Liderança

Como ser um líder de sucesso? 4 dicas para começar hoje

Como ser um líder de sucesso? 4 dicas para começar hoje

O atual cenário de instabilidade marcado pela disparada da inflação e pela alta do desemprego demanda a atuação de líderes capazes de evitar a fuga de talentos e o clima de insatisfação nas empresas. Ainda cabe a essas lideranças manter a equipe alinhada às metas da organização, cuidando para que, no fim das contas, todos estejam contentes com os resultados. Por essas e outras, é certo dizer que o sucesso da liderança vai muito além da delegação de ordens e do cumprimento de prazos. Quer saber o que mais está envolvido? Pois neste post você será apresentado a algumas das principais características que todo bom gestor deve conhecer para aprender como ser um líder de sucesso. Veja!

Busque o autoconhecimento

É simples: não tem como ser um verdadeiro líder sem reconhecer suas próprias virtudes e também seus pontos fracos — ou seja, tudo aquilo em que você precisa trabalhar e retrabalhar para usar a seu favor. Além de refletir sobre suas atitudes, pergunte a opinião de pessoas mais próximas sobre o que elas acham de você como profissional. Com feedbacks sinceros talvez você descubra que é preciso mudar o tom de voz em determinadas ocasiões, ser menos agressivo e até baixar a bola para conseguir liderar pessoas com harmonia.

Seja transparente

Guardar todo e qualquer tipo de informação só para si, desconfiar dos próprios funcionários, espalhar boatos, favorecer um colaborador em detrimento de outros ou mesmo desqualificar um integrante do time pelas costas são apenas algumas das atitudes reprováveis que poderiam muito bem ser remediadas com transparência no trato das atividades diárias no escritório. Lembre-se de que, por pior que possa parecer, o ideal é jamais esconder do seu time a realidade da empresa.

Procure dar feedbacks

Um líder precisa não só coordenar seu time, mas incentivá-lo a sempre obter bons resultados. E um dos melhores combustíveis da motivação no ambiente de trabalho é, sem dúvida, o feedback. Por meio de elogios e críticas construtivas, o funcionário saberá se posicionar com mais facilidade diante dos desafios impostos pela empresa, crescendo e automaticamente ajudando o negócio a também crescer. Só vale tomar um certo cuidado com o tom do feedback, viu? Afinal, quando o retorno não é bem colocado, pode constranger em vez de ajudar.

Demonstre coragem

Se ser líder fosse fácil, provavelmente todos iriam querer o cargo, não concorda? Na prática, é preciso ter coragem para assumir essa missão. E não só pela responsabilidade de gerenciar pessoas dos mais variados perfis, mas por ter que demonstrar coragem para, ao fim do dia, assumir quaisquer erros que o time possa eventualmente cometer, bem como desenvolver uma boa dose de resignação para conseguir consertar tudo.

Só um último detalhe: por mais que nossas dicas sejam extremamente válidas, você deve saber que a liderança não se faz por si mesma, nem acontece naturalmente, da noite para o dia. É preciso muita dedicação e, mais que isso, a colaboração de todos os colegas da equipe, seja com sugestões, críticas ou elogios. Não se esqueça: chegar mandando sem ao menos conversar com os integrantes do time é a maneira mais rápida de encurtar sua carreira como líder de sucesso!

Fornecer tecnologia que ajude no dia-a-dia da sua equipe também é um ponto de extrema importância. Invista em um CRM imobiliário, como o inGaia Imob, e faça a gestão de clientes de qualquer dispositivo, divulgação de imóveis nos portais e chat em tempo real com mais de 30.000 corretores para parcerias.

E então, já está se sentindo mais confiante sobre como ser um bom líder? Tem alguma dúvida ou sugestão para enriquecer nossa listinha de dicas? Deixe seu comentário e participe!

publicidade
Black Friday inGaia - R$ 1000,00 de desconto para ter o sistema imobiliário mais completo do mercado
Artigos relacionados
Compartilhe