Financeiro

Como reduzir custos sem perder a competitividade?

Como reduzir custos sem perder a competitividade?

Toda e qualquer empresa determina seu sucesso por meio de uma equação simples, da qual todas as outras decorrem: a soma das receitas subtraída do total de despesas. E é em cima desse resultado que muitos gestores devem se debruçar, pensando em como reduzir custos sem comprometer a competitividade da imobiliária.

Na prática, a gestão de custos não só é o calcanhar de Aquiles de muitos negócios como não tem nada de preocupação específica de épocas de crise, viu? Em todos os setores e a qualquer momento, muito do resultado acaba escorrendo pelo ralo sem uma gestão de custos eficiente.

Por tudo isso e muito mais, é preciso enxergar o tema sob um ponto de vista mais amplo, procurando entender onde a atuação do gestor é fundamental para cortar custos desnecessários e como isso impacta no desempenho da sua imobiliária. Pronto para saber mais sobre o assunto? Então acompanhe!

O controle de custos e a competitividade

Quem pensa que controlar os custos traz perda de competitividade precisa urgentemente rever seus conceitos. A verdade é que uma imobiliária que não só pratica esse controle como o transforma em uma regra institucionalizada demonstra mais organização, vai direto ao ponto e foca no que é realmente importante. Guarde desde já: a eficácia de processos é o que produz a redução de custos.

Imagine que um de seus funcionários passa uma parte do dia em atividades que o façam desviar o foco dos negócios. O custo efetivo dessa perda é até difícil de mensurar imediatamente, mas se relaciona a produtividade, competitividade e custos. Há uma perda parcial do valor que a imobiliária paga para mantê-lo, as negociações em curso perdem agilidade e diversas oportunidades de negócio podem simplesmente ir embora.

Com isso você já consegue perceber que gerir adequadamente os custos da sua empresa é uma ação diretamente relacionada ao controle de processos e ao aumento da qualidade, melhorando portanto a competitividade, certo?

A visão dos custos nas imobiliárias

Em imobiliárias é ainda mais fácil deixar que os resultados escoem devido a custos desnecessários. Afinal, é da natureza do trabalho lidar com papéis, burocracias e impressos de divulgação, por exemplo. Imagine o quanto não se perde com impressões, marketing mal direcionado ou demora de processos que poderiam ser mais ágeis! Se para o empresariado de modo geral é importante manter os custos sob rédeas curtas, para o ramo imobiliário essa preocupação ganha proporções muito maiores.

A redução de custos sem erros

Os primeiros setores que normalmente vêm à mente quando se fala em redução de custos são o RH e o marketing, certo? Mas essa definitivamente não é a melhor estratégia de ação. Sua equipe é a fonte de negócios da empresa e a divulgação é (e sempre será) a alma do negócio. Mas as torneiras dos custos podem sim ser fechadas, desde que se olhe para diversos pequenos pontos que, no dia a dia, passam despercebidos. Foque neles e comece sua gestão de custos com o pé direito!

  • As contas de energia elétrica, internet e telefone merecem constante atenção e busca por alternativas mais econômicas;
  • As impressões e cópias podem ter um sistema de controle que evite o desperdício de papel e outros insumos;
  • Os colaboradores que não seguem processos definidos devem ser reorientados, recebendo treinamento para que se adequem ao fluxo de atividades da empresa;
  • A manutenção contínua do contato com o cliente é fator fundamental para evitar perda de oportunidades por falta de continuidade da negociação.

Se esses temas forem tratados de forma cuidadosa, certamente será fácil (e rápido) perceber o quanto ajudarão na redução de custos desnecessários, consequentemente aumentando seus resultados.

A importância da visão sistêmica

Mais que ações isoladas para a redução de custos, ter uma visão global da empresa, que interligue os resultados de todas as áreas e demonstre como elas impactam umas nas outras, é um dos fatores mais importantes para o sucesso.

Nesse processo, a tecnologia é uma das principais aliadas, integrando informações que podem facilitar a compreensão de como um erro desencadeia uma série de outros, enquanto os acertos melhoram continuamente os resultados. Então invista sempre em ferramentas que ajudem a entender sua imobiliária como um todo, esclarecendo quais são seus erros a fim de melhorar os resultados. O inGaia Imob é uma excelente ferramenta que pode te ajudar com isso. Conte com um CRM imobiliário que irá otimizar toda a gestão da sua imobiliária e clientes com uma plataforma inteligente, além de ter um poderoso site totalmente customizável, para a captação de clientes e aumento das vendas!

Agora comente e compartilhe conosco suas ideias e experiências sobre como reduzir custos sem perder a competitividade!

publicidade
Black Friday inGaia - R$ 1000,00 de desconto para ter o sistema imobiliário mais completo do mercado
Artigos relacionados
Compartilhe