De olho no futuro: conheça as práticas mais indicadas para ser um bom corretor de imóveis

Atualizado em 05/10/2018 as 08:00
Tempo de leitura: 25min aprox.

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Em tempos tão concorridos quanto os dias de hoje, profissionais que anseiam pelo sucesso precisam estar em consonância com as melhores práticas do mercado, independentemente do seu ramo de atuação. Dentro desse contexto, se você está de olho no futuro, conhecer as práticas mais indicadas para ser um bom corretor de imóveis é fundamental.

Esse é um segmento muito valorizado no Brasil, mas que também é altamente competitivo e pode deixar para trás quem não apresentar bons diferenciais diante dos concorrentes — e não queremos que isso aconteça com você, não é mesmo? Então, confira o conteúdo a seguir e dê um salto de qualidade na sua carreira!

Por que você deve se atualizar no mercado de corretagem?

Todos os dias, novos corretores certificados iniciam carreiras e se lançam no mercado. Por isso, é fácil perceber que quem não se atualizar terá dificuldades em sobreviver no segmento, sobretudo quando ocorrem quedas nas vendas. Sendo assim, aprimorar suas capacidades de intermediar necessidades, sonhos e investimentos é essencial.

Até mesmo a mudança do comportamento dos clientes é notável e um público que era passivo e desinformado nas negociações, hoje em dia, consegue informações, contatos e conhecimento em poucos cliques, graças à internet. Profissionais melhor adaptados a esse perfil, portanto, estarão no topo da cadeia de destaque.

O corretor antiquado x corretor moderno: o que muda?

O corretor moderno é bastante diferente do antiquado. Se, em tempos passados, esse profissional era quase que um mero expositor de propriedades, hoje é um especialista capaz de engajar compradores, descobrir oportunidades, dar respaldo jurídico e reter clientes. Confira a seguir algumas diferenças.

Corretor antiquado

Como dissemos, o corretor antiquado atuava mais como um expositor das propriedades disponíveis, exibindo aos interessados as casas e os apartamentos que estavam no mercado. Além disso, ele não precisava expor informações detalhadas, visto que as pessoas não tinham muito conhecimento sobre o ramo.

A coisa mudou de figura, sobretudo pelo advento da internet. Atualmente, o público pesquisa muito e está ciente sobre os preços, os diferenciais e o próprio segmento. O mercado é dinâmico e exige presteza, sob pena de perder espaço para os muitos concorrentes disponíveis.

É essencial deixar para trás o papel e as planilhas do Excel, adotando soluções inteligentes para se organizar e ter um acompanhamento real do que está dando certo, com a ajuda de métricas e com um sistema que disponibilize os dados mais importantes de forma automatizada.

Corretor moderno

Já o corretor moderno é aquele que está antenado às principais tendências e tecnologias do mercado. É dinâmico e, além de contar com informações em tempo real, usa ferramentas para cruzar os dados e atrai mais clientes por meio do uso estratégico da internet e do seu website pessoal.

O caminho para conseguir isso pode parecer complexo, mas tende a gratificar muito bem quem tiver a facilidade em se adaptar e conseguir a disciplina para acompanhar as demandas do segmento. Mais do que seguir modismos, o corretor moderno é aquele que segue a vanguarda do ramo, oferecendo diferenciais para seu público.

Vale lembrar que existem algumas condutas que nunca serão ultrapassadas e se mantêm relevantes. Entre elas está o compromisso, a ética, a postura, a capacidade de ouvir e o foco. Essas atitudes, unidas à visão de negócio e ao conhecimento de mercado, pavimentarão a trilha que conduzirá sua carreira ao sucesso.

Como as novas tecnologias podem revolucionar o trabalho do corretor de imóveis?

Definitivamente, as novas tecnologias estão revolucionando todos os segmentos e profissões do mercado. Como não poderia deixar de ser, o trabalho do corretor de imóveis também está sendo influenciado pelas mudanças da modernidade. Confira abaixo de que maneira isso está acontecendo.

Website

Não dá para falar de como as novas tecnologias podem revolucionar o trabalho do corretor de imóveis sem falar da importância de um bom website, não é mesmo? Afinal, ter uma página própria na internet é fundamental não apenas para angariar novos clientes, como também para fidelizar os antigos e ganhar autoridade no ramo.

No entanto, isso não pode ser feito de qualquer forma. É preciso ter um conteúdo de qualidade, que seja otimizado para aparecer nas primeiras posições no ranqueamento de buscadores, como o Google.

WhatsApp

É praticamente impossível falar de qualquer trabalho ou serviço que envolva a comunicação com os clientes sem falar do WhatsApp. Esse aplicativo mudou a maneira pela qual as pessoas se relacionam e, consequentemente, alterou as relações profissionais no mercado imobiliário.

No entanto, embora seja uma ferramenta muito útil, é preciso saber usá-la com inteligência. O app não é local para divulgar propagandas sem autorização ou enviar mensagens em horas pouco ortodoxas. Priorize horários comerciais, mantenha a seriedade e responda tão rápido quanto puder.

Armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem mudou paradigmas no segmento de imóveis. Enquanto os corretores antigos tinham que carregar um número imenso de fotografias, demonstrativos, memoriais descritivos e documentos, o profissional atualizado pode deixar todos esses itens guardados em apps como o Dropbox ou Google Drive.

Com isso, os arquivos salvos na pasta podem ser automaticamente carregados em dispositivos móveis. É uma maneira prática e instantânea de baixar conteúdos e de tê-los à mão, conforme suas necessidades. E, como não poderia deixar de ser, o sistema inGaia Corretor utiliza essa tecnologia, armazenando todos os dados na nuvem.

Aplicativos de trânsito

Não é preciso ser um profundo conhecedor do mercado imobiliário para saber que qualquer corretor de imóveis, sobretudo os que trabalham nos grandes centros urbanos, tende a perder muitas horas da sua semana preso em congestionamentos, não é mesmo? No entanto, os aplicativos de trânsito melhoraram muito esse tipo de situação.

Com apps como o Google Maps ou o Waze, principalmente, fica muito mais simples não se perder ou até mesmo encontrar de forma mais ágil o endereço de uma propriedade a ser apresentada. Eles permitem, ainda, a localização de pontos comerciais, transportes públicos e outras informações relevantes para contar aos clientes.

CRM

O CRM, sigla para Customer Relationship Management, pode ser traduzido para a língua portuguesa como Gestão de Relacionamento com Clientes. É uma ferramenta extremamente útil, que aprimora os serviços do corretor de imóveis ao automatizar os dados e as funções de contato com o cliente.

Com esse tipo de software, você pode coletar e armazenar todas as informações relevantes em um só local, o que facilita o cruzamento estratégico desses elementos e permite a identificação de necessidades, padrões e demandas do seu público-alvo e do seu segmento, aprimorando o atendimento.

ColorSmart

O ColorSmart é mais uma tecnologia que vem sendo incorporada à rotina dos corretores de imóveis, melhorando muito a maneira pela qual o profissional pode apresentar as unidades disponíveis para os seus compradores ou locadores em potencial. É uma maneira criativa e personalizada de atender os mais variados desejos.

O aplicativo é interativo e pode contribuir para que os clientes simulem as combinações de cores para as paredes de acordo com as suas preferências. Depois, eles visualizam tudo na tela e, dessa maneira, fica mais simples quebrar possíveis objeções e criar um ambiente favorável para uma negociação.

Quais as melhores práticas para corretores de imóveis altamente eficientes?

Embora conquistar destaque na profissão seja o resultado de uma série de atitudes e características, existem algumas práticas que são mais corriqueiramente adotadas pelos corretores de imóveis altamente eficientes. Quer descobrir quais são elas? Então confira a lista que preparamos abaixo.

Investir no aprimoramento

Uma das melhores práticas para corretores de imóveis altamente eficientes é apostar no seu aprimoramento — e, mais do que nunca, isso deve ser encarado como um investimento, não como uma despesa. Somente dessa maneira o profissional pode proporcionar o que há de melhor para o cliente, diferenciando-se da concorrência.

Existem, por exemplo, livros muito interessante sobre o ramo e sobre áreas afins, que podem melhorar as suas técnicas de vendas e as suas habilidades de comunicação e relacionamento. Outra possibilidade é apostar em cursos, palestras e congressos. A internet também pode ser uma boa fonte gratuita de material.

Apostar na tecnologia

Como dissemos, apostar em tecnologia é essencial e acaba sendo uma das melhores práticas para corretores de imóveis altamente eficientes. O melhor de tudo é que, para fazer isso, você não precisa gastar rios de dinheiro, mas sim escolher soluções de alta qualidade e com bom custo-benefício.

Dentre essas soluções, não poderão faltar um bom site e um sistema de CRM, visto que essas ferramentas são essenciais para o sucesso de um corretor moderno e podem, ao mesmo tempo, gerar autoridade profissional, fidelizar clientes e conquistar novo público.

Aumentar a disponibilidade

Para um corretor de imóveis eficiente, estar disponível para o seu cliente pelo máximo de tempo é essencial. Pense, por exemplo, que um comprador está em dúvida sobre utilizar os seus serviços, mas encontra dificuldades para entrar em contato com você. As chances desse cliente buscar um concorrente são enormes, não é mesmo?

Mais uma vez, a tecnologia surge como uma poderosa ferramenta para ajudar a vida do profissional imobiliário. É importante contar com mais de uma linha telefônica, preferencialmente de operadoras diferentes. O WhatsApp, atualmente, é indispensável, assim como checar seu e-mail diariamente é fundamental.

Ter controle financeiro

Infelizmente, muitos corretores de imóveis não têm o saudável hábito de realizar um bom controle financeiro de suas economias e isso pode prejudicar bastante a sua atuação profissional e, consequentemente, a sua eficiência. Para quem quer aprimorar seus serviços, deixar rendimentos, gastos, ganhos e lucros ao acaso é um tremendo erro.

Ter esse controle é muito mais do que um capricho, mas uma verdadeira necessidade de sobrevivência em um mercado que pode sofrer oscilações. Mais uma vez, um software de gestão pode ajudar bastante. Também existem aplicativos de celular que podem contribuir para gerenciar as suas contas.

Construir um bom pós-venda

Antigamente, era muito comum que os corretores de imóveis perdessem o contato com os seus clientes após finalizar uma negociação, uma vez que a tendência é que, uma vez que alguém acabou de adquirir um imóvel, demore anos ou até décadas para fazer outro investimento no setor. No entanto, esse raciocínio é um erro.

Ao manter um bom pós-venda, você aprimora o seu relacionamento com o público e ganha, naturalmente, um parceiro de divulgação. Esse indivíduo satisfeito indicará seu nome para amigos, parentes e conhecidos. Além disso, caso decida realizar outra transação no segmento, é para o seu telefone que ligará!

Por que a aquisição de um software especializado é fundamental?

Depois de ver essas atitudes e práticas para corretores de imóveis altamente eficientes, você pode estar se perguntando se a aquisição de um software especializado é realmente fundamental — e, definitivamente, a reposta é positiva. Esse programa pode ser o diferencial que faltava para você ter sucesso no ramo.

Ao falar em software especializado, estamos falando do inGaia Corretor – pensado especialmente para atender corretores de imóveis autônomos, com funcionalidades totalmente focadas em automatizar os principais processos de trabalho, ajudá-los a oferecer um serviço mais eficiente e, consequentemente, ter resultados melhores.

Você não pode abrir mão de um software especializado. Confira abaixo o porquê.

Controle centralizado dos processos

A aquisição de um software especializado é fundamental, entre outras coisas, porque ele proporciona um controle centralizado dos seus processos e dados. Definitivamente, esse fator é muito importante, visto que a organização é indispensável para que você seja um profissional mais eficiente e evite a perda de elementos importantes.

Com essa ferramenta, todas as informações inseridas ficarão em um só local e você pode acessá-las com muita praticidade e de onde estiver, em poucos cliques. Além disso, ainda é possível entrar no software do seu próprio smartphone, o que confere muito mais praticidade e dinamicidade para o seu dia a dia.

Melhor gerenciamento dos dados

Ao adquirir um bom software de gestão e deixar todas as informações centralizadas em um só local, você ganha a oportunidade de analisar criteriosamente, a qualquer momento, as informações que julgar necessárias. Isso ocorre em função do acesso fácil e também da praticidade do sistema como um todo.


Tamanha eficiência torna possível ao corretor a administração mais inteligente dos seus negócios, da carteira de imóveis e dos clientes, em geral. Isso aprimora a sua saúde financeira e alinha os seus processos, o que é muito importante em um mercado no qual a competitividade é tão acirrada.

Compartilhamento de informações

O compartilhamento simples de informações acaba sendo outro benefício incrível de apostar na aquisição de um software especializado, sobretudo se você trabalha em uma imobiliária ou faz parcerias com outros profissionais. Além disso, o sistema evita perdas pelo caminho ou que os dados cheguem a seu destino deturpados ou incorretos.

É possível compartilhar as informações com outros gadgets, de acordo com as necessidades e a vontade do usuário, o que definitivamente acelera os processos de negociação e reduz o trabalho, aumentando a produtividade e proporcionando uma atuação muito mais ordenada e completamente homogênea.

Eficácia na tomada de decisões

Por ser um ramo dinâmico, o mercado de imóveis exige muita eficiência na tomada de decisões. E, mais uma vez, esse é um benefício que a aquisição de um software especializado pode trazer para a sua rotina. Com o compartilhamento dinâmico de dados e informações mais confiáveis e fidedignas, você fica muito mais seguro e respaldado.

Isso seria muito difícil sem esse tipo de ferramenta, visto que você, para resolver qualquer problema mais complexo, precisaria reunir dados e elementos que poderiam estar dispersos, perdendo a capacidade de ter uma visão holística sobre o tema. Com a ferramenta, sua decisão pode ser elaborada conforme cada circunstância.

Redução de falhas e erros

Um bom software de gestão ajuda a padronizar todos os trabalhos e negociações realizados pelo corretor de imóveis. Diante dessa realidade, todos os processos passam a ser automatizados e otimizados, o que possibilita que o profissional tenha um foco muito maior no que realmente deve ser prioridade.

A ferramenta faz com que seja mais fácil lidar com as demandas e com que você possa atender às expectativas dos seus clientes com maior eficiência, uma vez que não haverá mais a necessidade de trabalho manual. Como resultado, há uma considerável redução no número de falhas e erros, que muitas vezes eram até elementares.

Organização da rotina de trabalho

A organização da rotina de trabalho é outra das vantagens da aquisição de um software especializado. Com esse sistema, você pode planejar suas atividades e definir, por exemplo, compradores em potencial, os horários de visita e todos os elementos que compõem os processos de negociação do ramo imobiliário.

Por meio dessa ferramenta, é possível interligar todas as suas tarefas, constituindo uma agenda diária de alta eficácia, definindo prioridades. O software permite definir, pelo cruzamento de dados, quais são os clientes que tendem a se interessar mais por um tipo de imóvel, por uma faixa de preço ou por uma região específica da cidade.

Oferecimento de propostas assertivas

A aquisição de um software ajuda a oferecer propostas mais assertivas. Isso é essencial no concorrido mercado de imóveis dos dias de hoje, uma vez que a rapidez em contatar um comprador em potencial e apresentar uma propriedade adequada para suas necessidades, por exemplo, pode ser determinante para o sucesso da transação.

Diante desse cenário, esse tipo de programa pode ser de grande valia, pois possibilita a manutenção de um cadastro detalhado do seu público e das próprias unidades, permitindo, como dissemos, um cruzamento ágil de informações e a conferência da disponibilidade de unidades que se adequam ao perfil de cada indivíduo.

Planejamento de longo prazo

Por fim, adquirir um software especializado permite que você tenha um melhor planejamento de longo prazo, especialmente pela possibilidade da criação de relatórios e da visualização simples de métricas importantes, com dados elementares sobre a sua atuação, os seus números e os seus serviços, em um só local.

A ferramenta é eficiente porque elimina toda aquela confusão que você poderia ter com várias planilhas e aquela indesejável papelada. Você centraliza os dados e tem, em um só lugar, todas as informações mais importantes do seu ofício, contribuindo para a sua tomada de decisões e o seu planejamento.

Investir em marketing imobiliário ainda vale a pena?

Uma dúvida muito comum de muitos corretores é sobre a real necessidade de investir em divulgação. No entanto, acredite: o marketing ainda é fundamental para o sucesso, especialmente em um momento de alta competitividade. Além disso, o próprio cliente tende a ser mais ativo no processo de compra, venda ou locação.

Os consumidores estão online e boa parte deles usa a internet em diariamente, além de plataformas como as redes sociais, os sites de busca e os portais imobiliários. Para ter sucesso, mais do que ter um perfil ou uma fanpage, você precisa dialogar com as pessoas, mostrar do que é capaz e ganhar autoridade.

É indispensável ter um site bem gerido e voltado para a conversão, com páginas bem preparadas para direcionar os visitantes para fechar negócio. Ele é o canal mais importante para se comunicar com o público e deve ter uma navegação simples, intuitiva e ser responsivo, ou seja, adaptar texto e imagens para qualquer tamanho de tela.

As mídias sociais também não podem ficar de fora, sobretudo as que estão mais em alta, como o Facebook e o Instagram. Para parcerias profissionais, o LinkedIn é a grande pedida. Outra ação interessante é produzir conteúdo, como posts relacionados com o setor imobiliário em um blog.

Como o inGaia Corretor pode transformar sua rotina?

O ponto principal que um bom corretor de imóveis tem que entender é que, caso não adote as melhores ferramentas digitais disponíveis no mercado, corre o risco de perder espaço para a concorrência. Em tempos tão dinâmicos, depender das planilhas do Excel ou de uma agenda de papel é, definitivamente, pouco recomendável.

Muitas funcionalidades do sistema inGaia Corretor podem melhorar o seu desempenho, centralizando as suas informações e ajudando a observar relatórios sobre a sua atuação, conferindo uma noção muito mais precisa do que está dando certo e do que você precisa melhorar, em um acompanhamento real, de forma automatizada.

Uma prática essencial para corretores autônomos é ter um bom website. No caso do inGaia Corretor, o site já vem junto com o sistema, sendo criado e gerenciado com tecnologia de ponta dentro da plataforma.

Também é muito importante que a sua página seja otimizada para SEO e ofereça ferramentas para entregar o conteúdo que o seu cliente procura, pois o seu endereço virtual será sua principal fonte de leads. Com o inGaia Corretor, seu site se torna muito mais eficiente, personalizado e localizável em mecanismos de busca, como o Google.

Outro dos diferenciais do sistema inGaia Corretor é o feedback automático aos proprietários por meio de e-mails, que atualizam o dono sobre as visitas que foram realizadas em seu imóvel, propostas feitas e outros elementos importantes, que ajudam a deixá-lo mais seguro e confiante no seu serviço.

É um investimento no seu próprio nome e na criação de um espaço personalizado no ambiente digital, fortalecendo seu conceito no mercado e ampliando a capacidade de captar público novo, bem como fidelizar o antigo. Com o nosso sistema, você ganha as funcionalidades necessárias para estabelecer um bom relacionamento com seu cliente.

Todo corretor precisa usar a tecnologia como um diferencial em um segmento que anda muito competitivo, pois essas ferramentas permitem um melhor autogerenciamento e potencializam as capacidades humanas desses profissionais, como a comunicação, o relacionamento e o próprio desempenho.

Como você pôde ver, as práticas mais indicadas para ser um bom corretor de imóveis são muito variadas, mas podem trazer excelentes resultados profissionais, sobretudo em médio e longo prazos.

E agora, você está interessado em contar com uma solução eficiente para o seu site e para o gerenciamento do seu trabalho? Então que tal entrar em contato e conhecer o software de gestão inGaia Corretor?

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