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Como ser um bom corretor de imóveis e se diferenciar?

Como ser um bom corretor de imóveis e se diferenciar?

Historicamente, o mercado imobiliário brasileiro sempre foi um segmento estável e seguro, procurado sem receio por pessoas dos mais variados perfis como forma de investimento. Não restam dúvidas, no entanto, das mudanças experimentadas pelo setor nos últimos anos. Após a escolha do país para sediar eventos esportivos internacionais e com a conjuntura da época, que se apresentava favorável, os valores subiram bastante. Nesse cenário, um bom corretor de imóveis conseguia lucros até sem muito esforço.

Posteriormente, porém, veio a crise. Aí o contexto mudou bastante de figura. Vendas, compras e locações diminuíram, provocando medo nos investidores e comprometendo a renda geral. Até os financiamentos ficaram mais difíceis! Passada a hora crítica da tempestade, hoje a situação parece ter estagnado, tanto que a procura voltou a crescer. E é nesse momento que quem se diferencia pode ter excelentes resultados. Quer saber como? Então confira!

Aposte no bom atendimento

O primeiro passo para se tornar um bom corretor de imóveis e se diferenciar é investindo em um bom atendimento. Como é nessa hora que o cliente vai avaliar seu nível de comprometimento, seriedade e competência, aproveite a chance de mostrar suas qualidades e garantir a confiança do público de uma vez por todas.

Comece se vestindo adequadamente. Tudo bem que, em um país tropical como o Brasil, terno e gravata não são uma obrigação. Mas nem por isso você precisa abrir mão de roupas sociais de boa qualidade, que estejam sempre limpas e bem passadas. A pontualidade também conta muito. Por isso, organize-se para chegar ao menos 10 minutos antes no local e jamais deixe o possível cliente esperando.

O vocabulário e a educação também devem entrar nessa equação. Procure fugir de gírias e invista em uma conversa mais polida e franca, mas sem excessos de formalidade ou qualquer tom de arrogância. Procure se aproximar do cliente, desde que deixando claro, com suas palavras, que você é um profissional confiável e de alta qualidade.

Entenda as necessidades do cliente

Por incrível que pareça, é muito comum que o corretor insista em tentar adaptar o cliente à sua cartela de imóveis e não o oposto. Mas como você quer se diferenciar, nada de agir assim! Escute todas as demandas e necessidades do interessado, de modo a poder, a partir daí, encontrar a propriedade perfeita para aquela pessoa.

Dê atenção aos pequenos detalhes: idade, número de familiares, estilo de vida, valor desejado, estado civil e profissão, dentre outros. Com tudo isso em mente, identifique as motivações de compra e saiba explorá-las da melhor maneira possível.

Você vai ver como, aplicando essa estratégia, fechar qualquer tipo de negócio será muito mais fácil. Isso sem contar que, assim, você certamente terá recomendações espontâneas dos seus serviços para terceiros, ampliando sua cartela de contatos simplesmente por fazer um bom trabalho.

Faça cursos e treinamentos

Aqui temos um erro bastante comum cometido por muitos profissionais do mercado imobiliário: achar que já dominam o segmento e, por isso, não precisam se aprimorar em nenhum aspecto. Mas a verdade é que cursos e treinamentos são essenciais para se diferenciar nesse setor tão competitivo. Afinal, assim você não só melhora suas habilidades como vendedor, mas também se mantém atualizado sobre as tendências do ramo.

Caso não queira (ou possa) gastar dinheiro com isso no momento, use a internet a seu favor! Além de aulas a distância, que são mais práticas e menos dispendiosas, há uma série de materiais gratuitos na web que podem oferecer uma boa ajuda. Fóruns de discussão e blogs de outros corretores ou imobiliárias também podem ser fontes úteis de informação para uma negociação de sucesso.

Esteja sempre preparado

É muito importante estar sempre preparado. Obviamente, você não vai ficar feliz se deixar de vender ou locar um imóvel por não saber dados cruciais sobre a unidade, não é mesmo? Então não dê brecha para que isso aconteça! Assim, antes de qualquer visita ou encontro, informe-se ao máximo.

Vá munido de fotos internas, medidas, número de cômodos e informações sobre a vizinhança. O ideal é até ter subsídios extras, mesmo que pareçam desnecessários, pois os clientes podem não pensar da mesma forma. De tempos em tempos, procure também analisar e examinar sua própria cartela de imóveis, preparando-se para o que surgir.

Estabeleça metas realizáveis

Independentemente da área de atuação, estabelecer metas realizáveis sempre ajuda na produtividade. Para ser um bom corretor de imóveis e se diferenciar, essa pode ser uma atitude fundamental. Estabeleça um ponto de destino e um prazo razoável para chegar lá.

Para começar, use seus últimos resultados como base. Veja quantos imóveis conseguiu negociar, onde errou e onde pode melhorar. Dessa maneira, você consegue monitorar melhor seu próprio desempenho e realinhar mais facilmente aquelas estratégias que não têm sido tão eficazes quanto você gostaria. Se superar o alvo, excelente. Mas se ficar aquém, não se desespere. Avalie os processos e evolua para atingir a excelência.

Aumente sua disponibilidade

Já sabemos que a competitividade no mercado imobiliário é elevadíssima. Por isso, estar sempre disponível é essencial. Você não vai gostar de saber que um cliente em potencial tentou entrar em contato com você e, por não ter conseguido, acabou repassando um negócio excelente para seu concorrente, não é verdade?

Por isso, lembre-se de sempre deixar seu celular carregado e tocando em um volume audível. Ter mais de uma linha, preferencialmente de operadoras diferentes, é outra boa ideia. Aplicativos de comunicação (como o WhatsApp) também são indispensáveis nos dias de hoje. Cheque diariamente sua caixa de e-mail e jamais deixe mensagens sem resposta.

Invista no marketing digital

Não dá para não marcar presença na internet hoje em dia. Por isso, para ser um bom corretor de imóveis e realmente se diferenciar, é fundamental contar com boas estratégias digitais. Um site de qualidade, por exemplo, traz credibilidade, ajuda a divulgar sua cartela de imóveis e amplia significativamente suas formas de comunicação.

Blogs também são ótimas pedidas, pois ajudam a estreitar o relacionamento com o público-alvo. Com artigos esporádicos e conteúdos relevantes, você pode virar referência no setor e conseguir clientes de forma perene, espontânea e surpreendentemente barata.

Por fim, não se esqueça do e-mail marketing! Com informações prévias dos clientes, você pode facilmente montar e enviar campanhas segmentadas, alcançando as pessoas certas, no momento certo e com a oferta mais adequada possível. Com isso, você aumenta drasticamente suas chances de sucesso.

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Aproveite para conferir também este outro post, que aborda tudo o que é preciso para ser um corretor de sucesso!

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