Marketing

Big Data Marketing: como os dados ajudam a vender mais?

Big Data Marketing: como os dados ajudam a vender mais?

Big Data é o termo usado para definir uma quantidade gigantesca de dados, estruturados ou não, diariamente gerados e atualizados. Já o Big Data Marketing surge quando tais dados são coletados, processados e analisados com o propósito de melhorar as estratégias de marketing de uma determinada empresa. Explicando assim nem parece tão complicado, não concorda?

Fato é que, com a sociedade avançando a passos largos para uma fenomenal troca de informações via internet, ainda potencializada por sites, redes sociais, blogs e demais plataformas on-line, é mais que natural que todos os segmentos aproveitem a disponibilidade dessas informações para entender melhor o mercado e vender mais. E é claro que o mercado imobiliário não poderia ficar de fora! Quer saber como isso funciona na prática? Então fique de olho!

Big Data Marketing e a análise de dados

O segmento imobiliário está sujeito tanto às mudanças comportamentais da sociedade quanto às movimentações do mercado, que são diretamente impactadas pela economia nacional e internacional. Crescimento das áreas urbanas, redução do tamanho das famílias, alta ou baixa do dólar e perfil dos consumidores: tudo isso influencia a atividade imobiliária.

Conhecer e usar esses dados para melhorar suas estratégias de marketing permite driblar as dificuldades e conquistar um posicionamento de mercado mais favorável, com a manutenção das vendas a longo prazo. É dessa maneira que o Big Data Marketing contribui, reunindo um conjunto de soluções tecnológicas que facilitam a coleta, o processamento e a análise dos dados gerados interna e externamente à imobiliária, confrontando-os a fim de obter insights estratégicos para a condução do negócio.

Aplicação e utilidade no mercado imobiliário

A análise de dados tem se mostrado ao mesmo tempo um obstáculo e uma enorme oportunidade para o mercado imobiliário. Como a economia está em um período de incertezas, quem tem acesso a dados estratégicos automaticamente tem mais chances de se dar bem. Confira como:

Crescimento das áreas urbanas

Ao compreender como o crescimento das áreas urbanas vem acontecendo, você pode planejar melhor seus empreendimentos imobiliários, de modo que estejam alinhados às estratégias governamentais de desenvolvimento urbano. Questões como mobilidade e segurança podem ser destacadas nas ações de marketing da imobiliária, aumentando a percepção de valor por parte do público-alvo.

Mudança no perfil dos consumidores

Como você deve ter observado, o perfil do consumidor de imóveis também mudou ao longo das últimas décadas. Antigamente era preciso ter um leque de imóveis de grandes proporções no portfólio, especialmente porque as famílias também eram maiores. Hoje em dia, porém, as famílias estão bem mais enxutas, por isso tendem a procurar por apartamentos compactos e bem localizados, com exigências como academias e espaços de lazer mais completos nas áreas comuns. E uma das maneiras de se adiantar a essas mudanças é justamente fazendo a análise de dados para prever tendências. A partir dessas informações, além de planejar melhor os empreendimentos, você será capaz de atingir um público mais amplo e preparado.

Alterações do mercado financeiro

Você com certeza já passou por vários altos e baixos do mercado financeiro, que sempre geram incertezas para o mercado imobiliário. E a lógica costuma ser a mesma: quando o poder aquisitivo da população cai, as vendas automaticamente ficam estagnadas. Para contornar essa situação, você pode usar o Big Data Marketing, a fim de compreender as prioridades dos consumidores de imóveis, comparar o poder aquisitivo em cada região onde tem empreendimentos e oferecer preços mais competitivos, aquecendo as vendas.

A mudança das políticas habitacionais (como concessão de crédito imobiliário) também é um fator que pode ser acompanhado e analisado por meio do Big Data Marketing, contribuindo para que você se mantenha competitivo no mercado. A alta dos juros pode exigir uma baixa na sua margem de lucro ou a criação de um programa de financiamento próprio, em parceria com construtoras, para que as vendas se estabilizem até que o mercado melhore.

Agora que você viu como o Big Data Marketing pode te ajudar a vender mais, aproveite para conhecer o inGaia Imob e conheça o melhor CRM imobiliário do mercado, onde você pode realizar toda a gestão de seus clientes e imóveis de qualquer lugar e dispositivo, através do aplicativo ou via desktop.

Viu como compreender seu mercado nunca foi tão fácil quanto agora? E você, o que pensa a esse respeito? Comente aqui e enriqueça nosso post!

publicidade
Gestão Completa + Site para sua imobiliária :: inGaia Imob
Artigos relacionados
Compartilhe