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Corretores: saiba como usar o Facebook para vender imóveis

Corretores: saiba como usar o Facebook para vender imóveis

Em um cenário de retração de crédito, alta nos juros para o financiamento da casa própria e até atrasos nos lançamentos das construtoras em função da crise, os corretores precisam dar tudo de si (e ainda mais um pouco!) para encontrar clientes e vender imóveis. Pois uma solução ao mesmo tempo criativa e rentável para o mercado imobiliário tem sido o Facebook, com seus cerca de 92 milhões de usuários que acessam a rede mensalmente em busca de interação, entretenimento e, por que não, bons negócios.

Já ouviu falar, tem lá seu perfil pessoal, mas você não sabe nem por onde começar a usufruir de todas as vantagens que essa rede pode oferecer para suas vendas? Então fique de olho no nosso post de hoje para entender o poder do Facebook na prospecção de clientes, além de conferir as melhores práticas para vender imóveis por meio dessa movimentada rede social! Pronto?

Que tipo de conteúdo postar?

Diferentemente do LinkedIn, o Facebook não é uma rede para se tratar fundamentalmente de negócios e oportunidades. Logo, uma publicação com imagens de um novo empreendimento imobiliário e a chamada “Compre agora”, por exemplo, pode ser vista como simples publicidade, tendo por isso grandes chances de ser ignorada.

É preciso que saiba desde já que, no Facebook, seus potenciais clientes talvez não estejam prontos para fechar uma compra. Portanto, invista em um conteúdo leve e ao mesmo tempo informativo, que tire dúvidas, inspire o compartilhamento e leve tráfego para sua landing page (como se fosse um corretor on-line 24 horas por dia, anotando dados de contato dos interessados).

Vale destacar também fotografias despretensiosas para marcar datas especiais e, caso você ou sua empresa tenha um blog, publique chamadas para os posts, lembrando sempre de colocar imagens atraentes e em alta resolução. Todo esse conteúdo atua preparando seus prospects para uma compra mais consciente e satisfatória.

De que forma interagir com os clientes?

Lembre-se de que o Facebook não é como o escritório de uma imobiliária. Por isso, ser formal demais ou insistente com números de telefones no meio das postagens, por exemplo, é um método certeiro para afastar clientes. Afinal de contas, os usuários normalmente entram nessa rede social puramente para se distrair.

Adote uma linguagem descontraída e procure não deixar nenhum comentário da sua timeline sem resposta, principalmente os negativos (que podem se alastrar e arranhar sua imagem, caso você não interceda em tempo hábil). E, acima de tudo, seja útil e prestativo, pois muita gente também recorre à conveniência do Facebook para resolver dúvidas sobre seu negócio, o que só facilita a prospecção.

Como gerar mais engajamento?

Além das chamadas para posts que, dependendo da importância do assunto, tendem a ser compartilhadas redes sociais afora, você não só pode como deve participar de grupos relacionados ao mercado imobiliário. Pense bem: comentando em publicações, você automaticamente chama a atenção dos usuários da comunidade para seu conteúdo e, posteriormente, às unidades que tem a oferecer.

Outra ótima ideia é lançar mão de vídeos e até memes e gifs, materiais sempre bem-vindos no Facebook. Quando bem feitos, esses conteúdos podem viralizar e destacar sua marca em trend topics.

Mas e o investimento em campanhas?

Por meio do Facebook Business Manager, você também pode investir em anúncios e campanhas pagas, segmentando o tipo de público-alvo que deseja alcançar. Nesse processo, poderá impulsionar as postagens que julga serem mais interessantes. Imagine promover o anúncio de um empreendimento, por exemplo, com muito mais rapidez, precisão e eficácia!

Como você deve ter observado, o Facebook é uma ótima ponte para se chegar a clientes em potencial, mas a concretização da venda ainda depende inteiramente da competência de cada corretor. Aí, a atualização em relação às novas tecnologias e às tendências do mercado é fundamental. De nada adianta, no fim das contas, coletar dezenas de e-mails e comentários positivos se não houver tempo e disposição para entrar em contato com a lista com propostas feitas na medida certa para cada perfil.

Além da presença nas redes sociais, é de extrema importância ter um site de qualidade onde hospedar esses imóveis, certo? Sendo assim, aproveite para conhecer o inGaia Corretor e tenha um site imobiliário integrado com as redes sociais e atenda seus clientes pelo WhatasApp, além de gerenciá-lo e customizá-lo com milhares de opções de personalização.

Quer acompanhar mais posts sobre o mercado imobiliário e conhecer outras estratégias para vender imóveis? Então nada melhor que curtir agora mesmo nossa página no Facebook!

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