Financeiro Imobiliária

158761-x-boas-praticas-de-controle-financeiro-online-para-sua-imobiliaria

8 boas práticas de controle financeiro online para sua imobiliária

O controle das finanças da empresa nem sempre é considerado uma atividade prioritária por muitos empreendedores, seja por causa da rotina corrida do dia a dia, seja por falta de experiência. O fato é que ignorar esse setor pode acarretar diversos problemas na gestão dos negócios.

A situação pode se agravar ainda mais se o profissional que deveria se responsabilizar pela administração do financeiro da empresa não tem conhecimentos sobre o mercado imobiliário e não domina conceitos como fluxo de caixa, capital de giro ou lucro e faturamento.

Por isso, no artigo de hoje mostraremos 8 boas práticas de controle financeiro online que podem tornar a gestão de sua imobiliária eficiente e organizada, garantindo produtividade e ótimos resultados. Continue a leitura para conferir!

1. Desenvolva um planejamento financeiro

Se existe uma prática fundamental para o sucesso do controle de finanças de qualquer empresa, independentemente de qual seja o seu porte ou segmento de atuação, é a implementação de um planejamento financeiro completo na gestão de negócios.

É imprescindível poder contar com um sistema que apresente todas as despesas fixas e variáveis da imobiliária, para que o gestor possa ampliar a sua percepção a respeito dos gastos do período, entradas de capital e o que fazer para otimizar a margem de lucro do negócio.

Esse tipo de controle pode ser facilmente realizado por meio de um software de automação de tarefas para imobiliárias, tornando os processos muitos mais seguros, simples e ágeis de forma remota. Ou seja, sem precisar sair da empresa. Mais adiante falaremos sobre as vantagens de se investir em soluções tecnológicas.

2. Tenha a organização como uma habilidade profissional

Organização não deve ser considerada um mero capricho, mas encarada como uma habilidade profissional necessária para o sucesso. Tanto na gestão de controle financeiro online, como física, o fato é que a organização agrega confiabilidade nas informações de seus relatórios, pois reduz as chances de falhas humanas e equívocos causados por inconsistência de dados.

Desse modo, torna-se mais fácil antecipar-se a possíveis problemas futuros nas finanças, o que garante que a imobiliária não seja pega de surpresa e acabe passando por dificuldades financeiras.

3. Tenha controle sobre todos os gastos

Para que o planejamento tenha 100% de êxito, é imprescindível que a administração dos gastos seja realizada de modo que os bons resultados sejam assegurados. No entanto, isso só será possível se o empreendimento obtiver um desempenho satisfatório em suas vendas e, consequentemente, receber mais do que gasta para funcionar.

Dado esse contexto, uma das melhores práticas de controle financeiro online é saber gerenciar todos os gastos da imobiliária, separando-os em categorias (gastos fixos, gastos variáveis, despesas, etc) e fazendo uma análise do fluxo de caixa diariamente, de modo que não faltem recursos para que a empresa honre com os seus compromissos.

4. Priorize o pagamento das contas

Pagar as contas em dia é uma das melhores maneiras de evitar gastos desnecessários como juros e multas. Para isso, é preciso priorizar o pagamento de todas as contas, quitando-as em dia.

Portanto, tenha o fluxo de caixa da imobiliária sempre atualizado, pois assim você garantirá o pagamento de todas as despesas sem qualquer atraso.

Se a empresa não estiver em suas melhores condições financeiras e tenha contas em aberto, por exemplo, faça uma análise para ver quais contas podem ser negociadas com os credores para que o valor dos juros e multas seja reduzido. Seguindo essa linha de raciocínio, aos poucos, o negócio consegue sair das dívidas.

5. Pague antecipadamente para receber descontos

Pagar contas antecipadamente para receber descontos é uma prática de controle financeiro muito inteligente. Além de gerar economia de capital da empresa, dá credibilidade ao negócio e projeta uma ótima imagem perante os fornecedores, aliado ao fato de evitar possíveis dores de cabeça com atrasos.

6. Evite ao máximo o endividamento

Quem é que nunca teve complicações com pagamentos de contas e acabou se endividando, não é verdade? Afinal, em um mercado tão competitivo e uma recessão econômica presente em nossa realidade, às vezes acabamos nos complicando com as finanças.

No entanto, como gestor financeiro de uma imobiliária, é seu dever evitar, ao máximo, o endividamento do negócio. A regra básica para isso é: não gaste mais do que a empresa ganha!

Por isso, a gestão de informações referentes às contas a pagar deve ser realizada de maneira sistemática. As dívidas do empreendimento devem ser controladas para que as contas não se acumulem a ponto de se tornarem impagáveis por falta de recursos.

7. Saiba negociar com seus credores

Todo gestor empresarial, para garantir não apenas a sobrevivência de seu negócio no mercado, mas também o crescimento da empresa, deve se munir com habilidades de argumentação, persuasão e negociação.

É possível negociar com os seus credores por meio de propostas de pagamento atrativas e vantajosas para ambas as partes envolvidas. Afinal, eles têm interesse em receber, assim como você tem interesse em ficar livre das dívidas.

Para isso, tenha todas as informações organizadas e faça uma análise da situação financeira da imobiliária, isso dará a você ampla perspectiva e ajudará no processo de tomar decisões.

Além disso, evite que novas dívidas sejam formadas. Ao descobrir, por meio da sua análise, que a empresa não terá capital para arcar com uma conta na data estabelecida, negocie a mudança dos prazos de pagamentos com os seus fornecedores, evitando, assim, pagar juros e multas ou precisar fazer empréstimos para arcar com as despesas.

8. Invista em uma solução tecnológica

Em uma sociedade moderna em que, basicamente, todos os processos cotidianos são automatizados e digitalizados, como o pagamento de contas, a forma como consumimos entretenimento e informação, como nos comunicamos e, até mesmo, como fazermos as nossas compras, não há mais espaço para que as empresas utilizem planilhas para fazer a gestão financeira manualmente, concorda?

Hoje em dia, podemos contar com ferramentas e softwares tecnológicos que proporcionam inúmeros recursos e soluções inovadoras para as imobiliárias, possibilitando total controle financeiro online ou físico.

Dentre os benefícios que uma ferramenta tecnológica pode proporcionar, podemos citar:

  • automação nas atividades cotidianas da empresa;
  • controle de contas a pagar e a receber;
  • geração de relatórios, métricas e indicadores de desempenho das mais variadas áreas do negócio;
  • contratos de venda;
  • contratos de locação e financeiro;
  • engajamento nas mídias digitais;
  • integração automática com os maiores portais imobiliários do país.

Entre muitas outras funções relevantes para a empresa.

Quer saber mais sobre como funcionam as soluções de controle financeiro online da inGaia? Então entre em contato com a gente para que possamos ajudar você!

publicidade
Artigos relacionados
Compartilhe