Afinal, divulgar o endereço do imóvel à venda vale a pena?

Atualizado em 22/11/2018 as 10:42
Tempo de leitura: 8min aprox.

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A venda de um imóvel, diferentemente da venda de outros bens, implica na adoção de algumas estratégias e boas práticas a fim de tornar o processo mais eficiente e transparente.

A divulgação de fotos e uma descrição bem-feita, por exemplo, são ações bem comuns e que servem não só para gerar o interesse do futuro comprador, mas também atuam como reforço na confiabilidade da proposta, demonstrando as reais características e condições do imóvel.

Por outro lado, existe uma dúvida quanto à divulgação — ou não — do endereço do imóvel que se pretende vender. Muitos corretores têm receio de divulgar esse tipo de informação e, de alguma forma, comprometer a venda ou gerar qualquer transtorno ao morador atual, quando se trata de imóvel ainda habitado.

Então, se você também partilha dessa dúvida, o post de hoje poderá lhe ser muito útil! Continue a leitura e entenda por que divulgar o endereço do imóvel é uma medida recomendada. Acompanhe:

Melhora a experiência de quem está buscando

Para muitos corretores, ocultar o endereço do imóvel é uma prática que garante maior probabilidade do fechamento do negócio, pois evita que outros corretores ou imobiliárias interfiram na negociação ou que o interessado vá atrás do proprietário para tentar fechar a compra diretamente com ele.

Contudo, esse tipo de análise está completamente defasado, já que o mercado imobiliário atual é bastante diferente do que se via há alguns anos. Hoje, as pessoas buscam informações rápidas para os seus questionamentos e querem soluções práticas e eficazes para solucionar os seus problemas.

Nesse contexto, ocultar as informações de um imóvel, especialmente em anúncios feitos pela internet, é uma atitude que vai contra os hábitos dos consumidores atuais.

O possível comprador do seu imóvel está em busca do maior número de informações possível sobre aquilo que precisa — mais que isso, ele condiciona a sua decisão de compra a essas informações. Por isso é tão importante deixar todos os dados do imóvel de forma clara e objetiva.

Ajuda na segmentação da proposta

Outro fator que reforça a importância da divulgação do endereço do imóvel à venda é a segmentação que esse tipo de informação proporciona ao anúncio.

Em regra, a pessoa que está em busca de um novo imóvel — seja para morar ou investir — já tem em mente algumas características esperadas para atender às suas necessidades. E o endereço da propriedade é, sem dúvida, um desses fatores de suma importância, já que os imóveis costumam ser bastante valorizados dependendo da sua localidade.

Assim, ao divulgar o endereço completo do imóvel, o corretor ajuda na segmentação do público da oferta, gerando interesse nas pessoas certas e evitando negociações com grande probabilidade de insucesso, por não se alinhar ao perfil do comprador.

Em outras palavras, é como um reforço na qualificação das suas leads, otimizando o processo de negociação com indivíduos que realmente se enquadram como possíveis compradores para um determinado imóvel.


Potencializa o rankeamendo nas buscas no Google

Como dito, o mercado imobiliário atual pouco tem a ver com o de alguns anos atrás. A internet já se tornou um dos principais canais de venda e prospecção de clientes, por isso, investir em ações que potencializem as vendas por esse canal é, sem dúvida, uma atitude bastante estratégica.

Em se tratando da divulgação de um anúncio por meio digital, ao inserir o endereço completo do imóvel o corretor imobiliário indica mais dados aos algoritmos de busca do Google, reforçando uma das características mais importantes de uma publicação: a sua relevância.

Além disso, é importante mencionar que os motores de busca, como o Google, também utilizam dados de localização para exibir os anúncios aos usuários corretos. Dessa forma, se há a inserção dessa informação, a probabilidade de alguém da mesma localidade do imóvel ou de regiões vizinhas ter acesso ao anúncio é bem maior.

Passa maior credibilidade

Essa é uma lógica comum a qualquer tipo de transação. Afinal, quem nunca sentiu uma certa desconfiança de anúncios que omitiam informações importantes, como o preço de um produto?

A verdade é que, hoje, a desconfiança é um sentimento bem comum a quem quer que esteja disposto a realizar alguma compra. O corretor deve, portanto, fazer de tudo para romper esse paradigma e ganhar a confiança do seu futuro cliente.

Informar de forma transparente, simples e objetiva todos os dados relevantes do imóvel é uma atitude que ajudará bastante na relação com o cliente. E, nesse ponto, inserir o endereço do imóvel ao anúncio é uma das primeiras medidas para melhorar a reputação do anúncio e, assim, chamar a atenção do cliente de forma positiva.

Facilita a vida do possível comprador

Quem está interessando na compra de um imóvel, certamente, se certificará de que a propriedade é exatamente aquilo que procura. Então, por que não facilitar a vida do futuro comprador?

Ao indicar a localidade exata do imóvel, o corretor possibilita que o cliente possa proceder às pesquisas que achar pertinentes, como levantar informações sobre a região, verificar a vizinhança, a proximidade de estabelecimentos comerciais e de saúde, entre outros dados relevantes.

Além do mais, como é muito comum hoje em dia, o propenso comprador pode analisar todas essas informações citadas por meio da internet, e também por intermédio de softwares, como o Google Street View. Muitas pessoas, inclusive, fazem questão de levantar, elas mesmas, esse tipo de informação.

Contudo, isso só será possível se ele souber o endereço. Então, facilite a jornada de compra do seu cliente, e deixe que ele tenha um pouco mais de autonomia!

Enfim, está mais do que claro que divulgar o endereço do imóvel que se pretende vender é uma atitude bastante recomendada.

Os tópicos listados até aqui servem para retirar qualquer receio ou ideia equivocada de que a divulgação desse tipo de informação possa prejudicar as suas transações. Sendo assim, seja transparente em seus negócios e forneça todas as informações que forem úteis ao futuro comprador.

Então, gostou do post? Esperamos que suas dúvidas tenham sido solucionadas. Mas, agora, não pare por aqui: baixe nosso e-book e aprenda como alavancar a venda de imóveis a partir da utilização de um site!

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