Locação

Como controlar a inadimplência nas suas locações

Como controlar a inadimplência nas suas locações

A inadimplência é um fato em muitos mercados brasileiros, especialmente em anos de crise. Segundo dados divulgados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), quatro entre dez brasileiros estavam inadimplentes em abril de 2015, algo em torno de 55,3 milhões de pessoas devedoras.

No setor imobiliário não é nada diferente: os seus inquilinos poderão atrasar os aluguéis e até mesmo deixar de pagá-los. Mesmo porque, em anos difíceis, o interesse pela compra de imóveis tende a cair e, consequentemente, há o aumento dos consumidores em busca do aluguel: em 2015 a locação cresceu 32% em relação ao ano anterior.

Portanto, a sua tarefa como imobiliária é trabalhar e se organizar ao máximo para que a inadimplência não te pegue. Confira dicas e tarefas básicas para controlar a falta de pagamento:

Boletos mais acessíveis

A 2ª via de boletos deve estar sempre disponível para o locatário. Ou seja, a conta, assim como seus respectivos juros e multas, deve estar atualizada e acessível para quando o locatário resolver pagar.

Envio automático de boletos

A sua imobiliária precisa automatizar o envio de boletos para evitar esquecimentos, perdas e confusões. Os boletos devem ser enviados para os e-mails dos locatários mensalmente. Isso é um duplo ganho: para sua empresa e para o seu locatário.

SMS no dia do vencimento

Muitas vezes a inadimplência ocorre por falta de organização financeira. Envie lembretes no dia do vencimento com o link para o boleto e evite que seus clientes esqueçam do pagamento.

Aviso de atraso

O locatário não pagou o boleto? Envie SMS, e-mail ou carta informando as opções de pagamento. Se for de maneira automatizada, através de um software para administração de imóveis, melhor ainda.

Envio automático de carta de inadimplência

Depois de algum tempo sem pagamento, é preciso enviar uma correspondência para o locatário inadimplente. Tenha um software para administração de imóveis que te avise no dia estipulado que a carta deve ser feita, isso irá te ajudar na correria do dia a dia.

Sistema de gestão para inadimplência

As dicas citadas acima te ajudam a controlar e reduzir a taxa de inadimplência nas suas locações. Todos esses recursos estão disponíveis em um único sistema de administração de locações, o inGaia Locação. Com esse software, você consegue, inclusive, facilitar o parcelamento e outros processos que precisam ser feitos para acordos e repasses aos proprietários em casos de inadimplências graves.

Controle a inadimplência nas suas locações e teste grátis o melhor software para administração de imóveis do mercado.

publicidade
Black Friday inGaia - R$ 1000,00 de desconto para ter o sistema imobiliário mais completo do mercado
Artigos relacionados
Compartilhe