Tecnologia

tecnologia-confira-6-dicas-para-modernizar-a-sua-imobiliaria.jpeg

Confira 6 dicas para modernizar a sua imobiliária!

A febre tecnológica atingiu o segmento imobiliário e tem exigido dos gestores a elaboração de estratégias para adaptar o negócio aos novos tempos, garantindo assim a competitividade da imobiliária.

Mas como manter seu negócio atualizado e moderno, tornando a experiência da locação e venda de imóveis mais lucrativa? A palavra-chave é modernização.

Confira a seguir 6 dicas para modernizar a imobiliária e descubra as vantagens práticas oferecidas por cada um desses recursos.

1. Adote um software imobiliário

O software imobiliário é um grande recurso no controle do fluxo de caixa e tem sido aproveitado por muitos negócios do setor. Os softwares disponíveis no mercado incluem recursos específicos para o contexto das imobiliárias, como controle de carteira de clientes, automatização de cobranças, cadastro de imóveis, gestão de recursos, etc.

Com a otimização oferecida por esse serviço, os corretores não perdem mais tempo em processos manuais, podendo voltar seus esforços para atração ou retenção de clientes e, consequentemente, para o fechamento de mais negócios.

Por impactar diferentes setores, o software imobiliário permite ainda modernizar a imobiliária na área de vendas, relacionamento com o cliente, gestão de contratos, redução de custos operacionais e recursos humanos, etc.

Outro benefício dessa ferramenta consiste no controle eficaz de todas as transações realizadas (vendas e locações), o que permite mais facilidade no preenchimento da Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (DIMOB) que deve ser feita anualmente.

2. Automatize os processos

A automação de processos está entre as dicas mais relevantes para você que precisa tornar sua imobiliária mais moderna e competitiva. Isso porque a automação, além de reduzir custos com pessoal, também leva a uma diminuição dos prejuízos decorrentes do controle inadequado de recursos e contratos.

Quer um exemplo? A automação do sistema de cobranças possibilita que os boletos de pagamento de aluguel e condomínio sejam gerados automaticamente e encaminhados para o inquilino pelo canal de comunicação escolhido por ele, como e-mail ou SMS. Assim, o pagamento é realizado dentro do prazo e com mais agilidade.

Vale lembrar que a automatização também envolve outros processos, como cadastro simplificado de clientes e imóveis, armazenamento na nuvem e fácil atualização dos dados.

3. Adquira um software para gestão de contratos

Para imobiliárias cujo perfil se concentra na locação de imóveis, um software para gestão de contratos de aluguel é essencial para aumentar a eficácia dos processos relacionados com a emissão e atualização de contratos, geração de boletos e baixa de pagamentos.

Com esse tipo de sistema, os gestores e corretores ganham mais tempo para dedicar-se aos processos estratégicos da empresa, enquanto atividades manuais e repetitivas podem ser realizadas automaticamente.

Um exemplo é a atualização automática do reajuste anual dos contratos de locação, o que impede que a imobiliária perca a data correta e tenha prejuízos devido a gestão inadequada dos contratos.

4. Defina uma estratégia de relacionamento com clientes

Entre os aspectos essenciais para manter uma imobiliária moderna está o foco nas estratégias de relacionamento com o cliente. Afinal, além de procedimentos eficientes para vendas, a gestão da carteira e retenção do público é essencial para manter a lucratividade do negócio. E a tecnologia está ao seu dispor para facilitar esse processo.

O primeiro passo para iniciar um relacionamento eficiente é conhecer seu público-alvo e realizar ações focadas nesse perfil, pois assim será possível aumentar a eficácia ao realizar investimentos mais certeiros e estratégias mais alinhadas.

Conheça algumas dessas ações para melhorar sua relação com os clientes:

Jornada do cliente

Um dos exemplos de estratégia para um melhor relacionamento com o cliente é a adoção da jornada do cliente. Ela consiste na atração, retenção e fidelização dos clientes por meio de práticas de marketing de conteúdo.

O inquilino ou comprador, mesmo após ter fechado o negócio, deve continuar ativo no banco de dados e para tal é necessário nutri-lo com informações úteis e relevantes para ele, levando em consideração o histórico de relacionamento dele com sua imobiliária.

Uma das formas de efetuar uma gestão efetiva é contar com o auxílio de um CRM (Customer Relationship Management). Essa ferramenta tem recursos específicos para a prospecção e fidelização de clientes em diferentes fases da jornada de compra.

Atendimento

Outra vantagem do CRM é que ele deixa os atendimentos mais eficientes e rápidos, pois permite acessar o histórico do cliente com facilidade, apresentando ao atendente todas as interações entre empresa e consumidor. Assim, as dúvidas podem ser esclarecidas com mais agilidade.

A personalização do atendimento também é um diferencial para que a imobiliária seja considerada mais eficiente pelo consumidor, pois possibilita atender demandas diversas com mais assertividade.

5. Invista em marketing digital

A modernização da imobiliária também depende dos canais escolhidos para atração e relacionamento com os consumidores e atualmente a internet é uma das melhores plataformas para isso. O marketing digital permite impactar um público que já tenha demonstrado interesse prévio na compra ou aluguel de imóveis, fazendo com que os anúncios atinjam pessoas mais interessadas a fecharem negócio.

Além disso, a segmentação possível com softwares específicos para o setor imobiliário possibilita que os anúncios sejam veiculados em plataformas do segmento, aumentando o impacto positivo deles.

Com o marketing digital a empresa também pode mensurar todas as campanhas realizadas, seja de mídias pagas, marketing de conteúdo, e-mail marketing entre outras, o que permite melhorar os investimentos e otimizar o orçamento.

6. Capacite sua equipe

Por fim, uma dica de ouro para modernizar a imobiliária é investir na capacitação dos profissionais da equipe. As ferramentas e softwares adotados só apresentarão resultados expressivos quando todos os profissionais estiverem preparados para utilizar esses recursos e extrair o máximo benefício da modernização.

A capacitação e treinamento das equipes para lidar com tecnologias modernas e novas técnicas de vendas e gestão de clientes tornam-se fundamentais num cenário de consumidores digitais, mais exigentes e munidos de ferramentas para pesquisa e comparação.

A definição de quais ações para modernizar a imobiliária serão prioritárias para o negócio depende de das necessidades mais urgentes a serem atendidas. Você já realizou a primeira etapa, conhecendo os principais recursos de modernização e como cada um pode beneficiar seu negócio.

Que tal então conhecer outras tendências do mercado imobiliário e quais as vantagens para a sua imobiliária? Acesse agora mesmo o e-book 4 tendências de tecnologia que estão revolucionando o mercado imobiliário.

publicidade
Artigos relacionados
Compartilhe