Vendas

Como abordar um cliente interessado em imóveis?

Como abordar um cliente interessado em imóveis?

Abordar quem já está interessado em adquirir um imóvel parece simples, não é mesmo? Mas, na verdade, alguns cuidados nunca são demais para conseguir realmente fechar a transação. Nesse contexto, o principal erro cometido pelos corretores está em não manter uma boa comunicação com os clientes. Na maioria das vezes, o relacionamento é cheio de ruídos, fazendo com que a conversa não seja suficientemente clara para as partes envolvidas no processo. Mas então o que fazer? Quer descobrir como abordar um cliente interessado em imóveis de forma mais eficiente? Confira nossas dicas e se prepare para colocá-las em prática!

Use o e-mail marketing

A internet possibilita uma comunicação simples, rápida e de baixíssimo custo. O e-mail, por exemplo, é uma ótima forma de sustentar um relacionamento e ainda documentar tudo o que é dialogado. Para abordar um cliente interessado em imóveis com essa ferramenta, você deve ter em mente alguns pontos importantes:

  • Evite o envio de SPAM;
  • Seja o mais claro e objetivo possível;
  • Evite erros ortográficos e de digitação;
  • Pense bem sobre o assunto da mensagem;
  • Evite gírias e capitalizações desnecessárias;
  • Cumprimente e se despeça com educação.

Além do mais, o e-mail também possibilita o envio de fotos dos imóveis, permitindo que o cliente analise o bem desejado no conforto da sua casa ou mesmo compartilhe o conteúdo com amigos e familiares para ter outras opiniões. Só não se esqueça de revisar todo o conteúdo antes de enviar, ok?

Aposte nos aplicativos

Outra comodidade que a internet e os smartphones possibilitam é a comunicação por meio de aplicativos. O WhatsApp, por exemplo, é um canal próximo e eficiente para abordar clientes interessados em imóveis. Mas tome cuidado para não ser muito insistente ou invasivo. O WhatsApp só deve ser usado se houver uma autorização prévia do cliente, sendo que, mesmo assim, nada de fugir do horário comercial!

Novamente, é preciso ter muita atenção à ortografia e multiplicar esse cuidado com o corretor ortográfico. Então leia tudo antes de enviar qualquer mensagem! Cortesia e educação também devem estar presentes durante todo o diálogo. E outra dica importante é tentar ser claro e objetivo em apenas uma ou duas mensagens, para não encher o telefone do cliente de avisos. Por fim, estabeleça uma ordem cronológica e se certifique de que sua foto de perfil transmite profissionalismo.

Aproveite seus contatos

Apesar de toda a tecnologia disponível atualmente, o telefone ainda é uma das melhores formas de contatar um cliente interessado em imóveis. Mas assim como todas as outras, essa ferramenta também merece uma atenção especial. Afinal de contas, mensagens e e-mails podem ser escritos, lidos e corrigidos, enquanto em um telefonema a conversa é feita e construída em tempo real.

Ser claro, ter boa dicção, falar com calma e manter a educação e o profissionalismo são algumas das dicas fundamentais para uma ligação bem-sucedida. Assim como no e-mail e no WhatsApp, evite gírias e erros de português. Além do mais, também é educado perguntar se o cliente pode falar naquele momento, pois você corre o risco de escolher uma hora inoportuna. Se esse for o caso, pergunte qual é o melhor horário para retornar.

Invista no encontro

Outra forma de abordar um cliente interessado em imóveis é por meio do tradicional encontro cara a cara. Você pode levá-lo até o imóvel em vista, pedir para que venha até seu escritório para atendê-lo melhor ou combinar alguma outra alternativa. Mantenha o profissionalismo e nunca, em hipótese alguma, critique ou julgue seus concorrentes. Em vez disso, explique para os clientes por que seu imóvel é o mais indicado para solucionar seus problemas! Sentiu como a perspectiva é completamente diferente?

Por último (mas não menos importante), saiba se expressar na linguagem do cliente. Para isso, analise o perfil do interessado para conseguir se adaptar. Você vai reparar que quem busca alugar ou comprar um lar tem visão e demandas diferentes de quem busca investir, por exemplo. Identifique a linguagem do cliente e procure adequar sua comunicação!

Então agora que já sabe como abordar um cliente interessado em imóveis, aprenda também a passar segurança!

Como mencionamos anteriormente, estar a frente dos concorrentes é importante, e para isso é importante utilizar de ferramentas que auxiliar e tornem seu trabalho mais rápido e dinâmico. Invista em um aplicativo para corretor de imóveis, como o inGaia Corretor, e faça toda a gestão de seu negócio de qualquer lugar e a qualquer momento, além de ter um site profissional que, com certeza, irá atrair clientes e te ajudar a faturar mais.

publicidade
Corretor de imóveis, tenha uma plataforma completa para seu sucesso.
Artigos relacionados
Compartilhe