Locação

Como controlar a inadimplência nas suas locações

Como o inGaia Locação ajuda a reduzir a inadimplência nas imobiliárias?

A inadimplência é um fato em muitos mercados brasileiros, especialmente em anos de crise. Segundo dados divulgados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), quatro de cada dez brasileiros estavam inadimplentes em abril de 2015, algo em torno de 55,3 milhões de pessoas devedoras.

Reduzir a inadimplência é uma preocupação também no setor imobiliário, já que sempre há o risco de seus inquilinos atrasem os aluguéis ou até mesmo deixem de pagá-los. Mesmo porque, em anos difíceis, o interesse pela compra de imóveis tende a cair e, consequentemente, há o aumento dos consumidores em busca do aluguel: em 2015, a locação cresceu 32% em relação ao ano anterior.

Um dos benefícios de um bom sistema de gestão imobiliária é justamente a possibilidade de controlar a inadimplência no aluguel, dispondo de ferramentas para evitá-la ou minimizá-la. Por isso, vamos apresentar neste post alguns benefícios que o inGaia Locação pode lhe garantir nessa tarefa. Confira.

O que é o inGaia Locação?

O inGaia Locação é um sistema que automatiza todos os processos de gestão do aluguel imobiliário. Desde a preparação dos contratos, passando pela geração e o envio de boletos aos inquilinos até o repasse de valores aos proprietários: tudo pode ser conduzido por meio da plataforma, com o mínimo de trabalho manual por parte dos corretores.

No que se refere aos pagamentos, o inGaia Locação ajuda a identificar e contornar problemas e atrasos. Tudo isso facilita o gerenciamento das despesas e das receitas, o que é muito útil para a gestão financeira da imobiliária, uma vez que ajudam a reduzir a inadimplência de modo geral.

Uma vez alimentado corretamente pela equipe da imobiliária, toda a gestão do aluguel é automatizada no inGaia Locação. O próprio dono do imóvel pode acessar o sistema e visualizar as despesas e os pagamentos do inquilino. Para a empresa, o sistema auxilia ainda com gráficos e métricas para acompanhar a saúde do negócio.

O inGaia Locação apresenta uma série de diferenciais em comparação a outros sistemas semelhantes. Entre as vantagens, destaca-se módulo de vistoria, que agiliza o registro fotográfico dos imóveis e sincroniza as imagens com as informações sobre a unidade. Ou seja, todos os registros sobre a vistoria são automaticamente carregados no inGaia Locação, garantindo mais agilidade e segurança ao processo.

Como o inGaia Locação ajuda a controlar a inadimplência?

Todos os processos que envolvem o aluguel imobiliário, desde o gerenciamento dos contratos até o relacionamento com os clientes, podem ser realizados com o suporte do inGaia Locação.

Aquelas tarefas nem sempre agradáveis, como cobrar o cliente inadimplente, reavaliar o prazo de pagamentos e recalcular a dívida, são facilitadas com o sistema. Além de acompanhar e lembrar sobre os atrasos, ele facilita a renegociação, corrigindo automaticamente os valores.

Além disso, o inGaia Locação disponibiliza outras ferramentas que auxiliam a reduzir a inadimplência e controlar a gestão dos pagamentos. Confira.


Régua de cobrança

Muitas vezes, a inadimplência ocorre por falta de organização financeira por parte do inquilino. Logo, convém alertá-lo dos prazos para que ele não perca as datas certas do pagamento.

Um grande benefício da ferramenta de régua de cobrança é evitar ao máximo o contato direto com o cliente inadimplente, contornando qualquer tipo de desconforto. Assim, todas as comunicações podem ser feitas de forma automática.

A régua de cobrança também permite à imobiliária programar o sistema para enviar notificações regulares ao inquilino. Assim, você pode lembrá-lo que o prazo está se aproximando 5 dias antes do vencimento. Da mesma forma, ele é avisado no dia do pagamento e cinco dias depois, caso permaneça inadimplente.

Quando o inquilino recebe a notificação por e-mail e clica no PDF para visualizar o boleto, o documento tem a sua data atualizada, já com o cálculo de juros e multas incidentes, caso seja necessário.

Essa notificação pode ser enviada por SMS, tanto antes quanto depois do vencimento. Caso seja preciso, há ainda uma terceira opção para notificar o inquilino, que é por meio de carta. Essa alternativa destina-se aos casos em que o atraso é maior e o prazo pode ser programado para 30 dias ou 60 dias após o vencimento.

Conciliação bancária

A ferramenta de conciliação bancária funciona com uma espécie de espelho que facilita o controle financeiro da conta bancária. Isso permite que as informações alimentadas no inGaia Locação sejam sempre fidedignas ao que se registra no banco.

Dessa forma, pode-se evitar o descompasso entre os dados que a empresa coleta e o que realmente é registrado na rede bancária, facilitando o controle financeiro.

Emissão e envio de nota fiscal

Imagine que em todos os meses a imobiliária precise acessar o site da prefeitura e emitir todas as notas fiscais de forma manual e individualizada. Esse processo representa uma considerável perda de tempo e de recursos humanos.

O inGaia Locação simplifica esse processo, permitindo que a imobiliária retenha a taxa de administração e repasse o restante. A nota fiscal é emitida com base no que fica e enviada para a prefeitura. O trabalho fica extremamente mais ágil e apresenta uma redução na sua burocracia.

Baixa automática de pagamento de aluguel

No processo de baixa do aluguel, a imobiliária geralmente fica com a incumbência de ir ao banco, gerar o boleto e, posteriormente, liquidá-lo quando o cliente paga o aluguel. Assim, no início do mês, quando a maioria dos pagamentos é efetuada, o volume de operações é extremamente alto.

Com o inGaia Locação, a baixa pode ser feita de duas maneiras, dependendo da versão da ferramenta: ou é realizada uma troca de arquivos com o banco, a partir do envio e processamento do lote de boletos, ou o documento é gerado pelo cliente. Nesse último caso, o banco faz o registro com a ajuda do parceiro PJBank, dando baixa automaticamente.

DIMOB

Em todo começo de ano, a imobiliária precisa fazer uma declaração referente ao ano anterior. Geralmente, isso é feito em uma planilha de Excel. A boa notícia é que, com o uso da ferramenta, o próprio sistema gera o relatório.

Esse documento contém todo o rendimento da imobiliária, do proprietário do imóvel e os tributos que foram retidos. Caso ocorra alguma incorreção nesses dados, o sistema identifica e avisa, evitando que informações incorretas sejam enviadas para a Receita Federal.

Lançamento do IPTU

Esse recurso facilita a atualização dos valores devidos à título de IPTU em todos os contratos de locação gerenciados pela imobiliária. Essa operação deve ser feita no final de cada ano.

Ao contar com essa funcionalidade, quando a prefeitura enviar a listagem com os códigos e valores atualizados de todos os imóveis, não será preciso acessar contrato por contrato para efetuar as atualizações. Bastará acessar uma única tela do inGaia Locação, fazer o preenchimento com o código e deixar que o sistema localize quem é o locatário.

A atualização do valor do IPTU é automática, e o sistema também facilita a definição de como será feito o pagamento.

Diagnóstico financeiro

Essa ferramenta permite ao gestor imobiliário ter um panorama completo de como anda a saúde financeira da empresa. Ele visualiza como estão tanto as receitas quanto as despesas e identifica o número de contratos que saíram e o número de contratos que entraram no sistema em determinado período.

Além do resumo dos contratos ativos, total de receitas, maiores e menores locações, a funcionalidade mostra como evoluiu a carteira de clientes nos últimos 12 meses. As métricas e parâmetros permitem controlar melhor as entradas, saídas e a inadimplência, permitindo um preciso diagnóstico financeiro da imobiliária.

Esses são alguns dos recursos disponíveis no sistema inGaia Locação que podem auxiliar a sua imobiliária a reduzir a inadimplência em contratos de aluguel. Além de facilitar os procedimentos de cobrança dos locatários em atraso, a ferramenta ajuda na gestão financeira da empresa como um todo, tornando os processos menos burocráticos.

Gostaria de saber mais sobre como o inGaia Locação pode ajudar a sua empresa? Experimente o sistema grátis por 15 dias e conheça as nossas soluções para a sua imobiliária.

publicidade
Artigos relacionados
Compartilhe