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Como ter uma carteira de clientes robusta mesmo com a crise?

Como ter uma carteira de clientes robusta mesmo com a crise?

Você provavelmente está lembrado que, em 2015, o limite de financiamento dos imóveis caiu de 80% para 50%, certo? Pois não só esse como diversos outros fatores (ligados principalmente ao cenário de desaceleração econômica) acabaram influenciando a demanda. E quando o mercado sofre transformações, as perspectivas automaticamente mudam. Assim, surgem momentos em que até alcançar o cliente passa a ser mais difícil. Aí é preciso mais articulação para chegar de fato à etapa de negociação de um imóvel. Para isso, torna-se fundamental gerir melhor a carteira de clientes, bem como trabalhar para conquistar novos. Quer saber como colocar isso em prática? Então confira já as dicas que separamos para ajudá-lo a superar essa fase!

Compreenda a fundo o perfil dos clientes

O cliente de hoje é naturalmente mais exigente por ter amplo acesso a informações das mais variadas. E o melhor ainda está por vir: sabia que, ao mesmo tempo em que a internet facilita a vida do público, é igualmente útil para fazer prospecção e sondagem? Nesse cenário, uma pesquisa bem feita e o acompanhamento de determinadas métricas não só levam a encontrar novos clientes como também ajudam a entender qual é seu perfil atual, que informações busca e quais necessidades possui. E ao saber detalhadamente com quem está lidando fica muito mais fácil acertar na oferta, não acha?

Identifique as melhores estratégias

Períodos de instabilidade são ideais para rever pontos fracos, identificando os principais problemas das estratégias que a imobiliária ou seus corretores vêm utilizando. O melhor é mudar o foco para o que já provou trazer bons resultados, aprimorando as formas de captação de clientes. É fundamental que haja um entendimento aprofundado sobre os problemas que caracterizam o cenário atual e a insegurança que aflige o cliente para, a partir disso, propor uma solução. Deve-se levar em conta que, como o crédito imobiliário funciona a longo prazo, as incertezas da economia desencorajam os interessados em seguir com o sonho da casa própria. Já sabe o que fazer?

Mantenha sua rede de contatos atualizada

Mais do que nunca, é preciso encontrar o cliente no lugar certo: usando as redes sociais para estreitar relações, analisando perfis, fazendo parcerias, conhecendo outros profissionais, visitando sites com conteúdo focado no mercado imobiliário e nos corretores atuantes. Na fase de expansão imobiliária, houve um aumento considerável de crédito para a aquisição de imóveis, o que gerou um aumento da demanda e levou a uma enorme valorização dos preços. Agora a situação mudou. Mostre ao cliente que alguns imóveis podem ser oferecidos por preços mais acessíveis, deixando claro que há boas oportunidades de negócio. Com uma rede de contatos atualizada, ativa e funcional, é possível fazer sua mensagem chegar a um número maior de pessoas.

Elabore anúncios detalhados

O cliente se tornou mais exigente por ter à sua disposição diversas possibilidades de consulta na internet, conseguindo obter muitas informações com uma enorme facilidade. Em meio a tudo isso, o papel do corretor é saber com quem está lidando e disponibilizar o maior número possível de detalhes nos anúncios dos imóveis, provando ser mais que capaz de lidar com esse novo perfil de cliente e que está disposto a ajudar.

Procure se adaptar ao novo contexto

Na prática, ignorar as mudanças é a pior alternativa. Por mais que a economia do país esteja passando por momentos complicados e o mercado imobiliário sinta diretamente o baque, é preciso encarar. A verdade é que os clientes não têm segurança suficiente para se comprometer com a aquisição de um imóvel. É importante, assim, eliminar essa desconfiança ao mostrar propostas adequadas às necessidades do cliente, com riqueza de informações e franqueza. Para os corretores, nunca foi tão importante ter sua imagem associada à profissão, usando para isso as redes sociais. Nesses meios, com um perfil bem ajustado, fica mais fácil divulgar o trabalho, sendo lembrado sempre que alguém pensar em procurar um imóvel.

Lembre-se que além de investir na presença em redes sociais, é de extrema importância ter um site atrativo e responsivo para atrair e fidelizar os seus clientes. O inGaia Imob, além de garantir o melhor CRM imobiliário do mercado, possibilita a customização de um site para fazer toda a divulgação de imóveis.

E então, qual dessas dicas chamou mais sua atenção? Gostaria de sugerir mais alguma estratégia para gerir a carteira de clientes adequadamente? Comente aqui e dê sua contribuição!

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