Locação

como-otimizar-o-processo-de-reajuste-de-aluguel-e-de-repasses.jpeg

Como otimizar o processo de reajuste de aluguel e de repasses?

Uma das maiores preocupações para quem gera renda com aluguel diz respeito ao reajuste do valor realizado todo ano ao fim do contrato, não é verdade? Afinal, repassar os valores aos inquilinos e saber, ao certo, em quais alíquotas se basear são tarefas complexas.

Para se ter uma ideia, até mesmo os profissionais mais experientes do mercado imobiliário às vezes têm dificuldades para realizar os cálculos pertinentes. Isso sem mencionar os repasses que devem ser realizados aos corretores responsáveis pela locação dos imóveis.

Por isso, no artigo de hoje mostraremos tudo o que você precisa saber para otimizar o processo de reajuste de aluguel em sua imobiliária. Continue a leitura deste conteúdo para saber mais sobre o assunto!

Como funciona o processo de reajuste de aluguel?

No Brasil, um dos principais aspectos que influenciam o valor reajustado no aluguel de imóveis é o IGP-M. Em geral, os contratos de locação devem apresentar uma cláusula a respeito do aumento no valor relacionado a esse índice.

O IGP-M — ou, como também é conhecido, Índice Geral de Preços de Mercado — é composto por três diferentes métricas, sendo elas:

  • Índice de Preços por Atacado – Mercado (IPA-M);
  • Índice Nacional do Custo da Construção – Mercado (INCC-M);
  • Índice de Preços ao Consumidor – Mercado (IPC-M).

Para se ter uma ideia de como isso funciona, em 2017 o IGP-M acumulou em -1,92%, ou seja, ficou negativo, representando uma deflação. Isso significa que o aumento nos aluguéis permaneceu estável durante o período. Considerando que os contratos não preveem reajustes negativos, foi uma ótima notícia para os locatários.

O que queremos dizer é que o IGP-M é o fator de maior relevância em todo o processo, portanto, para evitar surpresas, é preciso ficar atento às suas movimentações durante o decorrer do ano.

Quando deve ocorrer o aumento do aluguel?

Como já foi dito, o reajuste do valor do aluguel está ligado ao índice firmado no contrato. No entanto, existem situações em que o locador pode exigir um reajuste maior. Dado esse contexto, é preciso que ele obedeça duas regras:

  • no contrato deve constar uma cláusula especificando o reajuste acima do índice;
  • o reajuste, quando acima do índice, ocorre no ato da renovação do contrato.

A prática normalmente aderida pelas imobiliárias é a de firmar um contrato de, pelo menos, três anos, tendo reajustes anuais pautados pelo índice e, ao final do contrato, outro reajuste.

Para realizar o cálculo, basicamente, é preciso aplicar o percentual do índice que está previsto no contrato (geralmente, o IGP-M) no período da locação. É possível fazer a simulação do reajuste diretamente no site do Banco Central, ou utilizar o auxílio de um sistema de gestão imobiliária completo.

Como otimizar o processo de reajuste de aluguel?

Utilize um sistema de gerenciamento

Um software de gerenciamento e automação é uma ferramenta excelente para realizar o processo de reajuste de aluguel, já que conta com ferramentas capazes de melhorar a produtividade de seus colaboradores e tornar os cálculos muito mais assertivos.

À medida que os procedimentos operacionais são automatizados, pode-se aumentar a dedicação às tarefas do setor financeiro, como o reajuste anual dos seus contratos de locação.

Implemente um sistema de gestão imobiliária

Por fim, vale mencionar o quanto a tecnologia é capaz de melhorar as atividades operacionais da imobiliária, tornando sua gestão muito mais segura, assertiva e automatizada.

Com base nisso, é importante dizer que um software de gestão financeira, como o inGaia Locação, oferece ferramentas e recursos capazes de otimizar não só o processo de reajuste de aluguel, mas o trabalho do corretor como um todo. Aqui podemos destacar a integração com o aplicativo Vistoriador e a régua de cobrança que envia alertas e cobranças automáticas para os clientes.

Para garantir, então, a competitividade de sua imobiliária diante dos concorrentes e o índice de satisfação do consumidor moderno, considere implementar uma cultura de tecnologia e inovação nos seus processos cotidianos!

As informações sobre como otimizar o processo de reajuste de aluguel e de repasses foram úteis? Quer saber como um sistema pode melhorar seus processos? Então aproveite para baixar o nosso guia gratuito sobre as melhores práticas de otimização na rotina da sua imobiliária!

publicidade
Artigos relacionados
Compartilhe