Locação

8 vantagens ao utilizar um sistema de administração de imóveis para locação

8 vantagens ao utilizar um sistema de administração de imóveis para locação

Na rotina das imobiliárias existem muitos detalhes e exigências, especialmente quando se trata da locação de imóveis e das necessidades de inquilinos e proprietários. Para auxiliar nessas demandas e ajudar você a organizar as tarefas, atualmente é possível contar com um sistema de administração de imóveis.

Existem vários softwares que podem ajudar — e muito! — no dia a dia do corretor de imóveis. Para conhecer as vantagens de contar com um deles, confira o artigo de hoje!

1. Facilita a integração de tarefas

Atualmente, há opções de sistemas que reúnem diferentes tarefas dentro da mesma plataforma, facilitando a organização e aumentando a praticidade na rotina do profissional do setor imobiliário.

O que isso significa na prática? Você ganha tempo e não precisa acessar diferentes programas ou aprender a usar vários softwares para fazer a mesma tarefa. Além disso, um sistema integrado permite que a equipe tenha ainda mais segurança e controle dos dados, já que as ações ficam padronizadas para todos os colaboradores da imobiliária.

No entanto, existem, ainda, outros benefícios dessa integração. Por meio de um sistema de gestão integrado, os dados serão incluídos apenas uma vez — não há, portanto, a necessidade de fazer diversos cadastros em diferentes plataformas ou arquivos.

Essas informações poderão ser compartilhadas para os membros da equipe em tempo real, economizando tempo e recursos.

2. Auxilia em várias tarefas específicas do setor

Já pensou em ter uma ferramenta para ajudá-lo nas tarefas diárias do setor imobiliário? Atualmente, existem sistemas completos que auxiliam em todas as etapas da locação — eles proporcionam desde modelos personalizáveis de contratos de locação até a notificação e o envio de boletos para o controle financeiro.

Como a rotina é repleta de detalhes, o sistema de administração ainda conta com alertas de contratos que estão para vencer e notificações sobre reajustes no aluguel, por exemplo, para que não passe nenhuma informação sem que você perceba.

3. Oferece acesso online para inquilinos e proprietários

Entre as vantagens para os clientes proporcionadas pelos softwares está a criação de áreas exclusivas e protegidas por senha para que os inquilinos e proprietários dos imóveis possam acessar dados importantes quando desejarem.

Os inquilinos podem acessar a segunda via do boleto, receber notificações sobre eventuais débitos em aberto e alertas por e-mail ou SMS com informações e reajustes, se desejado. Para os proprietários de imóveis, a área exclusiva ajuda a atualizar dados cadastrais, a consultar a situação dos empreendimentos e a falar diretamente com a imobiliária.

4. Economiza tempo para o atendimento de clientes

Com a praticidade e a organização proporcionadas pelo sistema de administração de imóveis, você terá mais tempo para se dedicar ao atendimento dos clientes e para se atualizar em relação às novidades e às oportunidades da sua região.

É possível, ainda, extrair métricas e dados do sistema para montar relatórios com as movimentações financeiras e análises internas, o que te ajudará a coordenar equipes.

5. Organiza documentos no próprio sistema

O cenário de um escritório sempre nos remete a pilhas e pilhas de contratos e outros documentos — algo que demanda tempo de gerenciamento e ocupa espaço. Por outro lado, um sistema de administração de imóveis permite que os corretores possam gerenciar esses documentos sem o uso de papéis, de modo muito mais eficiente.

Afinal, os registros ficam armazenados apenas no sistema em nuvem. Arquivos digitais são mais fáceis de serem armazenados e encontrados, agilizando o atendimento ao cliente.

6. Agiliza o repasse de informações aos clientes

Para aumentar as chances de fechar um contrato, o corretor precisa ter em suas mãos informações completas e atualizadas. Dessa forma, ele consegue encontrar um imóvel que melhor se encaixa no perfil do cliente. Isso é feito facilmente por meio de um software.

Com todos os imóveis cadastrados, o sistema é capaz de fazer uma procura precisa de residências com base no tipo de imóvel (casa, loja, apartamento, etc) e nas características desejadas (tamanho, região, infraestrutura, etc).

Assim, usando esses filtros, a busca fica muito mais refinada e ágil, apresentando ao cliente sempre as melhores opções. As imagens, é claro, não podem ficar de fora. É possível inserir fotos dos imóveis e exibi-las rapidamente aos usuários no momento do atendimento.

Os dados sobre as características e a infraestrutura de cada imóvel também ficam disponíveis para o corretor, que também consegue fazer mais facilmente uma comparação dos valores por metro quadrado das propriedades.

Informações sobre o histórico do imóvel e do cliente também ficam registradas. Assim, é possível saber quem demonstrou interesse pela residência e qual é o perfil de cada usuário, o que torna o atendimento mais personalizado e eficiente.

7. Proporciona estabilidade e mobilidade

Muitas vezes, o corretor precisará atender os clientes fora do escritório — em visitas, stands e reuniões. Para ter acesso remoto a documentos, fotos e outras informações, os softwares de administração de imóveis são uma verdadeira mão na roda.

Por ser um sistema online, há a possibilidade de acessá-lo de qualquer dispositivo conectado à internet, independentemente do lugar em que o profissional se encontra — a mobilidade é um grande diferencial para as demandas atuais.

Assim, se você estiver em uma visita, por exemplo, poderá usar um tablet ou um smartphone para exibir imagens de outros imóveis e projetos, realizar cadastros e atualizar as informações do sistema. Essa troca ágil por meio da rede permite a redução da quantidade de etapas do atendimento até a decisão de compra ou aluguel.

8. Favorece a análise e a interpretação de dados

Para medir a eficiência no fechamento de contratos, é muito importante analisar todos os registros e processos. A análise manual de documentos físicos é bem demorada e muito mais suscetível a erros.

Além disso, lembre-se de que a interpretação eficiente dos dados exige o cruzamento das informações advindas de diversas fontes — como histórico de locações, taxa de desistências, inadimplência e outros dados financeiros.

Esse é um dos recursos estratégicos mais valiosos desses sistemas de administração de imóveis. Eles reúnem funções de geração de gráficos e relatórios, o que torna a tarefa de análise muito mais simplificada e automatizada.

Por meio dos dados gerados os corretores poderão compreender que estratégias ou processos estão funcionando ou quais deles precisam ser aprimorados. Isso terá um reflexo direto no número de locações.

Agora que você já viu nossa lista com as 8 vantagens de se utilizar um sistema de administração de imóveis para locação, aproveite para conhecer o inGaia Locação e tenha tudo o que você precisa para realizar a gestão de contratos de locação e financeiro completo para sua imobiliária.

Gostou de saber como um sistema de administração de imóveis pode aprimorar seus processos e alavancar os resultados? Entre em contato conosco para descobrir a solução mais adequada para você!

publicidade
Black Friday inGaia - R$ 1000,00 de desconto para ter o sistema imobiliário mais completo do mercado
Artigos relacionados
Compartilhe