Tecnologia

Aprenda a usar o Instagram para vender imóveis

Aprenda a usar o Instagram para vender imóveis

Com o próximo ano já dobrando a esquina, você precisa começar a pensar em como vender mais imóveis, certo? Sabia que as expectativas para o mercado imobiliário em 2017 são ótimas? O detalhe é que, para aproveitar ao máximo cada uma, você precisa lançar mão dos recursos certos. Aí é que entra o Instagram para vender imóveis.

É isso mesmo! Estamos falando de uma das redes sociais de maior sucesso do momento, com mais de 400 milhões de usuários, sendo a maioria diariamente ativa. O melhor? Ele gera 10 vezes mais engajamento que o Facebook e 54 vezes mais que o Pinterest! Não dá para perder a oportunidade de se destacar no Instagram, não concorda? Então aprenda agora mesmo a usá-lo a favor da venda de imóveis!

Comece pela URL

No momento em que você cria uma conta no Instagram, tem que escolher seu usuário, nome que figurará na sua URL. É natural querer que seja um nome único, relevante e de fácil memorização, mas não se esqueça que você também deve prezar pela facilidade de entendimento.

Na prática, quando um cliente perguntar a você (ou a qualquer outra pessoa), a URL deve ser reconhecida e lembrada facilmente. Portanto, nada de símbolos, nomes estrangeiros ou de grafia muito complicada. Nesse quesito, a simplicidade sempre é o melhor caminho, encurtando o percurso até a popularização do seu perfil.

Resuma seu perfil

O Instagram não permite que o usuário escreva uma biografia inteira para anexar a seu perfil. O problema é que essa limitação dificulta um pouco a elaboração da explicação sobre o objetivo da sua página. Como na verdade não há o que fazer, o segredo está em procurar ser sucinto.

Quanto mais assertivo você for, melhor será a qualidade dos leads captados por meio da rede social. Lembre-se, afinal, de que a essência das buscas em qualquer plataforma de interação está no uso de palavras-chave. Mantendo a simplicidade e a clareza, você pode escrever que “trabalha com salas comerciais na região da grande São Paulo e imóveis de luxo em Curitiba”, por exemplo. Direto ao ponto.

Capriche nas fotos

Impressionantemente, por dia são publicadas cerca de 80 milhões de fotos no Instagram para um público que representa 30% do total de usuários de internet no mundo. Acredite: é muita gente. Mas em meio a esse mar de cliques publicados, como ganhar a atenção da audiência? Para isso, não basta publicar qualquer foto. Você tem que sair do lugar-comum, compartilhando imagens realmente inspiradoras para quem está em busca de um imóvel.

Use os filtros do Instagram para corrigir detalhes de luminosidade e dar mais vida a suas fotos. Saia do ambiente interno e mostre o potencial da vizinhança de cada imóvel, registrando parques, jardins, comércio, panorama durante o dia e clima à noite. Procure fazer com que os internautas se imaginem no seu lugar, apreciando a vista, usando o living ou descansando no terraço. Crie um ambiente que já transmita uma mensagem por si só.

Abuse das hashtags

As hashtags nada mais são que palavras-chave acompanhadas do símbolo #, que transforma o texto em hiperlink. Esse hiperlink, por sua vez, conecta todas as pessoas que estão falando sobre o mesmo assunto, o que pode ajudá-lo a ganhar visibilidade e, com isso, atrair um número cada vez maior de potenciais clientes no Instagram para vender imóveis.

As hashtags mais comuns no mercado imobiliário são #imoveis, #homesweethome, #ap e #lardocelar, entre outras. Mas você pode se antecipar, de certa forma prevendo os acontecimentos para despertar o interesse do público. Você pode buscar por hashtags como #casamento ou #grandedia, por exemplo, e dar de cara com pessoas que estão iniciando uma nova vida. Isso pode significar a compra de uma casa ou apartamento, correto? Outra palavra-chave que você pode monitorar é #mudança, já que muitas pessoas se movem com frequência de uma casa a outra.

E por mais que exista um limite de hashtags que podem ser usadas a cada publicação no Instagram (no caso, 30), não exagere! Você não precisa preencher a descrição das suas fotos com todas as hashtags possíveis. Que tal encontrar apenas as mais relevantes para o seu negócio e focar nelas?

Faça boas descrições

Imagens realmente são recursos geniais para atrair a atenção e gerar engajamento, mas isso não significa que você deva negligenciar as descrições textuais. Especialmente na venda de imóveis, falar a respeito da localização, indicar metragem, descrever características e apontar detalhes é praticamente uma obrigação.

Aqui, mais uma vez, o ideal é manter a objetividade. Por isso, seja breve em cada descrição e aproveite o espaço para inserir um link para seu site, a fim de fazer com que o internauta dê continuidade à jornada de compra caso realmente se interesse. Nesse sentido, usar encurtadores de URL é fundamental para otimizar o espaço.

Siga as pessoas certas

Aproximadamente 48,8% das marcas estão no Instagram, divulgando imagens que deveriam atrair uma audiência qualificada. Quando percebem que nem todos os leads desejados chegam, muitas passam a seguir qualquer pessoa na rede social para fazer com que essa pessoa também a siga. Mas a verdade é que quantidade de seguidores não é um indicador de sucesso real. Trata-se apenas de uma métrica de vaidade.

O melhor a fazer é construir sua audiência dia após dia, conectando-se com pessoas e empresas que têm algo a oferecer a você, assim como você tem algo a oferecer a elas. Imagine seguir um adolescente de 16 anos quando você deveria estar se aproximando dos pais dele para usar o Instagram para vender imóveis. Pensar logicamente pode poupar tempo e melhorar a qualidade das suas interações.

Interaja com frequência

Falando em interação, por se tratar de uma rede social baseada no compartilhamento de imagens, há quem tire várias fotos, publique-as e nunca mais veja se alguém curtiu, comentou ou compartilhou a publicação. Para um internauta ativo, essa é a maior prova de que você não está nada interessado na audiência.

Não caia nessa armadilha! O Instagram é perfeito para dar a visibilidade que seu empreendimento merece. Para isso, porém, você deve dedicar tempo para responder aos comentários, mencionar as pessoas que solicitaram informações, orientar e interagir. Aumentar a venda de imóveis depende muito do nível de confiança que as pessoas depositam em você, o que só pode ser alcançado se você se mostrar aberto e presente.

Dizem que a propaganda é a alma do negócio, mas acreditamos que só Instagram para vender imóveis não é suficiente. Você também precisa saber qual é o imóvel ideal para seus clientes. Quer aprender mais essa? Confira aqui! E aproveite para também entender mais sobre o mobile marketing!

Outra dica para vender ainda mais imóveis, é investir em um bom CRM imobiliário, como o inGaia Imob, onde você otimiza o seu trabalho fazendo a gestão de clientes e imóveis, além de acompanhar a performance de sua imobiliária de qualquer lugar e de qualquer dispositivo.

publicidade
Black Friday inGaia - R$ 1000,00 de desconto para ter o sistema imobiliário mais completo do mercado
Artigos relacionados
Compartilhe