Marketing

autoridade-de-dominio-como-influencia-o-site-da-minha-imobiliaria.jpeg

Autoridade de domínio: como influencia o site da minha imobiliária?

De fato, um site com boa autoridade de domínio sai na frente da concorrência e gera muitas oportunidades de vendas. Para uma imobiliária, esse pode ser um diferencial na hora de destacar e negociar suas unidades disponíveis.

Exatamente por isso, neste artigo explicaremos o que é a autoridade de domínio e como verificar a relevância do seu site para os buscadores. Além disso, mostraremos o que fazer para evitar punições do Google e as boas práticas para melhorar a sua reputação.

Quer melhorar a autoridade do seu domínio e alcançar melhores resultados nas páginas dos buscadores? Então siga com a leitura!

Afinal, o que é autoridade de domínio?

Sem dúvidas, essa é uma questão que vem ganhando maior notoriedade ao passar do tempo — principalmente para as empresas que precisam do Google para alavancar as suas vendas na internet, como o site da sua imobiliária. Isso porque a autoridade de domínio (domain authority, ou simplesmente D.A.) é uma métrica de SEO (Search Engine Optimization) responsável por avaliar diversas características Off Page do site que determinam a sua relevância em relação a outros que estão presentes no banco de dados dos buscadores — como o Google.

Em outras palavras, podemos dizer que a autoridade de domínio se caracteriza por medidores que analisam o número de links externos (outros sites) que direcionam para o seu endereço. Cabe ressaltarmos que a qualidade desses links é mais importante que a quantidade. Ou seja, mais vale um grande portal com muitos acessos apontar para o site da sua imobiliária do que diversos sites sem relevância. A dica aqui é tentar obter o maior número possível de bons sites que fazem link para o seu.

Além disso, outros fatores influenciam na autoridade do seu domínio, como:

  • links que fazem referência ao site;
  • diversidade dos links;
  • tempo do domínio;
  • reputação do endereço;
  • padrão ao longo do tempo.

Embora todas essas características influenciem na relevância do seu domínio, não existe um consenso sobre o peso de cada uma delas, uma vez que os critérios do Google não são totalmente revelados ao público. Portanto, é aconselhável seguir as boas práticas de SEO e dedicar a atenção a cada um desses itens para garantir bons resultados nas páginas de busca.

Qual a sua importância para um site de imobiliária?

Antes de mais nada, a autoridade do domínio é importante para colocar o site da sua imobiliária entre os primeiros lugares das buscas — de preferência na primeira posição, claro — e, consequentemente, gerar mais tráfego e oportunidades de negócios, como a venda de imóveis.

Cabe ressaltarmos que o acompanhamento desse indicador não pode ser feito a curto prazo, já que existem muitas variáveis e oscilações que podem interferir no resultado. Ao contrário disso, a verificação a médio e longo prazo pode ajudar a entender o refinamento e a produtividade das suas estratégias de otimização para os mecanismos de busca. E isso ajuda a definir as melhores estratégias para trazer mais potenciais clientes para a sua página.

Como verificar a autoridade do meu domínio?

Existem diversas ferramentas que ajudam a medir a autoridade de domínio do site da sua imobiliária. Cada uma delas apresenta diferentes opções de análise e indicadores individuais para cada página do site.

Uma muito popular e de fácil interpretação é o Open Site Explorer, desenvolvida pela MOZ, que é a criadora das métricas D.A (domain authority) e P.A (page authority).

Como evitar penalizações do Google?

Manter os links saudáveis — aqueles que seguem as políticas do Google — é fundamental para evitar punições e, consequentemente, a perda de autoridade para o seu domínio. Assim, faça uma revisão de cada um dos seus links e veja se eles não se enquadram em algum desses problemas:

  • utilizam a compra ou venda de links;
  • fazem trocas de links excessivas, ou o famoso “você faz um link para o meu site e eu faço um link para o seu”. Ao contrário disso, crie conteúdos valiosos que estimulem o apontamento natural de outros sites;
  • usam robôs ou programas de automação para criar links para o site da sua imobiliária;
  • tem links excessivo para uma palavra-chave ao longo dos artigos.

Se você identificar alguma página no seu site que viole essas boas práticas do Google — que fazem os chamados “esquemas de links” —, é recomendado removê-la o quanto antes para não comprometer a autoridade do seu domínio.

Embora pareça difícil alcançar bons resultados sem violar essas regras, saiba que isso é possível. Abordaremos esse assunto no próximo tópico.

Como aumentar minha autoridade de domínio?

Além de dar uma atenção especial aos itens que mencionamos no primeiro tópico deste artigo e, acima de tudo, não violar as diretrizes do Google que mencionamos no tópico anterior, existem outras práticas recomendadas para aumentar a autoridade do domínio da sua imobiliária. Entre elas, podemos destacar:

  • crie conteúdos incríveis para atrair maior tráfego e gerar o apontamento de outros sites para o seu domínio;
  • faça páginas de perguntas e respostas sobre imóveis para elucidar todas as questões desse nicho de mercado — sempre incluindo links internos para conteúdos mais abrangentes sobre cada resposta;
  • seja sucinto, porém abrangente em seu conteúdo — desenvolva sobre os temas de forma ampla, porém, sem ser redundante ou prolixo;
  • inclua outros formatos de mídia ao longo do texto (vídeos, imagens, infográficos etc.);
  • faça textos com boa escaneabilidade (separados por tópicos, bullet points etc.);
  • utilize meta tags em seus artigos (title tags e meta description);
  • aposte no mobile-first SEO — ou seja, tenha páginas responsivas que se adaptam a todos os formatos de tela, incluindo celulares e outros dispositivos móveis.

Como você pode notar, a autoridade de um domínio é um processo que vai se desenvolvendo ao passar do tempo — à medida que mais e mais sites relevantes começam a entender o valor do seu conteúdo e passam a apontar para o seu endereço. Portanto, comece o quanto antes a investir nessa estratégia.

Gostou deste artigo? Ficou claro o que é autoridade de domínio e como ela pode influenciar o site da sua imobiliária? Então leia o nosso post sobre SEO local e veja como ele pode te ajudar a obter melhores resultados!

publicidade
Artigos relacionados
Compartilhe