Liderança

Como definir metas e objetivos para sua equipe de corretores?

Como definir metas e objetivos para sua equipe de corretores?

Estabelecer metas e objetivos é uma prática indispensável para qualquer imobiliária que pretenda adotar uma gestão verdadeiramente eficiente, com foco nos resultados. De fato, um planejamento estruturado, que contemple ações, cronogramas e responsabilidades, é fundamental para o aumento da produtividade, direcionando e apoiando os corretores em suas rotinas. Isso sem contar que ainda contribui para a motivação da equipe. Mas para definir adequadamente metas e objetivos é preciso se atentar para alguns cuidados especiais. Que tal conferir agora mesmo quais são as etapas desse planejamento?

Conheça o mercado e a equipe

O primeiro passo consiste em realizar uma análise aprofundada do mercado imobiliário e da concorrência, de modo a identificar tendências e novos nichos. Ao mesmo tempo, é preciso conhecer cada membro da equipe, identificando talentos, habilidades, preferências e limitações. Dessa forma é possível ter uma visão mais realista das possibilidades, para então conseguir definir papéis dentro do time, delegando responsabilidades e tarefas de forma assertiva.

Conquiste o comprometimento

Uma etapa fundamental nesse processo diz respeito à conquista do comprometimento dos colaboradores. Nesse caso, a recomendação é usar a metodologia OKR, sigla para Objectives and Key Results. Por meio dela, as metas e os objetivos são definidos em conjunto. Gestores e corretores discutem o assunto, sendo que o próprio corretor deve determinar pelo menos 60% dos resultados a serem atingidos. Desse modo é mais fácil promover o engajamento. Mas é importante salientar que todos precisam conhecer as estratégias, prioridades e demandas da imobiliária, a fim de que os esforços se somem.

Mapeie os recursos necessários

Com metas e objetivos estabelecidos, passa a ser preciso mapear os recursos necessários. Despesas com capacitação, marketing e aquisição de novas tecnologias devem ser previstas, bem como quaisquer gastos adicionais com a reorganização das políticas de remuneração e benefícios, sistemas de recompensas, plano de carreira e até mesmo contratação de outros profissionais.

Deixe transparecer as vantagens

O líder deve sempre procurar equilibrar os interesses da imobiliária e dos corretores. Para isso, a equipe deve compreender a importância dos resultados e enxergar as vantagens para cada corretor. Assim todos podem cooperar ativamente para o sucesso da empreitada. Vale lembrar que uma equipe de alto desempenho exige uma gestão transparente e ética. É importante, então, compartilhar informações e oferecer oportunidades de crescimento.

Use indicadores de desempenho

Outro ponto a ser considerado é a criação de indicadores de desempenho com a finalidade de facilitar o monitoramento. Esses indicadores devem estar intimamente relacionados às metas e aos objetivos definidos com a equipe, de modo a permitir a identificação de atrasos e gargalos. O número de visualizações dos anúncios e a taxa de conversão de contatos em clientes reais são bons exemplos de Key Performance Indicators (KPIs).

Conte com um painel de controle

Um painel de controle (ou dashboard) é baseado nos conceitos de gestão à vista, que mostra claramente como está o desempenho do time, dia após dia. Na verdade, o dashboard funciona como um termômetro da equipe de vendas, mostrando dados importantes para que os corretores acompanhem de perto o desempenho do time. Esse painel também é útil para revelar se metas e objetivos definidos são realmente factíveis ou se houve algum equívoco durante a programação inicial.

Revise constantemente o plano

Metas e objetivos devem ser reavaliados com frequência, exatamente para que o planejamento continue alinhado com a realidade do mercado e, principalmente, com as necessidades da imobiliária. Se for preciso, prioridades, projetos e prazos não só podem como devem ser alterados, visando a obtenção de melhores resultados.

E para se ter sinergia, produtividade e uma equipe de alto desempenho, invista em bom software de gestão de contratos e financeiro completo como o inGaia Locação, onde além de gerir contratos de locação, você também pode gerir seus contratos de venda através de um módulo específico.

Agora comente aqui e nos conte como metas e objetivos são definidos em sua imobiliária! Compartilhe suas dicas e experiências de gestão conosco!

publicidade
As definições de promoção foram atualizadas. Garanta 56% de desconto agora!
Artigos relacionados
Compartilhe