Vendas

estendido-mercado-como-vender-imoveis-no-mercado-de-luxo.jpeg

Descubra como criar um apartamento modelo atraente

Todos nós sabemos que o Brasil viveu um momento pouco favorável economicamente nos últimos tempos e, por conta disso, as empresas das mais diversas áreas precisaram aprimorar os seus processos e apostar na criatividade para ganhar espaço e não arcar com prejuízos ao final do mês. Para novos empreendimentos no mercado imobiliário, uma das grandes tendências é a aposta ainda maior no apartamento modelo para atrair clientes.

Com a melhoria das perspectivas para os próximos meses, essa tática promete ser ainda mais eficaz. Um apartamento modelo atraente é uma importante ferramenta de vendas e ajuda a dar um panorama do imóvel para compradores em potencial, despertando o desejo e até mesmo o senso de urgência para efetivar uma proposta e não correr o risco de perder uma propriedade bonita, moderna e funcional.

Quer conhecer um pouco mais sobre o tema e descobrir algumas dicas fundamentais para utilizar essa estratégia? Então confira o conteúdo a seguir!

Afinal, o que é o apartamento modelo?

O apartamento modelo é uma forte tendência do momento, mas não chega a ser propriamente uma novidade. Também chamado de apartamento decorado, ele nada mais é do que um imóvel produzido, geralmente montado no próprio stand de vendas. Sua finalidade primordial é a de mostrar as características e possibilidades da planta para os clientes em escala real.

Usado como meio de apresentação do projeto de novos empreendimentos residenciais no mercado imobiliário, ele expõe uma alternativa de como pode ficar a propriedade se o futuro comprador fizer escolhas semelhantes em termos de decoração, acabamento, mobília e utensílios.

Como o apartamento modelo pode ser um diferencial?

O apartamento modelo pode ser um diferencial pelos mais diversos motivos. Muitas pessoas têm dificuldades em conseguir imaginar como um imóvel ficará depois de decorado e preparado para os moradores. Essa estratégia ajuda a conquistar muitos desses clientes em potencial.

É uma forma de passar uma noção completa das dimensões, da divisão dos cômodos e de como fazer a disposição dos móveis.

Sem dúvidas, é uma importante ferramenta de vendas e poderosa ação de marketing, que consegue criar desejo nos compradores em potencial. O aparecimento dos apartamentos decorados convence o público de que, por meio da aquisição de uma unidade do mesmo empreendimento residencial, será possível ter uma residência tão bonita quando as que vemos nas revistas especializadas de arquitetura.

Como criar um apartamento modelo atraente?

Fazer a decoração de um imóvel é algo extremamente pessoal e, por isso mesmo, é importante não exagerar na hora de montar o apartamento modelo. Confira a seguir as melhores dicas para acertar em cheio nessa estratégia:

Invista em uma mobília de qualidade

Investir em móveis de boa qualidade é um passo essencial para montar um apartamento decorado. Uma tática importante para passar uma impressão de amplitude é apostar em mobílias discretas. Um sofá enorme ou um armário muito robusto, por exemplo, podem fazer com que o ambiente pareça apertado.

Mesas e outras peças com partes de vidro e cadeiras de acrílico também são uma boa pedida. Eles, por serem translúcidos, acabam permitindo uma visão maior dos cômodos e contribuem para que a metragem da propriedade seja bem compreendida.

Use uma decoração bem elaborada

Como o próprio nome diz, um apartamento decorado atraente precisa ter uma decoração excepcionalmente elaborada. Isso geralmente é um trabalho feito por profissionais da área (arquitetos, decoradores e até engenheiros), mas é possível compreender seus conceitos básicos facilmente.

A maioria dos modelos montados desse tipo de imóvel aposta em ambientes clean, com poucas cores chamativas e objetos discretos. A proposta é ser neutro e contemporâneo, conseguindo agradar o máximo possível de compradores em potencial.

Tons de branco, salmão, terracota, cinza claro e bege são tendência. Oferecer poucas informações também é uma boa escolha, pois ajuda a direcionar o olhar dos visitantes para o todo e faz a propriedade parecer ainda maior do que realmente é.

Utilize a iluminação correta

Utilizar a iluminação certa também ajuda bastante a demonstrar que o imóvel é de bom gosto e expõe melhor as qualidades dos ambientes. O Brasil, por ser um país tropical, conta com uma excelente incidência de raios solares, mas, especialmente se a unidade não contar com boa quantidade de luz natural, é essencial fazer com que os cômodos sejam claros e fáceis de visualizar, ainda que artificialmente.

Claridade é o que não pode faltar na cozinha, por exemplo. A sala e demais ambientes comuns também necessitam de certo brilho. Quartos e banheiros podem ter um projeto mais intimista, mas é preciso ter cuidado para que não pareçam muito escuros ou até mesmo um pouco sombrios.

Fuja de exageros

Como dissemos, o apartamento decorado demanda uma decoração neutra e que deve agradar em cheio o máximo possível de pessoas. Por isso mesmo, para que essa estratégia funcione de maneira perfeita, é fundamental fugir dos exageros e apostar em artigos discretos, funcionais e bonitos, como luminárias e abajures.

As paredes, por exemplo, raramente poderão contar com cores chamativas. Os itens de decoração devem ser contemporâneos e feitos de materiais modernos e nobres, como metais e madeira. Os eletrodomésticos também não podem ser obsoletos. A mera presença de uma TV de tubo, por exemplo, pode tornar o imóvel pouquíssimo atraente para o público.

Aposte com tudo nos espelhos

A aposta nos espelhos para ampliar ambientes não é nenhuma novidade no mercado imobiliário. Decoradores abusam dessas táticas, especialmente em propriedades pequenas, que não possuem uma metragem que deixe o imóvel confortável. Ainda assim, é preciso contar com alguma moderação.

Locais maiores, como a sala de estar, pedem espelhos grandes que, de acordo com o projeto, podem até ser instalados diretamente nas paredes. É possível usar e abusar dessa tática no banheiro também. Já na cozinha, é importante ser comedido, pois esses itens não são fáceis de limpar e podem acumular sujeira, mesmo quando o apartamento decorado ainda está apenas no estágio de visitação.

E agora, aprendeu como criar um apartamento modelo atraente? Achou essa estratégia importante para aumentar as suas vendas? Então confira também esse artigo sobre o test drive imobiliário!

Quer tornar suas vendas ainda mais atraentes aos olhos dos seus clientes? Então invista em site diferenciado, onde você consiga divulgar imagens que conquistem ainda mais interessados. Conheça o inGaia Sites.

publicidade

Compartilhe