Liderança

Como estabelecer metas reais para atingir seus objetivos?

Como estabelecer metas reais para atingir seus objetivos?

Qual os seus objetivos para esse ano? Provavelmente você tenha como resposta alguns desejos que você gostaria de tirar do papel, seja no campo pessoal ou profissional. Para estabelecer metas reais e conquistá-las, algumas ferramentas e atividades podem te ajudar, e muito, a se organizar!

Definição SMART

Muitas vezes quando planejamos nossas metas não incluímos um prazo para conclusão ou focamos apenas no objetivo final, sem levar em consideração as pequenas ações e tarefas que serão necessárias para atingirmos esse resultado. Para auxiliar nessa visão mais ampla, o conceito ‘S.M.A.R.T’ indica que para ter sucesso, as metas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.
Essa ferramenta pode ser utilizada tanto em objetivos pessoais quando profissionais, sempre buscando responder todos os requisitos. Se o seu objetivo final é ter mais clientes nesse ano, por exemplo, quais ações você poderia tomar para conseguir esse resultado? Quanto tempo elas levariam? Esse resultado seria relevante em sua rotina de trabalho ou satisfação pessoal? Qual será o indicador de que a meta foi alcançada, como você pode mensurar esse resultado?

Mantenha a disciplina

Além de planejar as ações que são importantes para sua meta, é indispensável manter uma rotina disciplinada que te ajude a conquistar o objetivo final. Hoje, há inúmeras ferramentas e aplicativos que podem te ajudar a não perder prazos, criar alertas para datas e até te ajudam a organizar as finanças. Para aqueles que precisam controlar ou organizar os gastos, uma sugestão é o aplicativo brasileiro Guia de Bolso. Já o ToDoIst é um gerenciador intuitivo que ajuda a organizar as atividades e eventos diários. Para não perder seus objetivos de vista, vale até fazer aquelas tradicionais listas, lembretes, bilhetes… o importante é que você não esqueça os compromissos diários e objetivos de curto, médio e longo prazo!

Esteja preparado para ajustes

Muitas pessoas têm a ideia de que estabelecer metas é limitador e causará ainda mais pressão na rotina, entretanto, as metas devem ser encaradas como uma motivação e não como uma cobrança imutável. É possível que diversos contratempos e adversidades ocorram e que você precise reavaliar suas metas ou mesmo ajustar suas ações ao longo do caminho, sem que isso gere uma frustração ou ainda mais pressão. Há elementos externos que podem influenciar diretamente em seus objetivos e você precisará saber lidar com essas possibilidades, ajustando suas atividades e interesses. Você deve ter a liberdade de reavaliar suas metas sempre que necessário ou caso outra prioridade apareça.

Agora que você aprendeu a estabelecer metas reais para facilitar o atingimento dos seus objetivos, aproveite para se ajustar às mudanças tecnológicas e conheça o inGaia Corretor.

publicidade
Corretor de imóveis, tenha uma plataforma completa para seu sucesso.
Artigos relacionados
Compartilhe