Liderança

lideranca1

Como ter uma equipe de alto desempenho em sua imobiliária?

Diante de um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, é simplesmente fundamental contar com uma equipe de alto desempenho, não é mesmo? Afinal de contas, a criatividade, a competência e, claro, a produtividade são indispensáveis para o sucesso de qualquer imobiliária! Por isso é que empresários e gestores têm se concentrado no investimento em iniciativas direcionadas à performance da equipe de vendas, sempre considerando aspectos técnicos e administrativos, além do estilo de liderança e da capacitação geral do capital humano. Pronto para conhecer algumas dicas de como conquistar resultados incríveis para sua imobiliária? Acompanhe!

Aprimore a seleção

A formação de uma equipe de alto desempenho começa pela assertividade dos processos seletivos. Por isso é que a contratação de agências especializadas pode ser uma boa opção. Entretanto, vale lembrar que a força de um time está atrelada a perfis multidisciplinares e complementares. Assim, por mais que apostar na heterogeneidade seja importante, deve-se sempre priorizar características pessoais relevantes, como a ética, o compromisso e a colaboração.

Reforce a comunicação

Não tem como fugir: uma equipe de alto desempenho precisa de informação. Por isso, cabe ao líder estabelecer mecanismos que garantam uma comunicação eficiente entre todos. Prioridades, urgências e orientações devem ser constantemente compartilhadas, bem como notícias,  desafios e tendências do mercado imobiliário.

Defina metas realistas

Uma gestão realmente eficiente deve incluir a definição de metas individuais e coletivas, todas alinhadas aos objetivos macro da imobiliária. Mas é essencial que essas metas sejam ao mesmo tempo desafiadoras e realistas, para não enfraquecer a gestão, provocar insatisfação e aumentar a rotatividade entre os corretores. Assim, é fundamental considerar os limites de atuação, o know-how e a experiência de cada profissional para manter um time de alto desempenho.

Recompense os esforços

Outra dica para reforçar a produtividade de qualquer equipe consiste em criar um sistema de recompensas baseado nas metas alcançadas, motivando as equipes na busca por um desempenho diferenciado. Mas para que o sistema seja verdadeiramente efetivo, é fundamental analisar as preferências e o momento de vida dos profissionais para que as premiações sejam realmente valorizadas. Comissões e folgas extras são bons exemplos, além de cartões do tipo vale-presente, vale-cultura ou vale-viagem. Lembrando que os prêmios em dinheiro costumam sempre ser muito bem aceitos, apesar de não serem capazes de criar vínculos duradouros entre corretor e imobiliária. Então nada de confundir o sistema de recompensas com uma proposta de remuneração variável, ok?

Incentive a capacitação

As equipes de alto desempenho são compostas por profissionais capacitados e atualizados, certo? Assim, é importante incentivar o aprendizado e a preparação dos corretores, seja por meio de cursos já disponíveis no mercado ou com a imobiliária providenciando uma universidade corporativa própria, método de qualificação sob medida para a construção de times ainda mais competentes.

Ofereça o necessário

A formação de uma equipe de alto desempenho também está associada aos recursos e à infraestrutura oferecidos pela empresa. Por isso, é fundamental criar condições que colaborem para um rendimento excelente. Um espaço adequado, equipamentos atualizados e soluções tecnológicas (como o inGaia Imob) são fundamentais para garantir a visibilidade da imobiliária, além de proporcionar mais agilidade e qualidade no contato com os clientes.

Cuide do ambiente

Acredite: o ambiente de trabalho afeta diretamente a produtividade da equipe de corretores. Por isso, é essencial apostar na gestão de pessoas. Para tanto, o  líder deve adotar uma postura positiva, demonstrando entusiasmo, comprometimento, gentileza, humildade e bom humor. Ao mesmo tempo, deve administrar os conflitos internos e eliminar comportamentos nocivos, que envolvam deslealdade, mentira ou assédio. Outro ponto importante está na definição de normas de conduta, que devem reger a atuação e os relacionamentos dos corretores.

E agora que você já sabe ao menos por onde começar a montar uma equipe de alto desempenho para sua imobiliária, comente aqui e compartilhe conosco suas dicas sobre práticas de gestão e liderança que realmente fizeram a diferença na sua imobiliária! Participe!

publicidade

Compartilhe