Locação

Aluguel de imóvel: como convencer o cliente a contratar uma imobiliária?

Aluguel de imóvel: como convencer o cliente a contratar uma imobiliária?

Tentar contato direto com o proprietário na busca por um imóvel para alugar é uma prática bem mais comum do que você imagina, sabia? E isso normalmente acontece por pura falta de conhecimento dos futuros inquilinos, que pensam que, dessa forma, o processo envolverá menos burocracia e quaisquer possíveis problemas da nova moradia serão resolvidos mais facilmente. Mas, na prática, não é bem assim que funciona.

De fato, são os corretores de imóveis e as imobiliárias que realmente conhecem o trabalho que dá preparar a documentação para alugar um imóvel, além da própria elaboração do contrato e da vistoria. A fim de evitar problemas, então, o ideal é contar com o know-how desses profissionais. Para você tudo isso está mais que claro, certo? Mas e para clientes em potencial? Saiba agora mesmo como você pode oferecer seus serviços e mostrar as vantagens de alugar com profissionais especializados!

Sem burocracia

Entendendo por burocracia todo o processo de elaboração do contrato de locação, averiguação dos dados tanto do futuro inquilino como do fiador, além da vistoria do imóvel alugado, o grande diferencial de optar por uma imobiliária em vez do contato direto com o dono está na assistência oferecida. Nesse caso, o processo trará tranquilidade para proprietário e inquilino, que receberão todo o apoio necessário, do início ao fim — desde a procura pelo imóvel certo, passando pela assinatura do contrato e permanecendo durante sua vigência, ao intermediar os contatos entre locador e locatário e administrar o recebimento dos aluguéis, por exemplo.

Sem desconfiança

Antes de efetivamente concluir o aluguel do imóvel, é preciso analisar toda a documentação do futuro inquilino e do fiador — lembrando que, se forem casados, a documentação dos respectivos cônjuges também deve ser incluída. A lista abrange todos os documentos pessoais, assim como, por exemplo, comprovante de renda. Com os documentos dos envolvidos em mãos, a imobiliária faz a avaliação do possível inquilino, verificando se existem pendências em seu nome, consultando até suas referências, dependendo do caso. Se essa análise não for feita da forma adequada, o proprietário pode ter problemas com o pagamento do aluguel ou ainda com o estado do imóvel depois de terminado o prazo do contrato. Pense bem: quem faria tudo isso com o devido cuidado por conta própria?

Sem erro

No contrato deverão estar especificadas todas as informações referentes ao imóvel, incluindo as condições de entrega, a descrição dos cômodos e da estrutura, o valor do aluguel e a data de pagamento, bem como o período de vigência da transação. Geralmente, os contratos são feitos para um ano ou 30 meses de uso. Depois desse período, o inquilino pode renovar, sofrendo um ajuste no valor do aluguel. Também é preciso esclarecer como funciona, para ambas as partes, a quebra de contrato. Contratos feitos diretamente com o proprietário podem apresentar falhas nesse sentido. Já as imobiliárias possuem modelos de contrato de aluguel que facilitam o processo, evitando erros e ambiguidades.

Sem preocupação

A vistoria também é um ponto importante a ser abordado. Esse processo (e o respectivo documento dele resultante) indicará a situação em que o imóvel é entregue — em relação a pintura, eventuais rachaduras e furos nas paredes, condição do piso e até a existência de lâmpadas e outros detalhes serão demarcados ali. Na hora da saída, o inquilino deve entregar o imóvel nas mesmas condições. Se houver divergência, a parte prejudicada pode fazer uma contestação junto à imobiliária. E no caso de um contato direto, como isso seria feito?

Muitas vezes, o proprietário escolhe fazer a locação do seu imóvel sozinho para não ter que arcar com as taxas da imobiliária. Mas a verdade é que as possíveis dores de cabeça decorrentes desse atalho e os inúmeros detalhes que precisam ser vistos provarão como essa decisão foi equivocada.

Agora que você aprendeu como convencer o cliente a contratar uma imobiliária quando for realizar algum aluguel de imóvel, aproveite para conhecer o inGaia Locação e tenha um software de gestão de contratos de locação e financeiro completo para a sua imobiliária, além de contar com o módulo de vistoria registrado no sistema e vinculado ao contrato.

Que tal aprender agora como ajudar seus clientes com o contrato de locação? Você pode encontrar outros ótimos argumentos a seu favor nesse post! Confira!

publicidade
Corretor de imóveis, tenha uma plataforma completa para seu sucesso.
Artigos relacionados
Compartilhe