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Como evitar transtornos no processo de pagamento do aluguel?

Uma das atividades que mais demandam tempo no dia a dia dos corretores de imóveis e das imobiliárias é a cobrança e o pagamento do aluguel. Esse processo pode exigir um grande número de colaboradores responsáveis pelo envio de boletos e notificações. Além disso, por mais que o contrato, a análise de crédito e as garantias locatícias existam para deixar locador e imobiliárias mais seguros, a inadimplência ainda é uma realidade.

Para ajudar você a facilitar o processo de pagamento e cobrança de aluguel, preparamos algumas dicas simples que podem ser adotadas no seu dia a dia. Além de otimizarem os trabalhos, elas podem evitar os atrasos, garantindo uma melhor organização do fluxo de caixa. Quer saber mais? Confira!

Evite a inadimplência

Embora ela não possa ser exterminada, é possível diminuir a inadimplência na sua imobiliária. Uma das principais medidas é ficar atento às cláusulas do contrato que preveem o pagamento e as sanções no caso de atrasos. Um documento bem amarrado deixa o locador e imobiliária mais protegidos, além de fazer com que o inquilino entenda a importância de realizar o pagamento em dia, sob pena de arcar com multas e até com ações judiciais.

Outra dica é manter o canal de atendimento ao cliente sempre rápido e eficaz, facilitando o contato do inquilino com a imobiliária. Esse canal pode ajudar na hora de entenderem os motivos do atraso e ainda evita que seus colaboradores precisem tomar a iniciativa de contatar o locatário com pendências financeiras.

Facilite o acesso ao boleto

Já imaginou ouvir do locatário que ele não efetuou o pagamento porque não recebeu o boleto do aluguel? Isso pode — e deve — ser evitado. Para tanto, é imprescindível que a imobiliária facilite o acesso ao boleto. Você pode dedicar uma área do site para que o cliente digite o número do contrato ou CPF para acessar o documento. Outra dica é enviar um e-mail automático com os boletos ou um SMS com o código de barras. Isso vale, inclusive, para a segunda via no caso de o inquilino perder o documento ou não recebê-lo.

As imobiliárias que adotam softwares de gestão de locação têm esse processo facilitado, já que ele automatiza o envio, baixa de pagamentos, entre outras atividades.

Notifique o atraso

Se algum atraso no pagamento do aluguel foi identificado, você deverá notificar o inquilino o quanto antes. Alguns atrasos podem acontecer por simples esquecimento, e a notificação é fundamental para facilitar a vida das partes envolvidas.Você pode optar por envio de SMS, e-mail e até WhatsApp, uma das ferramentas preferidas dos clientes.

Se a imobiliária adotar um software de gestão, tudo fica ainda mais fácil. Esse recurso disponibiliza um painel com todos os inquilinos e os status dos pagamentos. No caso de atrasos, é possível enviar as notificações com apenas um clique.

Utilize software de gestão de locação

Hoje, é essencial para uma imobiliária adotar um software de gestão de locação. É um recurso que facilita o trabalho dos corretores e demais colaboradores da empresa, já que automatiza os processos e ajuda na visualização das informações dos pagamentos de aluguel.

Esses softwares podem facilitar toda a gestão e a organização financeira da imobiliária, gerando relatórios e tendo todas as informações do pagamento sempre à mão. Entre os benefícios do software estão a redução da burocracia, automatização do envio de boletos, a rapidez no envio das notificações de atraso, o melhor acesso ao boleto, aumento da produtividade e a economia no tempo de todos os envolvidos no contrato.

O pagamento do aluguel é um dos processos mais trabalhosos de uma imobiliária, por isso, adotar medidas que otimizam essa função pode ser o que faltava na sua empresa. Aproveite e veja todas as soluções que o inGaia Locação tem para gerenciar os contratos de locação na sua imobiliária!

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