Financeiro

financeiro-como-e-por-que-modernizar-o-processo-de-cobranca-do-aluguel.jpeg

Como e por que modernizar o processo de cobrança do aluguel

Muitos donos e gestores de imobiliárias enfrentam dificuldades para manter um controle da cobrança de aluguel que seja eficiente e capaz de reduzir as taxas de inadimplência. Com isso, a modernização torna-se uma alternativa para otimizar esses processos.

A competitividade do setor imobiliário torna imprescindível que as imobiliárias atualizem os processos com o objetivo de reduzir custos operacionais e também de melhorar o relacionamento com o cliente. Mas esses não são os únicos benefícios de um investimento desse tipo.

Apresentamos, a seguir, alguns motivos para analisar essa alternativa e identificar como viabilizá-la no negócio. Acompanhe!

Por que modernizar a cobrança de aluguel?

Muitas empresas acreditam que a modernização de processos é um investimento desnecessário para negócios estabilizados e que já aplicam metodologias eficientes para o controle de aluguéis. Entretanto, as novas tecnologias alteraram esses fatores e, atualmente, a modernização também está associada a elementos que vão além de apenas receber o pagamento.

Ainda que um bom desempenho financeiro seja o maior objetivo, com a redução da inadimplência, outras variáveis tornaram-se relevantes para manter a imobiliária competitiva. Conheça alguns desses fatores e entenda por que modernizar a cobrança de aluguel utilizando um software imobiliário.

Gestão e controle financeiro

Primeiramente, a modernização permite realizar a gestão e o controle financeiro do negócio de forma setorizada e também geral. Assim, a gestão dos dividendos pode ser realizada, considerando aluguéis, multas, condomínios e vendas, mas viabilizando uma análise integrada desses valores para acompanhar o crescimento do negócio como um todo.

Ao ter um controle mais eficiente dos contratos de aluguéis, as imobiliárias não correm o risco de ter prejuízos por um acompanhamento inadequado. Por exemplo, o reajuste anual do aluguel é gerado automaticamente no mês devido, impedindo que o esquecimento faça com que o prazo seja perdido.

Melhor relacionamento com os clientes

É possível melhorar o relacionamento com os clientes, sejam eles os proprietários ou os inquilinos, ao aumentar a transparência e a eficiência dos processos. Por exemplo, muitas imobiliárias têm dificuldade na emissão do boleto de pagamento, atrasando a entrega e dificultando o recebimento e a quitação para as partes.

Algumas tecnologias, por sua vez, permitem que proprietários e inquilinos tenham uma área especialmente dedicada a eles dentro do site da imobiliária para acessar os boletos atualizados — para os casos de atraso — e comprovantes de pagamento, aumentando a segurança e agilidade nesse processo.

Redução da inadimplência

A dificuldade de ter acesso ao boleto de pagamento, as opções limitadas de transferências e o mau relacionamento com a imobiliária estão entre as motivações recorrentes de falta de pagamento do aluguel.

A modernização do processo de cobrança implica uma experiência de pagamento mais eficiente para o cliente, o que aumenta a facilidade e a agilidade em ter em mãos o boleto e efetuar a quitação.

A imobiliária também consegue realizar a atualização de cadastros dos clientes com mais eficiência, identificando rapidamente o histórico dos inquilinos. Como benefício dessas melhorias, está a redução da inadimplência.

Diminuição dos custos operacionais

Entre os principais benefícios de investir em soluções para modernizar o pagamento dos aluguéis, está a redução dos custos operacionais da imobiliária. Essa diminuição refere-se, principalmente, à economia de tempo e também de processos necessários.

Com a automação de tarefas, por exemplo, é possível realizar a emissão do boleto de cobrança com taxas adicionais inclusas, a notificação do inquilino em plataformas da preferência dele — como SMS ou e-mail — e o envio do comprovante posteriormente para o proprietário. Todos esses processos são automáticos, exigindo menos equipamentos, recursos e pessoas.

Otimização de processos

A otimização de processos é um fator importante para que uma imobiliária mantenha a relevância junto aos clientes e também seja mais competitiva em relação à concorrência.

Por exemplo, com a modernização nos contratos de aluguéis, em vez de os corretores despenderem tempo mensalmente para emitir todos os boletos, enviá-los, fazer as cobranças etc., eles podem dedicar esse tempo para vendas e novos negócios para a imobiliária, melhorando a produtividade da equipe e desenvolvendo abordagens comerciais mais estratégicas.

Dados os diversos benefícios proporcionados pela modernização dos processos de cobrança de aluguéis, fica a pergunta: como alcançá-los? Veja a seguir!

Como fazer essa modernização nos processos?

A modernização de processos é mais simples do que muitos profissionais do ramo acreditam, mas exige um investimento, tanto nas tecnologias quanto nos colaboradores, para aproveitar o máximo potencial desses recursos.

Assim, as novas soluções exigem um preparo da imobiliária, o que viabiliza que elas sejam melhores utilizadas e proporcionem um custo-benefício mais elevado.

Quais os benefícios do sistema imobiliário?

A adoção de um sistema de controle de contrato de locação é a alternativa com melhores vantagens quando o objetivo é modernizar os processos de cobrança de aluguéis. Existem softwares profissionais desenvolvidos com esse objetivo, o que torna o layout muito mais intuitivo e eficiente, além de atender a diversas necessidades específicas do setor imobiliário.

Esse tipo de solução oferece um dashboard integrado. Isso quer dizer que os corretores podem navegar, em uma tela inicial, entre todos os clientes de contratos de locação com agilidade e facilidade, economizando tempo e esforço.

Os contratos, assim como o banco de dados dos clientes, ficam todos armazenados on-line e, dessa forma, podem ser acessados simultaneamente e também atualizados.

Além desses benefícios diretos, esse tipo de software ainda disponibiliza as métricas da imobiliária, sendo possível verificar renovações, cancelamentos, inadimplência, novos clientes, receitas etc.

Como adotar esses sistemas?

A praticidade de acessar essas diversas informações sobre o funcionamento e a operação da imobiliária fazem com que os softwares imobiliários voltados para locação tornem o negócio mais atualizado e competitivo, transmitindo segurança para os clientes e profissionais.

O primeiro passo para investir na modernização da imobiliária é encontrar uma empresa parceira de confiança, com soluções desenvolvidas visando ao mercado de imóveis, uma vez que o segmento tem particularidades que devem ser atendidas em um sistema próprio.

Em seguida, o treinamento da equipe para lidar com os novos recursos é o que permite que eles sejam incorporados à rotina do negócio e possam gerar os benefícios esperados pelo proprietário.

Quer saber mais sobre como adotar um software para modernizar a cobrança de aluguel da sua imobiliária? Entre em contato com a nossa equipe de especialistas e tire duas dúvidas!

publicidade
Artigos relacionados
Compartilhe