Marketing

Entenda a importância de ampliar o networking no ramo imobiliário

Entenda a importância de ampliar o networking no ramo imobiliário

Ampliar networking é essencial para o corretor que quer se destacar no ramo imobiliário, diferenciando-se da concorrência. Ao expandir sua rede de contatos, o profissional tem acesso a mais oportunidades de negócio e, consequentemente, aumenta suas chances de conquistar novos clientes.

Entre os passos importantes para construir um networking de sucesso estão participar de eventos do setor, filiar-se ao sindicato ou outras entidades de classe e usar as redes sociais a seu favor. Distribuir cartões de visita, investir em um CRM e estabelecer uma relação em que todos saem ganhando também são cuidados essenciais para expandir sua rede e manter um relacionamento sólido com seus contatos.

Quer entender exatamente por que é importante ampliar o networking no ramo imobiliário e como fazer para construir uma rede de sucesso? Então acompanhe nosso post de hoje!

Participe de eventos do setor

O primeiro passo para ampliar networking no ramo imobiliário é não só ver como ser visto. Nesse sentido, participar de feiras, workshops, congressos e outros eventos do setor é muito importante. Além de serem oportunidades para se atualizar em relação às últimas práticas e tendências do mercado, nessas ocasiões você tem a chance de interagir com outros corretores e fornecedores, trocar ideias e, quem sabe, firmar parcerias interessantes para ambas as partes. Para não perder nenhum evento relevante, fique de olho no calendário anual da sua área!

Faça parte de sindicatos e entidades de classe

Fazer parte de sindicatos da categoria e entidades de classe relacionadas é uma forma de defender seus direitos como corretor de imóveis e ampliar sua rede de contatos. Ao se filiar, você tem acesso a uma série de benefícios, como descontos e convênios, ainda podendo participar de eventos gratuitos, que são excelentes oportunidades para conhecer novos clientes e colegas. Outra vantagem de se filiar é a possibilidade oferecida por algumas entidades de anunciar seus serviços no site. Além de ser mais uma forma de se divulgar como corretor de imóveis, assim você ainda passa mais credibilidade para potenciais clientes.

Aproveite as redes sociais

As redes sociais são ferramentas baratas de relacionamento que, de quebra, têm um alcance bastante considerável. Para ampliar seu networking, não deixe de criar um perfil no LinkedIn, maior rede profissional do mundo, e no Facebook. Instagram e Pinterest também podem ajudar a impulsionar suas vendas. Além de usar as redes sociais a seu favor, ter um site imobiliário e um blog pode ajudar a expandir sua rede de contatos e reforçar sua reputação no mercado imobiliário. Mas atenção: apesar de as redes sociais facilitarem o networking, é importante manter o bom senso e não adicionar indiscriminadamente pessoas que você não conhece. Também é preciso ter cuidado com o conteúdo que você compartilha e com a forma como escreve. Lembre-se: é a sua imagem que está em jogo!

Produza e distribua cartões de visita

Por mais que todos os avanços tecnológicos tenham tornado o trabalho de relacionamento do corretor de imóveis mais produtivo, os bons e velhos cartões de visita continuam ocupando papel importante no networking. Por isso, caso ainda não tenha, é importante criar um cartãozinho com seus dados básicos de contato (nome, telefone, celular, endereço e site) ou pedir um com seu nome na imobiliária em que trabalha. É essencial produzir um material de qualidade, com bom acabamento e design bonito, pois o visual conta muito no mercado imobiliário. E tenha sempre alguns cartões de visita com você, porque nunca se sabe quando surgirá uma boa oportunidade.

Invista em um CRM

Apostar no Customer Relationship Management (CRM) é uma das formas mais eficazes de expandir sua rede de contatos e atuar proativamente na prospecção e fidelização de clientes. Isso acontece porque o CRM é a ferramenta ideal para integrar todas as informações de clientes e parceiros em um só lugar, facilidade que permite, por exemplo, que você acesse todos os dados de um potencial cliente com apenas um clique. Com isso, você não só agiliza o atendimento como não corre o risco de perder informações importantes.

Estabeleça uma relação de ganha-ganha

Muitos corretores de imóveis pensam (equivocadamente) que fazer networking é procurar pessoas da sua rede de contatos apenas quando precisam de um favor ou estão em busca de um novo emprego. Aí é que se enganam. O networking eficiente é aquele em que todos os lados saem lucrando. Por isso, para ampliar sua rede, estabeleça sempre uma relação de ganha-ganha. Na prática, isso quer dizer que você pode, por exemplo, indicar um cliente para um corretor que tenha imóveis mais alinhados com o perfil que procura. Esse tipo de postura ajuda a construir uma reputação sólida e certamente fará com que outros profissionais lembrem do seu nome quando tiverem uma oportunidade.

Aposte nas indicações

As indicações são valiosíssimas para um corretor de imóveis. Ao ser indicado como profissional, você passa uma imagem de confiança e qualidade. Por isso, não deixe de apostar em amigos e colegas para indicá-lo a suas respectivas rede de contatos, sempre reforçando os serviços que oferece. Assim, quando algum conhecido precisar de um profissional no ramo imobiliário, é muito provável que imediatamente se lembre de você!

Faça de tudo para cultivar as relações

Fortalecer e expandir sua rede de contatos passa por cultivar relações sólidas. Para ser lembrado, afinal, é essencial se fazer presente — seja física ou virtualmente. Com isso em mente, convide membros da sua rede para um café ou para um almoço de vez em quando. Se a logística for complicada demais ou se as agendas estiverem cheias, envie um e-mail ou uma mensagem. Recomende um post da internet para pessoas que se interessam pelo assunto e se coloque à disposição. O importante é fazer esse esforço periodicamente para ser lembrado por todos.

Ampliar o networking é essencial para ser um bom corretor de imóveis e se diferenciar. Apenas com uma rede de contatos sólida é possível ter acesso às melhores oportunidades e aumentar suas chances de conquistar novos clientes. Para ter sucesso nessa empreitada, compareça a eventos da sua área, use o poder das redes sociais a seu favor, não esqueça seus cartões de visita e, principalmente, cultive boas relações com clientes e profissionais do setor.

Pronto para mais esse desafio? Se gostou deste conteúdo, não deixe de ler também as 5 melhores estratégias de marketing de relacionamento para corretores e agora que você já sabe de todos os passos importantes para se construir um bom networking, aproveite para conhecer o inGaia Imob, pois como mencionamos anteriormente, o uso de um bom CRM é uma das formas mais eficazes de expandir sua rede de contatos!

publicidade
Black Friday inGaia - R$ 1000,00 de desconto para ter o sistema imobiliário mais completo do mercado
Artigos relacionados
Compartilhe