Tecnologia

Aplicativos de realidade virtual podem ajudar na venda de imóveis?

Aplicativos de realidade virtual podem ajudar na venda de imóveis?

Sabia que a realidade virtual é uma tecnologia que vem se destacando não só entre usuários mas principalmente entre os negócios? Embora ainda esteja dando seus primeiros passos no mercado corporativo, são grandes as promessas do que suas ferramentas serão capazes de fazer. E um dos muitos segmentos beneficiados pelos recursos da realidade virtual será o imobiliário! Há inclusive quem diga que estamos chegando ao fim das visitas físicas aos imóveis e caminhando para um futuro onde será possível escolher onde morar sem nem precisar sair de casa! Mas, afinal, como aplicativos de realidade virtual podem ajudar na venda de imóveis? No post de hoje você poderá conferir seus benefícios para o setor, além dos principais avanços da tecnologia! Curioso? Veja só:

Catálogo de outra dimensão

O catálogo tradicional de casas e apartamentos com fotos e informações impressas em papel já está cedendo lugar a cadastros on-line, armazenados em sites e blogs. No entanto, com o avanço da tecnologia, essa divulgação tende a ficar cada vez mais sofisticada. Imagine se, em vez de fotos e informações, o corretor imobiliário pudesse disponibilizar catálogos virtuais em aplicativos que permitam total imersão nos imóveis, como se o cliente realmente estivesse lá? É justamente isso que a realidade virtual promete!

Com as câmeras específicas, o corretor imobiliário poderá mapear todos os cômodos de um imóvel em 360º, disponibilizando esse panorama para os clientes interessados por meio de aplicativos próprios para dispositivos mobile. Sabe a experiência proporcionada pelo Google Street View? Pense nisso, só que com imóveis.

Alta disponibilidade e trabalho facilitado

Com essa tecnologia será possível visitar o imóvel virtualmente, a qualquer hora e quantas vezes forem necessárias, para que não restem dúvidas sobre a escolha. Informações sobre construção, localização, valor e outros dados relevantes aparecerão dinamicamente na tela do usuário. Nesse caso, seria algo semelhante à experiência que o Google Glass (os óculos inteligentes da Google) oferece.

Esses recursos prometem reduzir consideravelmente o tempo gasto por corretores com visitas e eventuais retrabalhos. Afinal, caso o cliente tenha alguma dúvida ou não tenha se atentado a algum detalhe em determinada visita, poderá conferir tudo novamente sem precisar voltar ao local.

Funcionamento simplificado

Um sistema imobiliário dotado de tecnologia de realidade virtual será consideravelmente mais robusto do que o tradicional. Isso não significa, no entanto, que ele deve ser complicado — afinal, a ideia aqui é exatamente descomplicar!

Com uma câmera que grava em 360º, devem ser mapeados todos os cômodos dos imóveis disponíveis no catálogo da imobiliária, relacionando informações a respeito de cada um deles. Essas imagens serão disponibilizadas em aplicativos de realidade virtual desenvolvidos sob demanda para o negócio imobiliário e próprios para a visualização de imagens em 360º. A empresa pode, ainda, disponibilizar a visualização das plantas e outras informações que julgar relevantes.

Por enquanto, já existem no mercado óculos de realidade virtual que fazem uso dessa tecnologia — e a tendência é que novas opções sejam desenvolvidas em breve. Equipamentos mais caros, como os óculos Gear VR da Samsung e o Rift da Oculus, e opções mais simples, como o Cardboard da Google, feito de papelão, já oferecem a seus usuários experiências de realidade totalmente únicas.

Alavanca tecnológica para os negócios

As tecnologias de realidade virtual vieram para facilitar a vida dos corretores e das imobiliárias, oferecendo uma excelente solução para um dos principais problemas do cliente: a dúvida sobre as características de um imóvel que ainda não visitou.

E o melhor é que, com a popularização dessa tecnologia, as técnicas e os equipamentos tendem a ficar mais baratos, o que pode transformar os aplicativos em grandes aliados dos negócios imobiliários.

E a melhor forma de divulgar imagens de seus imóveis de forma diferenciada, é através de um site de qualidade. O inGaia Imob oferece, além do melhor CRM imobiliário do mercado, um site totalmente customizável, onde você pode fazer a divulgação de imóveis nos portais, além de um chat em tempo real com mais de 30.000 corretores para parcerias.

Agora nos conte aqui: quais são suas expectativas para essa tecnologia? Pretende implementá-la no seu empreendimento imobiliário? Compartilhe sua opinião conosco!

publicidade
Black Friday inGaia - R$ 1000,00 de desconto para ter o sistema imobiliário mais completo do mercado
Artigos relacionados
Compartilhe