Vendas

Venda de imóveis: como encontrar o imóvel perfeito para seu cliente?

Venda de imóveis: como encontrar o imóvel perfeito para seu cliente?

Em praticamente qualquer setor, conhecer o perfil dos clientes é pré-requisito fundamental para conseguir fechar ótimas vendas. E essa afirmação se encaixa perfeitamente na realidade do mercado imobiliário! Afinal, só dessa forma é que você conseguirá encontrar o imóvel adequado para as necessidades daquela pessoa. Quer saber que características você não pode deixar de conhecer? Como usá-las para encontrar o imóvel perfeito para seu cliente? Fique de olho no nosso post de hoje e aprenda como melhorar sua venda de imóveis!

Estado civil

Conhecer o estado civil do cliente ajuda bastante na busca pelo imóvel perfeito para suas necessidades. Pessoas solteiras geralmente costumam valorizar apartamentos localizados em regiões com uma vida noturna e comercial mais rica, com restaurantes, bares e muitas opções de lazer no entorno. Além disso, principalmente nas grandes cidades, a tendência é que pessoas solteiras abram mão de ter um carro puramente pelo custo embutido. Por isso, caso seu cliente tenha esse perfil, o ideal é buscar imóveis em áreas com grande oferta de transporte público.

O tamanho é outro ponto a ser levado em consideração nesse sentido: apartamentos de apenas um quarto e quitinetes são opções mais que viáveis para esse público. Os casados, por outro lado, costumam buscar imóveis maiores, com pelo menos 2 quartos. Regiões majoritariamente residenciais costumam ser bem-vistas por quem já tem um núcleo familiar maior. E o perfil casado geralmente valoriza a existência de uma boa vaga na garagem.

Faixa etária

A idade do interessado é outro ponto que deve ser levado em conta na busca por um imóvel. Assim, é importante que o corretor tenha sensibilidade para oferecer opções realmente adequadas, alinhando realidade com desejo e necessidade.

Para o público mais idoso, por exemplo, oferecer um imóvel no quarto andar de um prédio sem elevador definitivamente não é a melhor escolha. Para esse perfil, apartamentos em bairros menos agitados, mas ainda assim com grande oferta de comércio (como padarias, bancos e supermercados) costumam ser bem-vindos. Já os mais jovens, mesmo que com família, costumam preferir imóveis em bairros mais movimentados. No caso de universitários, a proximidade com a faculdade e centros comerciais costuma ser decisiva.

Filhos

Não tem como negar: pessoas com filhos têm necessidades diferentes de quem não tem crianças em casa. Enquanto o primeiro grupo costuma valorizar imóveis com uma boa área de lazer para os pequenos, de preferência próximos a escolas e creches, o segundo grupo pode não fazer questão nenhuma de um condomínio com playground, salão de festas e afins.

Isso sem contar que o tamanho do imóvel oferecido também deve ser adequado ao tamanho da família do cliente. Dessa forma, quem tem muitos filhos, por exemplo, certamente vai preferir um apartamento ou uma casa com mais quartos e dependências completas. Lembre-se, então, que a existência de crianças tende a demandar espaço e entretenimento.

Possibilidades financeiras

As possibilidades financeiras do cliente não podem ficar de fora do roteiro de perguntas do corretor de imóveis. Uma pessoa que está disposta a pagar à vista, por exemplo, pode contar com um leque de ofertas de imóveis maior do que quem só consegue comprar o bem por meio de financiamento. Afinal, que vendedor não aceitaria todo o montante pedido de uma só vez na sua mão? Então pergunte, desde o início, como o processo se desenrolará caso você encontre o imóvel perfeito!

Como você viu, para indicar um imóvel que seja exatamente o que o cliente procura, é importante entendê-lo, conhecendo seu estilo de vida, seus principais desejos e suas necessidades mais urgentes. Não hesite em fazer todas as perguntas necessárias no primeiro contato e anote o máximo de informações possível sobre seu cliente. Ao ter esse cuidado, você automaticamente aumenta suas chances de fechar negócio.

Para te ajudar a controlar esses processos de venda de imóveis de forma mais eficiente, utilize o inGaia Imob e tenha acesso e controle dos seus clientes e imóveis através do aplicativo.

E se você gostou deste conteúdo, não deixe de ler também sobre como aplicativos de realidade virtual podem ajudar na venda de imóveis!

publicidade
Black Friday inGaia - R$ 1000,00 de desconto para ter o sistema imobiliário mais completo do mercado
Artigos relacionados
Compartilhe