Tecnologia

como-a-automatizacao-da-gestao-imobiliaria-pode-ajudar-sua-empresa.jpeg

Como a automatização da gestão imobiliária pode ajudar sua empresa?

O setor de imóveis é uma alternativa com excelentes oportunidades de lucratividade, especialmente no Brasil, país com um histórico de alta valorização nesse segmento. No entanto, ele também apresenta seus desafios e, por isso, saber como a automatização da gestão imobiliária pode ajudar sua empresa se mostra muito interessante.

Quando você aposta na implementação de um software de gestão imobiliária, otimiza os seus processos e traz a sua empresa para a era digital. Com isso, automatiza-se a administração e, por consequência, faz com que a sua marca se torne muito mais competitiva diante da concorrência.

Ficou interessado? Então confira o conteúdo a seguir e descubra como fazer isso!

Afinal, o que é um software de gestão imobiliária?

Um software de gestão imobiliária é uma ferramenta desenvolvida especialmente para as empresas que atuam nesse segmento, com funcionalidades específicas, que auxiliam na rotina de todos os funcionários envolvidos em seus processos diários. Em outras palavras, trata-se de uma solução digital, que ajuda a vencer os desafios comuns desse ramo.

Tal ferramenta ajuda a profissionalizar ainda mais a administração da imobiliária e até a atuação dos corretores, sendo uma solução que possibilita um controle muito mais preciso de tudo o que envolve essa área. Além disso, permite o armazenamento e a análise dos mais diversos tipos de documentos, dados e informações.

A automação, por si só, já traz um benefício muito importante: a diminuição de gastos com pessoal e a redução das perdas de tempo e oportunidades. Ademais, ela reduz o trabalho dos corretores, permitindo que esses profissionais possam focar no que mais interessa em seu ofício — as vendas e as locações.

O software de gestão, portanto, facilita não apenas o trabalho dos colaboradores, mas também fornece visibilidade de negócio muito melhor para o diretor da imobiliária, mostrando quantos imóveis estão efetivamente ativos e proporcionando uma previsão mais apurada dos lucros e da receita.

Quais os benefícios de um software de gestão imobiliária?

Como você já deve ter percebido, contar com um software para a automatização da gestão imobiliária pode ser muito vantajoso para a sua empresa, especialmente se você vem enfrentando problemas para gerenciar o seu negócio de uma forma eficiente. Confira a seguir alguns dos principais benefícios de contar com esse sistema.

Mais controle da carteira de imóveis

Um dos grandes benefícios de adotar um software de gestão imobiliária para a sua empresa é que, por meio dessa solução, você ganha muito mais controle da carteira de imóveis. O sistema permite uma melhor visualização de todas as propriedades, estejam elas na fase de captação, visitas ou vendas.

Com isso, além de conseguir um filtro prático, de acordo com as suas necessidades de pesquisa no momento, você ganha eficiência por não precisar mais consultar as ultrapassadas fichas de papel ou as agendas físicas. Todos os dados dos imóveis estarão centralizados em um só local, com acesso simples em poucos cliques.

Cruzamento de dados e informações

Outro benefício sensacional de um software de gestão imobiliária é que ele permite fazer um cruzamento automático e eficiente das informações que estão contidas no sistema. O melhor de tudo é que, mesmo com o grande volume de dados, você consegue fazer isso de forma rápida e altamente eficaz.

Quando um profissional da imobiliária recebe contato de um cliente interessado em um tipo de imóvel, por exemplo, ele costuma fazer uma separação manual de propriedades com características que essa pessoa pode se interessar. Com o inGaia Imob isso é feito de maneira automática: ao cadastrar o cliente, quanto mais elementos inseridos sobre suas preferências e demandas, mais certeiras serão as opções de imóveis selecionadas pelo sistema especialmente para aquele perfil.

Construção de um bom relacionamento

Em tempos nos quais o mercado anda tão competitivo como os dias de hoje, ter um bom relacionamento com o público é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, não é mesmo? Por isso, as imobiliárias estão em uma busca constante pela confiança e por mais credibilidade diante de seus clientes.

Mais uma vez, o sistema de gestão surge como uma excelente ferramenta para se diferenciar da concorrência. Com ele, os gestores podem acompanhar o trabalho dos corretores e saber se eles estão fazendo um bom atendimento. Além disso, a ferramenta de feedback automático para o proprietário permite que a imobiliária mantenha um bom relacionamento com todos os clientes, satisfazendo o comprador e o dono do imóvel.

Acompanhamento das negociações

Por meio do software de gestão imobiliária, os gestores e corretores podem checar, com muito mais facilidade, como está o andamento das negociações e o controle de propostas emitidas em um determinado período, por exemplo. Mais uma vez, tudo fica mais eficiente por conta da ausência de agendas de papel e anotações físicas.

Dessa maneira, os gestores estão aptos a participar de perto de todos os processos, incluindo aí o de fechamento de vendas, sem que, para isso, ele precise comprometer toda a sua rotina. O sistema permite um controle rápido, fácil e dinâmico, possibilitando a melhora de todos os processos dentro da empresa.

Aprimoramento das ações de marketing

Em tempos tão digitalizados, nos quais as pessoas estão conectadas quase integralmente por meio de seus smartphones e notebooks, não é difícil inferir que boa parte das vendas do setor imobiliário se inicia pela internet, não é mesmo? Por isso, empresas que querem sucesso não podem estar fora do mundo digital.

Mais uma vez, um bom software imobiliário se torna imprescindível, especialmente para quem não tem tempo e nem recursos sobrando. É possível integrar o sistema com diversas mídias – além, obviamente, do próprio site da imobiliária que é criado dentro do sistema e alimentado por ele –, como portais imobiliários, WhatsApp e muito mais. Tudo isso para aumentar as suas possibilidades de venda.

Domínio sobre investimentos

Por fim, um software para automatização da gestão imobiliária permite que você tenha mais informação para decidir em quais áreas e processos deve alocar o seu dinheiro, trazendo dados importantes que dão mais domínio sobre os seus investimentos no futuro. Em outras palavras, você terá mais segurança para dar os próximos passos.

Será possível, por exemplo, avaliar em quais mídias você está tendo mais retorno e em quais opções você está apenas desperdiçando seus recursos.

Quais são as funcionalidades do inGaia Imob?

Como você já deve saber, o funil de vendas é o modelo estratégico que, por meio das ações de marketing, conduz o cliente desde o primeiro contato com a empresa até a concretização da venda. Esse tipo de estratégia é muito importante, pois ajuda qualquer marca a efetivar mais negociações e a superar a concorrência.

Diante dessa demanda tão atual do mercado, o software para automatização da gestão imobiliária é essencial, visto que ele permite atuar em todas as etapas do funil, auxiliando e automatizando o trabalho dos gestores e da equipe. Com seus dados e informações, a ferramenta possibilita um melhor acompanhamento do processo.

O sistema inGaia Imob foi criado para automatizar ao máximo o processo de gestão de clientes e dos imóveis, sendo extremamente útil desde o momento da captação da propriedade até a finalização da transação, com automações que facilitam o ciclo inteiro do trabalho que ocorre dentro da imobiliária. Confira algumas delas a seguir.

Captações

Quando o corretor faz a captação de uma casa ou apartamento, o primeiro passo é fazer o cadastro no software de gestão imobiliária, onde ele pode visualizar quantas captações a empresa tem, quantas propriedades estão ativas e quantas são novas ou estão desatualizadas, por exemplo.

Valor Geral de Vendas

Outra funcionalidade é a possibilidade de ver, logo na tela inicial do sistema, o chamado Valor Geral de Vendas (VGV), que é calculado em cima das captações, das metas que devem ser alcançadas e do quanto a imobiliária está ou não distante dessas metas.

Divulgação dos imóveis

A divulgação dos imóveis também possui funcionalidades específicas. Essa etapa está contemplada com a automatização das publicações nos portais imobiliários, anúncios no Facebook e no próprio site da empresa, fazendo com que os profissionais consigam subir os imóveis diretamente para esses canais.

Por meio de um painel, também é possível verificar quantas unidades estão anunciadas no site e quantas ainda não estão, o que permite muito mais controle.

Quando uma imobiliária não conta com um sistema desse tipo, será preciso ter uma conta diferente em cada portal para fazer o upload dos anúncios de cada imóvel, com suas respectivas fotos e descrições. Por meio do software, tudo isso é automático e, com um único cadastro, o sistema já manda a carga automática para os portais.

Atração e conversão de clientes

As funcionalidades não acabam aí. Na etapa de atrair visitantes e convertê-los, um bom software para automatização da gestão imobiliária tem total integração com o site. É possível ver se existem atrasos no atendimento, verificar quantos novos clientes entraram no mês, definir metas e conferir quantas visitas, propostas e fechamentos foram realizados.

Outra funcionalidade são os agendamentos e a criação de roteiros de visita, que são modelos do que é preciso mostrar para o comprador em potencial durante a visita ao imóvel. O sistema tem a sua própria agenda com alertas e até mesmo o controle do quadro de chaves dos imóveis da imobiliária pode ser feito nele.

Radar de parcerias

Outra automação do inGaia Imob, que facilita muito a gestão e a rotina diária da imobiliária, é o radar de parcerias. Com ele, ao cadastrar um novo usuário no sistema, preenchendo o que ele busca e quais são as suas preferências, o corretor visualiza automaticamente imóveis no perfil de compra ou locação que ele busca, facilitando o seu trabalho.

O mais interessante é que essa busca automática pode ser feita em todas as carteiras de imóveis dos usuários do inGaia Imob que optam por deixar o radar ligado. Assim, caso sua imobiliária não possua o tipo de imóvel que seu cliente procura, o software identifica oportunidades de parcerias para não perder negócio.

Com isso, esse cliente pode receber e-mails de ofertas de unidades que estejam em sintonia com o que ele está buscando, de forma automática.

Como é o processo de implantação do software de gestão?

Como você pôde ver, o processo de implantação de um software de gestão imobiliária possui diversas etapas diferentes. Confira a seguir como é a implantação do inGaia Imob.

Agendamento com a equipe do onboarding

Depois da escolha do plano que melhor atende às necessidades e demandas da imobiliária, é iniciado o processo de implementação, que começa com um agendamento com a equipe do onboarding. Logo após o fechamento, já é feito o agendamento do primeiro contato.

Com isso, a imobiliária pode entender como aproveitar todas as funcionalidades disponíveis e como trabalhar com o sistema. É importante compreender que não basta implantar o software para que os problemas sejam resolvidos instantaneamente.

Na realidade, tão importante quanto uma boa ferramenta de gestão, é produzir uma mudança de metodologia. A empresa precisa adotar e estimular um novo processo de cadastro de imóveis e de clientes, pois o sistema precisa ser alimentado para trazer, de fato, benefícios estratégicos.

Definição de permissões e criação do site

Após feito o treinamento inicial, é hora de realizar o cadastro dos usuários e a definição de permissões. Nessa etapa, é configurado o DNS, e cria-se o site dentro do próprio inGaia Imob.

De início, começa a gestão de propriedades e de clientes, que são toda a parte de configuração, gestão e acompanhamento dos resultados dos imóveis e de interessados. A partir do momento em que a imobiliária opta por usar o inGaia Imob, é crucial que ela centralize tudo no sistema e o utilize como uma ferramenta chave.

Sendo assim, é fundamental usar todas as funcionalidades, explorar bem o software e sempre alimentá-lo e atualizá-lo, para que ele funcione no ápice de suas funções. Quando mais dados e informações completas, melhor o sistema vai funcionar e mais resultados a imobiliária vai conseguir, em curto, médio e longo prazos.

Adaptação organizacional e aprendizado

A etapa seguinte é a adaptação organizacional e, por mais que ela pareça um pouco difícil, um software de gestão imobiliária com um bom suporte poderá facilitar bastante nesse ponto. A implantação do sistema será mais benéfica quando aliada a boas habilidades individuais e à capacidade de aprendizado dos usuários.

Um ponto super positivo é que o inGaia Imob demanda apenas treinamentos pontuais, mesmo oferecendo um excepcional nível de funcionalidades. A plataforma é bastante intuitiva, e a tecnologia não se diferencia muito, em termos de usabilidade, ao que a grande maioria das pessoas já está habituada.

Monitorização constante e avaliação do sistema

Antes de mais nada, é essencial ter uma gestão e colaboradores que olhem de verdade para o os avisos da tela inicial. Eles devem acompanhar as informações e entender que esses dados são capazes de mostrar o caminho certo a ser seguido, ou mesmo eventuais falhas no processo de trabalho da imobiliária que podem ser solucionadas.

Da mesma forma que ocorre (ou deveria ocorrer) com qualquer estratégia de otimização de processos, a implementação de um software para automatização da gestão imobiliária exige monitorização constante. Assim, permite-se o uso perfeito das funcionalidades e a solução de eventuais gargalos operacionais que venham a surgir.

Também é uma forma de potencializar os resultados positivos, além de garantir mais segurança às tomadas de decisão.

Quais são os diferenciais do inGaia Imob?

Além dos benefícios na fase de implementação, o inGaia Imob possui vários diferenciais, que o colocam no topo entre as soluções oferecidas para a automatização da gestão imobiliária. Tudo começa no próprio acompanhamento das metas no dashboard, que foi elaborado para atender o dia a dia de uma empresa do setor.

A agenda do sistema é outro ponto forte, pela qual é possível criar uma rotina de atendimentos de forma automática. O radar ligado também é uma funcionalidade bem completa, que faz o cruzamento de dados de maneira inteligente, com envio de ofertas automáticas em sintonia com os desejos dos clientes.

Você também pode (e deve) usar o software do inGaia Imob para organizar toda a rotina de trabalho, com a funcionalidade de planejamento de rotas e agendamento de visita, otimizando o trabalho dos corretores e fazendo com que eles foquem no que realmente interessa para essa função: vender!

Gerir uma imobiliária, como você já deve saber muito bem, não é nada simples. Por isso, contar com métricas pode ser muito útil, e esse é justamente mais um dos diferenciais do inGaia Imob. A solução conta com toda a parte de métricas, definição de metas, funil e acompanhamento de propriedades — algo extremamente útil.

Fica mais simples administrar propostas, negociações e contratos, além de definir metas e objetivos individuais para toda a equipe. O inGaia Imob também tem o SmartCHAT, que permite fazer parcerias em tempo real com mais de trinta mil profissionais, que reúnem, em suas carteiras, cerca de um milhão de clientes.

Com o inGaia Imob você pode deixar os seus cadastros mais organizados. Dessa maneira, as suas chances de alavancar os lucros no final do mês serão potencializadas ao máximo!

Que tal contar com esse diferencial?

Depois de conferir esse conteúdo, você deve estar ansioso para contar com um software de automatização da gestão imobiliária para a sua empresa, não é mesmo?

Então não perca mais tempo! Conte com a solução que oferece as melhores funcionalidades do mercado e um excelente custo-benefício. Entre em contato conosco e conheça o inGaia Imob.

publicidade
Artigos relacionados
Compartilhe