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Case de Sucesso: Como o inGaia Imob ajudou a Ingaville a se destacar no mercado?

Um dos setores mais afetados pelos períodos de recessão econômica, o mercado imobiliário pode demandar mais do que competência e dedicação das empresas que nele desejam prosperar.

Contar com um moderno sistema de gestão, focado nas demandas específicas do ramo de imóveis, pode fazer a diferença e garantir a perenidade da empresa. Foi o que aconteceu com a Ingaville Imóveis, de Maringá, no Paraná, que turbinou seus negócios com o software inGaia Imob.

Conheça, neste post, esse case de sucesso e veja como as ferramentas da inGaia contribuíram para que a empresa retomasse sua posição de destaque no mercado imobiliário.

Dificuldades que a Ingaville enfrentava

O relacionamento da Ingaville Imóveis com a inGaia nasceu durante a recessão econômica que atingiu o país a partir de 2015. O crescimento nulo do PIB nacional, o retorno lento e gradual da inflação e o crescimento do desemprego atingiram praticamente todos os setores econômicos do país.

Tradicionalmente, o setor imobiliário é um dos primeiros afetados durante as grandes crises econômicas. A retração natural dos clientes, que retardam ou desistem de seus investimentos com medo de perdas, aliada à escassez de crédito e aos juros elevados costuma comprometer gravemente os negócios imobiliários.

Os 21 anos de tradição da Ingaville Imóveis no mercado imobiliário na cidade de Maringá, no interior do Paraná, não foram suficientes para driblar a crise. A forte retração obrigou a empresa a rever suas estratégias para garantir a saúde do negócio.

“Tivemos que nos reinventar para fazer as coisas de forma diferente e rever alguns processos. A gente batalhou para conseguir, naquele momento de crise, continuar vivo no mercado”, explica Nelson Barbosa Junior, Diretor da Ingaville Imóveis.

O contato com a inGaia

Para reinventar seu negócio, a Ingaville contratou um consultor de gestão, que apontou a necessidade de reformular os sistemas de gerenciamento do negócio, e indicou a inGaia como fornecedor para essas soluções. O diagnóstico era de que a Ingaville Imóveis precisava, entre outras medidas, dar um melhor andamento ao atendimento dos leads e ser mais eficiente na gestão de relacionamento com o cliente, usando para isso o CRM.

Após avaliar outras plataformas de gestão imobiliária, a Ingaville optou pelo inGaia Imob a partir das recomendações obtidas junto a outros consultores com experiência no mercado. O fato de ter uma base totalmente online, com aplicativo para mobile, foi um dos diferenciais para a escolha da solução da inGaia.

Foi assim que a Ingaville conheceu o InGaia Imob, um software completo de gerenciamento de negócios imobiliários. A empresa começou, então, a reformular seus processos com a utilização das novas ferramentas.

Vale ressaltar que antes de escolher o inGaia Imob, a Ingaville já utilizava outro software de gestão, mas que não garantia o suporte necessário para a obtenção de um melhor desempenho, especialmente considerando a fragilidade do setor imobiliário diante da recessão enfrentada pelo país.

Funcionalidades do inGaia Imob que foram fundamentais para reverter o quadro

Uma das principais dificuldades enfrentadas pela Ingaville Imóveis era a ausência de um trabalho eficiente de gestão de clientes. Embora a empresa dispusesse de uma área no seu antigo sistema reservada para a aplicação da ferramenta, a funcionalidade era limitada e terminava sendo deixada de lado.

Com a implementação do CRM do inGaia Imob, a Ingaville Imóveis passou a compreender melhor como deve funcionar o ciclo de relacionamento com o cliente, o que permitiu conhecer de forma mais aprofundada o seu público e atendê-lo de forma mais acertada.

O novo sistema permitiu que a Ingaville Imóveis entendesse melhor, inclusive, como é o comportamento do seu time de corretores e aprimorasse o foco na otimização do atendimento e do relacionamento com o cliente.

Novo site

Outro diferencial que contribuiu para o reposicionamento da Ingaville no topo do mercado imobiliário de Maringá foi a reformulação do site da empresa, já que o inGaia Imob contempla, além do sistema, a criação de um site personalizado, otimizado para ferramentas de pesquisa e com interface responsiva.

Gestão com metas e acompanhamento de resultados

A solução fornecida pelo inGaia Imob à Ingaville Imóveis permitiu ainda o estabelecimento de processos de gestão por metas e objetivos na imobiliária. Para isso, foram instituídos comitês, divididos por equipes, que se reúnem periodicamente para avaliar os resultados.

Para cada equipe foi elaborado um conjunto de metas, que abrangem desde a captação de novos clientes, conversões e fechamentos, por exemplo. Todas essas metas são alimentadas na ferramenta de gestão e podem ser acompanhadas automaticamente pelos gestores.

A plataforma permite ainda o acompanhamento dos imóveis que integram a carteira da Ingaville. Assim, é possível acompanhar e investigar por que um cliente ou imóvel não recebeu nenhum tipo de atendimento por um determinado período, por exemplo.

Prontos para o reaquecimento do mercado

Investir em soluções de gestão imobiliária durante o auge da recessão econômica foi essencial para que a Ingaville Imóveis se preparasse para a hora da retomada do ciclo de investimentos. Mesmo que ainda seja tímido, o reaquecimento do setor imobiliário já garante fôlego novo para os players do mercado.

E é nessa hora que se refletem de forma mais efetiva os investimentos realizados pela Ingaville em gestão imobiliária. Com uma ferramenta de CRM mais afiada e um site com melhor estrutura para a conversão de leads em vendas e locações, a empresa está retomando sua posição de destaque no mercado.

A partir dos resultados já obtidos, a Ingaville Imóveis busca agora aprofundar a utilização das modernas ferramentas de gestão disponíveis e a expertise oferecida pela inGaia. O objetivo da empresa é utilizar a tecnologia como um meio e não como um fim.

“Gostaríamos de usar bastante a inteligência de mercado e a inovação, pois a inGaia tem uma equipe muito focada nessa área. Acreditamos que é possível traçar estratégias por meio da inteligência de mercado”, conclui Nelson Barbosa Junior, indicando os próximos passos da relação da Ingaville Imóveis com a inGaia.

Essas são algumas das melhorias nos processos de trabalho da Ingaville Imóveis proporcionadas a partir da adoção do inGaia Imob na gestão da empresa, o que possibilitou a retomada de sua posição de destaque no mercado.

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