Liderança

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Entenda a importância da oratória para corretores imobiliários

Para alcançar o sucesso em sua carreira, é fundamental que o corretor de imóveis desenvolva uma série de competências técnicas, gerenciais e comportamentais. De fato, esse conjunto de habilidades pode garantir uma performance diferenciada perante aos outros profissionais.

Assim sendo, não basta conhecer bem o mercado de imobiliário, as novidades e as tendências do setor. É preciso aperfeiçoar algumas características específicas, principalmente, aquelas relacionadas à comunicação interpessoal.

Vale lembrar que o poder de comunicação reflete uma personalidade forte, além de segurança e senioridade – atributos indispensáveis para um líder e para um vendedor, por exemplo.

Por isso, é necessário ressaltar a importância da oratória, em especial, quando atrelada à outras variantes, como a persuasão, a influência e a negociação.

Um corretor de imóveis que não pratica a oratória pode perder oportunidades de crescimento dentro da imobiliária, além de não atingir suas metas e ainda, transmitir uma imagem amadora para os clientes.

A oratória como ferramenta de vendas

Ter uma boa oratória é essencial para quem quer expressar suas ideias e opiniões, estabelecer relacionamentos, lidar com objeções e claro, fechar contratos. Quando essa habilidade não é aperfeiçoada, algumas deficiências aparecem, prejudicando os resultados deste profissional. Afinal, a timidez, a introversão e a falta de preparo, podem afetar diretamente o desempenho e a produtividade do corretor. E, por meio de uma comunicação efetiva, é possível conquistar a confiança do cliente e assim, cativar e fidelizar esse público.

É preciso frisar também, que, atualmente, o consumidor está cada vez mais exigente e precisa ter certeza de que está fazendo a melhor escolha. Assim, fica ainda mais evidente a importância da oratória para alavancar as vendas, mesmo em tempos de crise.

Para desenvolver a oratória, é preciso conciliar uma série de metodologias voltadas a um raciocínio mais organizado e à expressão verbal, escrita e corporal. Deste modo, além de se comunicar melhor, o profissional também consegue pensar de forma mais clara, lógica e rápida – o que é fundamental para uma negociação bem-sucedida.

A empatia faz parte da comunicação

Neste contexto, é preciso lembrar que a empatia é peça-chave para um discurso verdadeiramente convincente. Então, o corretor também deve saber ouvir, extraindo todas as informações que são necessárias para um diagnóstico completo. Com essa análise prévia, é mais fácil apresentar o imóvel adequado às pretensões daquele cliente.

A prática da oratória

Para a imobiliária, a oratória é capaz de minimizar os problemas provocados por falhas na comunicação interna e externa. Por isso, a prática deve ser estimulada constantemente entre os corretores e gestores.

Já para os profissionais, há diversas vantagens. Dentre as principais, estão o abandono dos vícios de linguagem, dos regionalismos e das gírias. A expressão formal, íntegra e transparente, é imprescindível para a conquista de mais credibilidade.

Além disso, é preciso cuidar da própria postura. Braços cruzados, mãos nos bolsos e gestos muito marcantes, são detalhes que podem passar uma mensagem negativa para os clientes.

Neste ponto, é necessário salientar que a importância da oratória vai muito além do tom de voz. Existem muitos outros aspectos que devem ser considerados para uma comunicação perfeita. O vocabulário é um deles. É preciso que o corretor imobiliário conheça e saiba utilizar corretamente várias palavras, evitando repetições e ampliando as chances de um diálogo proveitoso e esclarecedor entre as partes.

A intensidade, a entonação e a ênfase também devem ser observadas. São recursos adicionais que, quando bem explorados, ajudam no convencimento dos consumidores, salientando os tópicos mais importantes da conversa.

Como o corretor costuma trabalhar com uma grande carteira de imóveis, é interessante aprimorar as técnicas de memorização. Assim, é possível elaborar uma argumentação mais contundente, antes do contato com o potencial comprador.

Assim, fica clara a abrangência e a importância da oratória para o corretor. Com uma comunicação mais efetiva, o profissional é capaz de ampliar seu networking, fortalecer o relacionamento com os clientes, consolidar sua reputação no mercado e claro, aumentar suas vendas.

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E como está a sua oratória? Deixe seus comentários sobre a importância da comunicação no dia a dia dos corretores.

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