Locação

Smiling businessman fixing his necktie before going out

Como preparar a imobiliária para o aumento da demanda por locação de imóvel

Não tem como negar: o crescimento da procura por locação de imóvel é uma realidade no mercado brasileiro atual. Em 2016, estimativas apontavam que 61% das pessoas em busca de imóveis queriam alugar. Completando o cenário de mudança de comportamento por parte do consumidor veio a crise econômica, trazendo a motivação necessária para consolidar essa nova era. Em meio a tudo isso, para que sua imobiliária consiga se beneficiar com essa tendência, ela precisa adotar boas práticas.

Nesse post, vamos mostrar o que sua imobiliária deve fazer para aumentar a oferta de imóveis para locação e garantir a aderência de proprietários a esse tipo de negociação. Confira e se prepare para o sucesso!

Treine seus corretores

Com o foco da atuação dos corretores passando da venda para a locação de imóvel, é importante que eles sejam treinados para conduzir adequadamente esse tipo de negociação. Pensando nisso, compartilhe informações sobre a legislação e as particularidades desse tipo de contrato, explicando sobre a exigência de se contar com fiadores e garantias de aluguel e tirando as dúvidas mais frequentes de quem procura por locação, por exemplo.

Oriente os clientes

Mas atenção: não são apenas os corretores que precisam de treinamento! Os proprietários também devem ser orientados a respeito das vantagens da locação de imóvel, suas características e quais cuidados devem tomar ao optar pelo aluguel — como a vistoria. Além disso, os locadores também precisam estar cientes do funcionamento dos reajustes de aluguel e até mesmo dos respectivos dispositivos legais, como a possibilidade de despejo de inquilinos inadimplentes. O segredo está em promover uma sensação de segurança para que o proprietário se sinta motivado a alugar.

Revise seu portfólio

Muitos imóveis da carteira da sua imobiliária que estão parados há mais tempo podem ter melhor sorte ao terem sua modalidade transferida de venda para aluguel. Encontre os tipos de imóveis procurados para esse fim, como quitinetes e apartamentos pequenos para uso residencial ou lojas de pouca metragem para uso comercial, potencialmente mais atrativos para inquilinos.

Fortaleça a captação

Caso você não encontre uma boa quantidade (com qualidade) de imóveis para locação, é preciso arregaçar as mangas e investir na captação desse tipo de cliente. Além de procurar encontrar boas unidades, também é necessário convencer quem aluga a contar com uma imobiliária. Afinal, ainda é comum que proprietários prefiram negociar diretamente com o interessado, temendo burocracias ou custos com uma empresa especializada no assunto. Trabalhe para convencer esse potencial cliente de que o investimento em ajuda profissional vale a pena!

Pense nas temporadas

Embora boa parte da procura por imóveis seja para quem deseja morar por médio ou até longo prazo, existe um mercado interessante para a locação de imóveis por temporada. Nesse caso, é preciso identificar as melhores localizações, o período do ano de procura mais alta e os itens mais valorizados pelos clientes. Lembre-se também de que esse tipo de aluguel tem regras próprias, como um limite de 90 dias e a possibilidade de se fazer a cobrança antecipada.

Preparado para cuidar da elaboração de vários contratos de locação? Então aproveite para conhecer e utilizar o inGaia Locação e ganhe muito mais produtividade ao gerar os seus contratos.

Pois então descubra já quais são os erros que você precisa evitar para manter a transação segura!

publicidade
Compartilhe