Mercado

7 melhores estratégias para expandir empresa

7 melhores estratégias para expandir empresa

O crescimento ordenado dos negócios exige muito planejamento e organização. Afinal, é preciso garantir não só o retorno do investimento, mas também o sucesso e a sustentabilidade da nova operação. Assim, é fundamental estudar os principais mandamentos de uma gestão eficiente para, então, arquitetar projetos específicos.

Confira agora algumas dicas para expandir empresa, alcançar outros clientes e alavancar o faturamento.

1. Conhecer o mercado e monitorar a concorrência

É importante conhecer o mercado, incluindo peculiaridades, influências, tendências e novidades do segmento. Desse modo, é mais fácil definir uma estratégia vencedora. Ao mesmo tempo, é necessário monitorar os concorrentes, os preços praticados, as ações de marketing e os planos de expansão dos demais players.

Os sites e as mídias sociais costumam disponibilizar muitas informações úteis. Entrar em contato diretamente ou frequentar alguns estabelecimentos também ajuda a avaliar a qualidade do atendimento.

2. Abrir uma filial

Abrir uma filial é uma opção, principalmente se a empresa já conquistou clientes fixos em sua região e construiu uma boa reputação. Essa escolha pode trazer excelentes resultados, mas é preciso cautela.

Antes de tudo, é essencial observar os indicadores financeiros e confirmar um crescimento constante dos lucros nos últimos anos. Também é importante analisar detalhadamente a localização dessa filial e o perfil do consumidor local — englobando questões como preferências e renda média, por exemplo.

3. Diversificar o portfólio de serviços

Uma maneira de conquistar e fidelizar o consumidor é apostar em um portfólio de serviços que garanta mais praticidade para quem está comprando. Dessa forma, é preciso oferecer pacotes que atendam às expectativas do público-alvo, proporcionando facilidades e algumas regalias.

Uma pesquisa de mercado pode ajudar a entender quais são as principais carências desses clientes. Com essas informações, fica mais fácil otimizar o leque de serviços prestados.

4. Investir em uma fusão ou aquisição

As fusões e aquisições são bastante comuns entre grandes grupos. Esses movimentos asseguram mais espaço no mercado e, claro, eliminam a concorrência. Assim, também é um mecanismo para expandir empresa. Entretanto, essa tática exige mais investimento e muita preparação.

A contratação de uma consultoria especializada pode ajudar o empresário e analisar todas as variáveis que cercam esse tipo de negócio e, assim, tomar a melhor decisão.

5. Estabelecer parcerias

As parcerias são sempre bem-vindas, já que trazem vantagens para todas as partes envolvidas. Nesse caso, é necessário identificar oportunidades e sinergias, com a intenção de atrair mais clientes e divulgar a imobiliária.

Com um planejamento adequado, as despesas são compartilhadas de maneira justa e os ganhos também podem ser multiplicados.

6. Estruturar um modelo de franquia

O modelo de franquia garante uma expansão mais acelerada, ampliando o território de atuação e fortalecendo a marca. Assim, é possível angariar capital por meio das taxas pagas pelos franqueados. Porém, é preciso sistematizar todos os processos, de modo a assegurar um padrão de trabalho e não colocar em risco a credibilidade conquistada.

7. Reforçar o programa de treinamento

Um programa de treinamento completo é indispensável para expandir empresa. Vale lembrar que os colaboradores devem compreender o papel de cada um nessa fase de evolução. Então, o conceito de empreendedorismo corporativo precisa ser disseminado.

Além disso, o aprendizado contínuo é um dos elementos obrigatórios para a formação de uma equipe de alta performance. Por isso, os cursos de atualização são bastante recomendáveis. Atualmente, existem diversas alternativas, presenciais e online.

Com o inGaia Imob, por exemplo, você se mantém sempre preparado e atualizado, com acesso a mais de 360 videoaulas com os maiores palestrantes do mercado imobiliário, treinamentos online gratuitos e tutoriais do sistema a sua disposição a cada duas semanas. Não deixe de conferir!

publicidade
Gestão Completa + Site para sua imobiliária :: inGaia Imob
Artigos relacionados
Compartilhe