Locação

locacao-conheca-os-tipos-de-imoveis-mais-procurados-para-aluguel.jpeg

Conheça os tipos de imóveis mais procurados para aluguel

Com a maior dificuldade de acesso a crédito para a compra de um imóvel e a instabilidade geral do mercado, que provoca certa insegurança na população, a procura pela locação aumentou bastante no último ano. Mas quais são os tipos de imóveis mais procurados? Afinal, o que querem os inquilinos? Quais são as características necessárias para que um imóvel seja alugado? Para descobrir tudo isso e muito mais, acompanhe nosso post!

Tendência para imóveis residenciais

Segundo a inteligência de mercado inGaia, recentemente houve um aumento de 20% na procura de imóveis do tipo quitinete, que são menores, têm entre 1 e 2 quartos e são mais baratos. Essa tendência de mercado é justificada, basicamente, por 2 fatores.

O primeiro diz respeito à própria situação econômica: com mais inflação e uma maior instabilidade econômica, as pessoas têm evitado se comprometer com despesas muito pesadas — incluindo aí o aluguel.

O segundo fator envolve a crescente necessidade da clientela por mais mobilidade. Com as famílias começando mais tarde e os profissionais querendo mais liberdade para aproveitar boas oportunidades, imóveis menores e mais em conta acabam sendo as opções ideais.

Realidade de salas e lojas comerciais

Quando o assunto é a procura por imóveis comerciais, as salas e lojas ganham a preferência dos locatários. Em vez de grandes galpões ou áreas consideravelmente mais onerosas, é mais comum fechar aluguéis de locais mais modestos.

Isso se deve principalmente ao fato de que as pequenas e médias empresas surgem em maior quantidade que as empresas maiores. Além disso, as dificuldades econômicas recentemente encaradas pela economia brasileira também fazem com que os negócios tenham mais cautela na hora de fazer compromissos financeiros de médio a longo prazo.

Procura maior por preços em queda

Por falar em finanças, a inteligência de mercado inGaia também apontou que há uma procura maior por imóveis com preços em queda, como aqueles que estão para locação há muito tempo no mercado e que, por isso, acabaram precisando baixar seus preços, por exemplo.

Isso está ligado ao aumento no poder de negociação, já que no cenário atual é comum haver mais imóveis ofertados do que demanda propriamente dita. Nesse caso, para garantir a assinatura do contrato, é fundamental que o corretor aja de modo a demonstrar todos os benefícios do imóvel.

Além disso, também vale a pena mostrar imóveis com mais benefícios, ainda que o preço esteja um pouco acima do esperado. Geralmente, uma proposta com maior valor agregado tende a atrair mais os clientes.

Localização como fator essencial

Tanto em relação a imóveis comerciais como a imóveis residenciais, um fator tende a ganhar o máximo de destaque: a localização. Sendo um dos poucos itens que realmente não podem ser modificados em um imóvel, é ele que costuma receber uma atenção pra lá de especial na hora da locação.

Em geral, como as pessoas estão atrás de mais qualidade de vida, buscam por um bairro que seja valorizado ou que esteja em processo de valorização, preferencialmente que seja o mais próximo possível do trabalho. Questões como segurança e boa estrutura também são muito importantes na hora da busca.

Dentre os imóveis mais procurados para aluguel estão os menos onerosos, com boa localização e com preço em queda. Com isso, dá para notar que os locatários estão correndo atrás, cada vez mais, de opções realmente vantajosas para se mudar sem desequilibrar o orçamento.

Agora que você está por dentro dos tipos de imóveis mais procurados para aluguel, aproveite para conhecer o inGaia Locação e ganhe mais produtividade ao gerenciar seus contratos de locação e controle a inadimplência com um sistema financeiro completo para a sua imobiliária.

E para se manter sempre atualizado a respeito das tendências desse mercado, assine já nossa newsletter!

publicidade

Compartilhe