Locação

Alugar ou comprar: por que os brasileiros têm preferido a locação?

Alugar ou comprar: por que os brasileiros têm preferido a locação?

Que a casa própria é o sonho de consumo de muitas pessoas você certamente já está cansado de saber, certo? Contudo, o que pode estar passando batido a seus olhos é que, ao menos nos últimos anos, optar pela locação tem sido uma das melhores decisões para se viver bem. Isso se apoia principalmente no fato de que, pela primeira vez desde 2008, os preços da locação registraram forte queda. Além disso, a maior rigidez na cessão bancária de crédito imobiliário aumentou a procura dos brasileiros pelo aluguel, ultrapassando o interesse em relação à compra.

Já pensou em como a movimentação do mercado imobiliário, ao mesmo tempo em que trouxe preocupações a quem tem seus negócios arraigados à compra e à venda, abriu oportunidades para imobiliárias e corretores autônomos fecharem ótimos negócios de aluguel? Pois definitivamente vale a pena dar uma estudada no atual cenário para conferir alguns dos motivos que têm levado as pessoas a optar pela locação em vez da compra! Então já comece conferindo o post de hoje!

A locação atualmente está mais barata

Sem dúvida, os valores mais baixos do aluguel formam razões extremamente tentadoras para levar os brasileiros a optar pela locação. E, colocando na calculadora, na maioria dos casos realmente tem valido bem mais a pena locar do que assumir um financiamento imobiliário — levando em conta imóveis de equivalência em relação a localização, tamanho e oferta de serviços.

O aluguel oferece maior mobilidade

Comprar um bem imóvel demanda não só planejamento como muita vontade de permanecer naquele local — ao menos por alguns bons anos. Por essas e outras é que alugar se torna uma opção bem mais conveniente para quem precisa de mobilidade — mais ainda em um mercado de empregos cada vez mais flexíveis e mutáveis. Também não é nada raro que o comprador se veja insatisfeito com o próprio imóvel ou mesmo com a vizinhança depois que passa a conhecer mais o bairro onde escolheu residir. Mais uma vez, a locação é mais atraente, pois permite que se conheça melhor a região antes de decidir efetivamente morar por ali.

O custo de manutenção é mais baixo

Na locação de imóveis, as manutenções prediais correm pela responsabilidade do proprietário. Por isso, quem busca por essa opção se livra de gastos dessa natureza no final do mês. E caso o imóvel precise de reformas, o locatário pode tentar negociar para que o dono banque as obras, seja realmente pagando o que for preciso ou ao menos abatendo o montante dos próximos aluguéis. Nesse caso, normalmente, tudo acontece com base em combinações entre inquilino e proprietário, sendo intermediado pela imobiliária.

É uma boa alternativa ao financiamento

A locação pode garantir um fôlego a mais para que o interessado em uma eventual compra faça uma busca mais detalhada do imóvel ideal. É inclusive uma ótima estratégia para aquelas pessoas que ainda não conseguem financiar a casa própria, seja por qual for o motivo. Nesse cenário, enquanto estiver no aluguel, é possível juntar mais recursos para dar uma boa entrada no financiamento do lar perfeito.

Como você pôde observar, são vários os motivos que têm levado os brasileiros a buscar o aluguel em vez da compra de um imóvel nos últimos anos. E são justamente esses motivos que podem se transformar em grandes oportunidades para as imobiliárias e os corretores autônomos que estiverem antenados à realidade do mercado.

Agora que você entendeu por que os brasileiros têm preferido a locação ao invés da compra de imóveis, aproveite para conhecer o inGaia Locação e tenha tudo o que você precisa para fazer a gestão de contratos de locação e financeiro completo para a sua imobiliária.

Nos conte aqui se conhece mais algum motivo que leve à preferência pela locação em vez da compra de imóveis! O que seus clientes têm preferido: alugar ou comprar? Deixe suas dúvidas e opiniões nos comentários e participe da conversa!

publicidade
Administração de Locações e Financeiro Completo - inGaia Locação
Compartilhe