Como o Kenlo Imob auxilia no feedback aos proprietários de imóveis

Atualizado em 08/02/2019 as 07:00
Tempo de leitura: 9min aprox.

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O feedback aos proprietários de imóveis é um dos processos mais importantes no ciclo de vendas imobiliárias. Embora nem todos os corretores tenham o hábito de reportar-se ao proprietário do imóvel para atualizá-lo sobre o andamento das negociações, aos olhos do cliente essa prática pode ser um atalho para a fidelização.

Neste post, confira por que é tão importante transformar o feedback em uma obrigação em sua imobiliária e descubra como o Kenlo Imob pode auxiliar a transformá-lo em rotina.

Qual a importância do feedback aos proprietários de imóveis?

Para quem está vendendo um imóvel, receber relatos atualizados sobre o andamento de qualquer negociação é muito importante. Primeiramente, porque assim se tem certeza de que o imóvel vem recebendo atenção da imobiliária e de que há um esforço e uma estratégia de vendas para aquela unidade.

Em segundo lugar, porque, com informações claras e completas, o proprietário pode ter uma visão mais realista do mercado imobiliário e das possibilidades de fechar o negócio nas condições que idealizou.

Ciente das ofertas pelo imóvel e das avaliações dos interessados que o visitam, o vendedor pode compreender melhor o porquê da adoção de determinada estratégia de vendas ou, até mesmo, da avaliação feita do imóvel. É uma demonstração de transparência que reforça a parceria entre o corretor, a imobiliária e o proprietário.

Quais são as principais vantagens dessa prática?

Fidelização e profissionalismo

O feedback aos proprietários de imóveis não oferece benefícios apenas para quem está vendendo uma casa ou um apartamento. Para o corretor e para a imobiliária, esse contato também é muito importante, especialmente quando se pensa na fidelização do cliente.

É essencial lembrar que, inúmeras vezes, quem vende um imóvel também tem planos de adquirir uma nova casa ou um novo apartamento. A correta condução do processo de venda pode garantir a fidelização desse cliente para outras transações no futuro.

Além disso, a atenção dispensada ao proprietário no processo de feedback denota o profissionalismo do corretor e da imobiliária. Afinal, nada mais decepcionante para o proprietário de um imóvel do que ver toda a atenção recebida do corretor durante a captação simplesmente se evaporar no momento em que o seu imóvel é agregado à carteira da empresa.

Quem está tentando vender um imóvel é tão cliente da imobiliária quanto quem a procura para comprar. Logo, o vendedor não pode “ficar no escuro” após confiar um bem ao corretor, sem saber da evolução das negociações, das avaliações dos interessados etc.

Precisão no retorno

Da mesma forma, ruídos de comunicação durante o feedback ou no processo de negociação causam uma péssima impressão e podem comprometer a avaliação do proprietário quanto ao atendimento e, como consequência, sepultar qualquer chance de novos negócios.

Não adianta ligar para o proprietário para alertá-lo sobre uma oportunidade real de negócio e depois deixá-lo no silêncio caso a transação não se concretize ou ainda cancelar, de última hora, a visita de um interessado ao imóvel sem esclarecer os motivos do desencontro.

Essas situações passam uma péssima impressão ao cliente proprietário. Ele passa a avaliar que não tem recebido a atenção merecida da imobiliária ou então que a equipe não é suficientemente qualificada para conduzir um negócio realmente satisfatório para ele.

Ao procurar uma imobiliária para auxiliar na venda de seu imóvel, o proprietário busca uma parceria para fechar o negócio nas melhores condições possíveis. O fato de ter que pagar uma comissão para esse parceiro é visto como um investimento na transação.

Mas quando esse vendedor se sente desassistido, a parceria deixa de ser atraente aos seus olhos. Não raro, esse cliente tenta negociar o imóvel por conta própria, mesmo que não tenha experiência no mercado imobiliário.

Como o Kenlo Imob pode ajudar?

Assim como em todas as demais etapas do ciclo de vendas de um imóvel, o software de gestão imobiliária Kenlo Imob pode auxiliar no momento de prestar o feedback aos proprietários de imóveis.

O sistema dispõe de uma funcionalidade que possibilita ao corretor encaminhar automaticamente ao cliente um relatório de comercialização, detalhando as estratégias adotadas para acelerar a venda e também os resultados obtidos.

Mídias nas quais a unidade está anunciada, quantidade de visualizações no site da imobiliária e número de visitas realizadas são algumas das informações que se pode encaminhar ao vendedor, além da avaliação que os interessados fazem do imóvel dele. Tudo isso de forma automática.

Além de informações básicas sobre o imóvel, por meio do sistema, é possível enviar ao proprietário uma série de outros dados que demonstram os resultados das estratégias adotadas para sua comercialização.

Periodicidade do feedback

A funcionalidade pode ser configurada pelo gestor da imobiliária para que um feedback seja enviado automaticamente por e-mail ao proprietário com intervalos de 15, 20, 30 ou 60 dias. Assim, o vendedor consegue visualizar todos os portais imobiliários nos quais seu imóvel está anunciado e qual o retorno obtido com eles.

Acompanhando a mensagem, seguem gráficos de visitas e propostas feitas e também os resultados de uma pesquisa de opinião realizada junto aos interessados que visitaram o imóvel. Dessa forma, o proprietário constata que o relato não resulta de uma opinião do corretor, mas sim da avaliação real de possíveis compradores.

Esse tópico é bastante útil para que o proprietário compreenda as orientações e sugestões feitas pelo corretor. Quando os interessados avaliam negativamente o valor solicitado pelo imóvel, por exemplo, isso pode ser um argumento para que se pense em uma revisão sobre o que se está anunciando. E o comprador fica mais aberto a aceitar as orientações do corretor, se esse for o caso.

Quando o sistema Kenlo Imob envia um feedback automaticamente ao proprietário, ele também encaminha a mensagem ao corretor, que assim pode acompanhar melhor o cliente. Além disso, é possível efetuar o feedback fora dos prazos estipulados, seja para antecipar novidades importantes, seja para atender os clientes mais ansiosos que desejam não aguardar pelos envios programados.

Como mostramos neste post, o feedback aos proprietários de imóveis, essencial no processo de venda, é mais uma funcionalidade disponível no sistema Kenlo Imob, a ferramentas mais completa de gestão imobiliária.

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