Locação

luiz-a-importancia-de-ter-uma-gestao-profissional-na-sua-imobiliaria.jpeg

A importância de ter uma gestão profissional na sua imobiliária

Administração ou gestão é o conjunto de ações pré-planejadas que têm o objetivo de garantir o funcionamento e a sustentação do negócio. Sendo assim, fazer a gestão profissional da imobiliária não é um mero capricho que o empreendedor deve ter, mas uma atitude estratégica para manter sua empresa competitiva no mercado atual.

Gerenciar uma imobiliária é uma tarefa que requer muita habilidade e experiência no segmento, pois exige diversas responsabilidades como a capacitação da equipe de colaboradores, padronização dos processos, mapeamento de oportunidades, entre outros aspectos altamente relevantes para garantir a sobrevivência do negócio.

Por isso, neste conteúdo mostraremos a importância de realizar uma gestão profissional da imobiliária e algumas práticas assertivas para garantir os melhores resultados. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura do artigo para conferir!

Capacite a equipe da imobiliária

Uma equipe de colaboradores bem capacitada é a essência de uma empresa bem-sucedida, assim como um time inexperiente e despreparado pode levar um negócio ao fracasso total, não é verdade?

Dado o contexto, é imprescindível investir na capacitação de seus funcionários. Afinal, administrar pessoas é uma das vertentes da gestão profissional da imobiliária. Além disso, colaboradores que se sentem valorizados, tendem a trabalhar com mais motivação e a buscar por resultados cada vez melhores, o que é benéfico para o negócio como um todo.

Faça um mapeamento assertivo das oportunidades

Por meio do auxílio da tecnologia é possível analisar as regiões em que a imobiliária atua, antecipando-se aos índices de valorização ou desvalorização dos imóveis e garantindo uma posição de vantagem estratégica em relação aos seus concorrentes.

Um software de automação de processos imobiliários é capaz de integrar todos os imóveis cadastrados, mapeando-os de acordo com sua localização, o que torna não apenas o trabalho dos corretores muito mais ágil e abrangente, como também facilita de forma significativa a gestão de oportunidades, já que elas ficam integradas em um único ambiente virtual.

Gerencie a carteira de clientes

Em um mundo digitalizado, em que a concorrência está a cada dia mais equipada com sistemas e soluções tecnológicas, insistir em ferramentas e metodologias obsoletas pode ser bastante arriscado para sua imobiliária, abrindo caminho para que as empresas rivais captem todas as oportunidades do mercado.

Portanto, considere atualizar os recursos que você utiliza para gerenciar a carteira de clientes.

Planilhas e documentos impressos em papel, que exigem trabalho manual, já foram ferramentas indispensáveis há muitos anos, mas hoje em dia a concorrência pode fazer muito mais em menos tempo pelo simples fato de estar munida com sistemas de automação de tarefas operacionais.

Dito isso, fazer o gerenciamento da carteira de clientes, utilizando um software que automatiza os processos, é uma das melhores práticas para elevar o nível de seu negócio e realizar uma gestão profissional da imobiliária.

Esse tipo de tecnologia permite que os clientes sejam cadastrados no sistema, categorizando-os de acordo com características específicas (perfil de consumo, tipo de imóvel desejado, faixa orçamentária para investimento etc.), o que facilita e agiliza o trabalho de seus corretores.

Formalize suas negociações

Em um contrato de locação é preciso constar os mais variados detalhes e informações sobre o que foi conversado durante as etapas de negociação, especificando, por exemplo, o que o inquilino pode ou não fazer, os prazos de pagamento e vigência, assim como tantas outras considerações, correto?

No entanto, é muito comum que grande parte desses acordos sejam negociados de maneira informal, o que pode abrir uma grande margem para problemas e dores de cabeça no futuro.

Por isso, se você pretende evitar surpresas desagradáveis, é imprescindível que sua gestão de contratos seja profissional. Sendo assim, o melhor caminho é documentar tudo que diz respeito ao imóvel, ao inquilino e ao locatário, formalizando a negociação como um todo.

Dessa forma, se torna muito mais fácil cobrar certas obrigações – como pagamentos dentro do prazo –, assim como garantir que todos os direitos de ambas as partes envolvidas sejam devidamente cumpridos e respeitados.

Padronize e automatize os processos com um ERP

No cotidiano de uma imobiliária, dependendo do volume de contratos de locação, a tarefa de dar conta da gestão, principalmente se o trabalho for realizado manualmente, pode ser um verdadeiro desafio.

Afinal, por mais que tenham sua utilidade, as planilhas nem sempre são capazes de garantir eficiência, precisão e segurança no que se diz respeito à gestão dos procedimentos operacionais da empresa, não é verdade?

Por isso, investir em uma solução tecnológica é, sem dúvida, a dica mais relevante deste artigo, pois esse tipo de ferramenta otimiza a administração dos negócios de maneira intuitiva e eficaz.

Ao implementar um software de gestão de aluguel como o inGaia Locação, você terá muito mais controle e organização sobre os seus contratos, já que o sistema automatizará a maior parte das tarefas. Além disso, a ferramenta permite que você encontre qualquer documento ou ficha cadastral com apenas alguns cliques na tela do computador por meio de seus recursos de pesquisa e acompanhamento.

O software assume um importante papel em sua empresa, pois centraliza os contratos e suas respectivas características particulares, oferecendo informações fundamentais como:

  • alertas automáticos;
  • prazo de vigência;
  • dados sobre obrigações tributárias como a DIMOB;
  • informações sobre as partes envolvidas;
  • dados sobre pagamentos;
  • checklist de pendências dos contratos.

Entre muitos outros aspectos de grande importância para a gestão profissional da imobiliária, que possibilitam o crescimento sem que o número de contratos gerenciados afete a produtividade do negócio ou interfira em sua qualidade.

Como você pôde conferir no conteúdo, realizar uma gestão profissional da imobiliária é uma tarefa de grande responsabilidade e que está diretamente atrelada ao sucesso do empreendimento, concorda?

Para isso, capacitar os colaboradores para que estejam aptos a lidar com o mercado atual, padronizar os processos cotidianos e investir em uma solução tecnológica de automação imobiliária são apenas algumas das medidas mais importantes para se obter os melhores resultados em sua estratégia de gestão.

Agora que você já entende a importância de aderir às melhores práticas para fazer a gestão profissional da imobiliária, não deixe de conferir também as nossas seis dicas para otimizar sua gestão de contratos de locação!

publicidade
Artigos relacionados
Compartilhe