Financeiro

Como um software imobiliário pode auxiliar no fluxo de caixa?

Como um software imobiliário pode auxiliar no fluxo de caixa?

Infelizmente, o Brasil possui um alto índice de mortalidade empresarial. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), seis em cada dez empresas nacionais fecham as portas antes do quinto ano em operação, o que certamente é preocupante.

A maioria dos gestores culpa problemas externos, como o Custo Brasil ou a crise econômica, mas a verdade é que a situação é um pouco mais complicada do que parece. O fato é que o empresariado brasileiro ainda peca pela falta de maturidade ao lidar com as finanças do negócio.

Muitas especialistas e instituições renomadas, como o Sebrae, por exemplo, apontam que essa é uma das principais falhas das nossas empresas. Na maioria dos casos, o que se percebe é uma atitude reativa, em que o gestor apenas apaga incêndios quando eles aparecem. Em outras palavras, falta planejamento.

Os problemas não param por aí. Ainda existem muitos negócios que apresentam resistência para implementar novas tecnologias — é o caso dos softwares destinados exclusivamente gestão de processos e finanças da organização.

Presos às antigas planilhas ou aos processos vagarosos, esses empreendimentos criam uma série de gargalos de produção que levam aos desperdícios e à ineficiência. É preciso dar um basta nisso, principalmente no mercado imobiliário, no qual a concorrência cresce a cada dia e exige um preparo ainda maior do escritório.

Por isso resolvemos mostrar, no post de hoje, como o software imobiliário pode ajudar no fluxo de caixa do seu negócio. Confira!

Acompanhe os resultados por indicadores-chave

Em primeiro lugar, é sempre importante lembrar que a informação é a base para a tomada de decisão — isso não é diferente no campo financeiro. Ao avaliar os fluxos de caixa, precisamos de uma série de dados relevantes para comparar diferentes períodos com eficácia.

São os indicadores de desempenho que nos ajudam a estabelecer esse parâmetro de avaliação. Acontece que acompanhar indicadores de desempenho “na ponta do lápis” definitivamente não é a melhor alternativa.

Afinal, geralmente precisamos das informações o mais rápido possível e falta logística para administrar tantas informações manualmente. Por isso, se você realmente quer acompanhar indicadores, é fundamental contar com o apoio da tecnologia.

As soluções permitem que o gestor monitore os principais indicadores em tempo real — como a lucratividade, o ticket médio, o retorno sobre o investimento e muitos outros. Com isso, você certamente melhora a qualidade na tomada de decisão da sua empresa.

Melhore as rotinas internas da organização

Em geral, ninguém gosta de lidar com finanças. No entanto, isso não significa que a rotina interna da empresa deve ser comprometida. É fundamental que exista uma cultura forte e pautada na prestação de contas. É justamente com isso que os softwares imobiliários podem ajudar, já que eles estimulam essa postura e facilitam os processos.

Ademais, a movimentação de caixa é uma tarefa que exige muito detalhamento e os erros humanos podem significar a perda de dados ou de sua qualidade. A tecnologia pode sanar esse problema, uma vez que todos os processos internos do negócio são simplificados.

Assim, é possível garantir não só uma melhora do desempenho, mas também a qualidade de todas as informações que circulam pela organização.

Desenvolva planejamentos financeiros fidedignos

Já falamos algumas vezes que os processos manuais estão mais sujeitos aos erros e às falhas, não é verdade? Isso é muito grave! No final das contas, o planejamento financeiro do negócio pode sair prejudicado — afinal, precisamos de informações fidedignas para tomar decisões com base em cenários reais, certo?

Erros, intuição ou quaisquer outros tipos de problemas que afetem a nossa análise devem ser evitados a todo o custo. A tecnologia pode, portanto, servir como uma ferramenta para realizar planejamentos mais fidedignos.

Com a análise por indicadores de desempenho e as rotinas internas mais dinâmicas, podemos levantar informações mais rapidamente para a tomada de decisão. O resultado disso é uma empresa preparada para o futuro e com um fluxo de caixa organizado.

Organize as comissões dos corretores

São inúmeras as variáveis que podem entrar no cálculo da comissão de um corretor de imóveis e, quanto mais profissionais atuando no escritório, maiores serão as necessidades internas para controlar esses dados.

Esse é um processo importante e que deve ser otimizado, não só para que não ocorram erros na remuneração, mas, principalmente, para garantir a celeridade desse tipo de processo — o que é fundamental para manter o foco na atividade-fim.

Os softwares imobiliários certamente podem ajudar o empreendedor a gerir facilmente as comissões dos corretores — afinal, eles foram criados para uma série de funções e, é claro, essa é uma delas.

A melhor opção, portanto, é procurar por um produto personalizado, que tenha como foco a gestão de uma imobiliária. Assim, você garante que realmente será atendido naquilo que precisa.

Desenvolva uma gestão de caixa profissional

Se acompanhou o nosso texto até aqui já deve imaginar qual é o resultado do uso do software imobiliário para a sua empresa, certo? Esse tipo de solução garante uma gestão profissional dos fluxos de caixa.

Ao contar com as melhores ferramentas e práticas do mercado o gestor também investe no futuro da sua empresa, que passará a encarar os problemas diários com muito mais facilidade e dinamismo.

Voltando à nossa introdução, é muito importante que a sua empresa foque na automação como uma forma de driblar as estatísticas do IBGE — seu escritório deve se esforçar para passar muito longe disso.

Por isso, comece agora mesmo a investir nesse tipo de solução, principalmente nos softwares imobiliários, que são desenvolvidos especialmente para o seu tipo de negócio. Essa certamente é uma forma de criar uma empresa mais resiliente no mercado.

Por fim, é fundamental que a sua empresa saia das velhas práticas e entre na era da tecnologia. Atualmente, até mesmo os pequenos quiosques de rua já utilizam sistemas de gestão para organizar melhor seus processos e suas finanças. É claro que um negócio mais complexo e robusto como uma imobiliária não poderia fazer diferente.

Aproveite então para conhecer o inGaia Locação e tenha o melhor software de gestão de contratos de locação e financeiro do mercado imobiliário. Com ele você controle suas finanças, faz vistorias online, além de conseguir 35% de comissão na venda de seguros residenciais.

E então? Gostou do nosso post de hoje? Quer conhecer algumas soluções tecnológicas para imobiliárias? Entre em contato conosco para saber como podemos ajudá-lo!

publicidade
Black Friday inGaia - R$ 1000,00 de desconto para ter o sistema imobiliário mais completo do mercado
Artigos relacionados
Compartilhe