as pessoas também possuem sentimentos. Não “passe por cima” deles, principalmente das pessoas que estão próximas de você.

4. Não dependa do fracasso de alguém para ter o sucesso
Quando é preciso “derrubar” alguém para conseguir uma posição ou resultado, você prova que não é capaz de conseguir pelo seu próprio trabalho.

5. Comemore as conquistas dos seus colegas
Não se sinta ameaçado ou com inveja quando seus colegas alcançam o sucesso. Celebrar o sucesso de outras pessoas, especialmente dos seus colegas, é celebrar seu próprio sucesso.

6. Não perca o controle
Quando a competição sai do controle, focada apenas no ego, acabamos por afastar quem está ao nosso lado e com isso, perdemos o privilégio da colaboração. Dê valor ao conhecimento dos seus colegas e lembre-se que mesmo com a competição saudável, o trabalho em equipe é fundamental.

7. Pense no longo prazo
Construir uma boa reputação é fundamental para a saúde da sua carreira. As vezes vale a pena deixar a concorrência ganhar para que você colha melhores resultados no longo prazo.

Busque se destacar pelas suas qualidades e diferenciais. Aprimore seu serviço e sirva ao seu cliente um leque diferenciado de soluções que o tornem mais competitivo e diferenciado, como serviços de fotos e vídeos profissionais, sites especializados e ferramentas de gestão do seu negócio. Uma excelente opção para tal, é investir no inGaia Imob. Nele você conta com um site diferenciado onde pode divulgar seus imóveis, além de ter o melhor CRM imobiliário de mercado, com chat em tempo real com mais de 30.000 corretores para parcerias.

publicidade
Black Friday inGaia - R$ 1000,00 de desconto para ter o sistema imobiliário mais completo do mercado
Artigos relacionados
Compartilhe