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Entenda a importância do pós-venda no ramo imobiliário

Entenda a importância do pós-venda no ramo imobiliário

Venda concluída: é hora de fazer os últimos ajustes, auxiliar na burocracia da transferência do imóvel e, é claro, pegar a comissão! O trabalho finalmente terminou, certo? Não é bem por aí! Se você ainda acredita nisso, chegou o momento de fazer uma reavaliação completa e entender, de uma vez por todas, o poder do pós-venda no ramo imobiliário.

Se você quer se destacar como corretor, deve compreender que o foco desse processo está no relacionamento de longo prazo. Afinal, é bem possível que os atuais compradores se transformem em vendedores no futuro. No momento da revenda, é do seu nome que eles devem se lembrar! Traduzindo: o corretor imobiliário não deve ser apenas um vendedor, mas sim uma referência.

Para fortalecer esse relacionamento, é fundamental trabalhar em ações voltadas para o pós-venda. A ideia é simples: com a entrega das chaves, você ainda deve garantir que o consumidor se sinta satisfeito, mostrando-se presente na vida dele. Esse é o elo que alimenta todo o ciclo de vendas e faz com que, ao final, sua base de clientes seja sólida e sustentável.

No post de hoje, você vai conferir tudo o que precisa saber sobre o pós-venda no ramo imobiliário. Então continue acompanhando e se torne referência na sua área de atuação!

Pós-venda no ramo imobiliário: veja os benefícios

Chegou o momento de avaliarmos os principais benefícios do pós-venda no ramo imobiliário, cada um contribuindo para a formação de uma carreira profissional sólida no meio. Vamos conferir?

Fidelização

O primeiro grande benefício do pós-venda é a fidelização. Para isso, garanta que seu cliente vai receber o suporte necessário, mesmo após a compra. Assim, ele certamente se sentirá seguro para fazer negócios com você de novo.

Promoção

Clientes fidelizados fazem marketing boca a boca voluntário, transformando-se em verdadeiros promotores do seu trabalho. Uma vez satisfeitos, terão você como referência, passando a indicá-lo para outros possíveis compradores sempre que a oportunidade surgir. Assim fica muito mais fácil captar mais clientes, incentivando o crescimento das suas vendas.

Referência

Se somarmos um trabalho bem executado de pós-venda à fidelização e ao marketing boca a boca, as chances que o corretor de imóveis se torne uma referência são altíssimas. Vale lembrar que o resultado dessa equação é válido para clientes, mas também para empresas do mercado imobiliário, aumentando suas chances de sucesso com as oportunidades que surgirão.

Pós-venda ativo e receptivo: entenda a diferença

Para começar a entender um pouco mais sobre o pós-venda no ramo imobiliário, é preciso saber distinguir os dois momentos em que esse tipo de ação acontece. Conheça o pós-venda ativo e o pós-venda receptivo!

Pós-venda ativo

Esse tipo de ação acontece por iniciativa do próprio corretor de imóveis, que procura o cliente para avaliar sua satisfação. São inúmeros os tipos de abordagens que podem ser realizadas, desde um simples telefonema até uma ação completa de e-mail marketing. O mais importante nesse contato é entender quais problemas o cliente enfrentou e propor soluções eficazes, oferecendo suporte a ele.

Pós-venda receptivo

O pós-venda receptivo, por outro lado, acontece quando o próprio cliente busca o corretor para sanar dúvidas ou fazer reclamações após a entrega das chaves. Nesse caso, procure trabalhar ao máximo a qualidade do atendimento, mostrando-se sempre disponível para resolver os problemas apresentados e deixando os canais de comunicação abertos. Por mais que reverter uma impressão negativa seja difícil, se o corretor consegue essa façanha, ganha a gratidão do cliente, que surge em forma de fidelidade.

Pós-venda na prática: aprenda os segredos

Está curioso para saber como exatamente proporcionar uma experiência pós-venda campeã para seus clientes? Então fique de olho na nossa lista com 5 dicas indispensáveis para que você consiga ter sucesso com esse tipo de iniciativa. Confira!

CRM

Informação é tudo, não é verdade? Para oferecer um atendimento personalizado e atender todas as demandas do seu cliente depois da venda, é preciso saber exatamente quais são suas necessidades e, principalmente, qual foi seu histórico durante todo o relacionamento. Aí é que entra o Customer Relationship Management (CRM), um tipo de sistema que ajuda o corretor a administrar todas as informações do cliente para realizar um atendimento focado, deixando todos os processos muito mais organizados e até automatizados.

E-mail marketing

Outra ferramenta que pode ajudar bastante o corretor a realizar um bom pós-venda é o e-mail marketing. Mensagens especiais em datas comemorativas, pesquisas de satisfação e, quem sabe, até uma mensagem divulgando oportunidades de negócios. E o melhor é que o e-mail marketing é uma forma pouco invasiva para realizar essa abordagem junto ao cliente e conquistar a sua atenção. Eficiência e discrição: foque nessa dupla!

Follow up

Apesar do nome em inglês parecer complicado, o follow up é uma técnica bem simples. A ideia é retornar para o cliente após a conclusão da venda, seja pessoalmente ou por telefone. É um ótimo método para garantir a satisfação do cliente e sentir se há espaço para novas oportunidades, se for o caso. Ações de follow up são indispensáveis para encantar o cliente, jogando de lado aquela típica imagem de corretor frio. Com isso, você passará a ser visto como um parceiro, sem segundas intenções de venda o tempo todo.

Comunicação

WhatsApp, e-mail, redes sociais, telefone e até correspondência: não importa o que escolher. O que interessa mesmo é estar onde seu cliente está e manter esses canais sempre abertos. O segredo está em responder a todas as solicitações prontamente e da forma mais cordial possível, para transformar o que inicialmente era um problema em uma solução efetiva.

Ética

Para fechar com chave de ouro, procure ser o tipo de corretor de imóveis que represente bem a profissão. Adotar uma postura ética também é fundamental para o pós-venda. Cumpra tudo o que foi prometido e não fale meias verdades.

Siga nossas dicas para conquistar a confiança de seus clientes! E não se esqueça, claro, de manter uma postura adequada. Assim, essa relação dificilmente se perderá!

Depois de compreender a importância do pós-venda no ramo imobiliário e que para atender todas as demandas, é necessário um bom CRM, que te ajude a organizar, otimizar e administrar todas as informações para um atendimento focado, conheça o inGaia Imob e aproveite também para conferir como o marketing de relacionamento pode beneficiar sua carreira?

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